Alcachofra, Planta (Cynara scolymus)

Disponibilidade: Em stock

ALCACHPLA1K
Novo

Vesícula | Bílis | Fígado

1,35 €

Chá de Alcachofra

Ingredientes: 100% Alcachofra em planta (Cynara scolymus).

Usos tradicionais na medicina popular: Popularmente considera-se as as folhas de chá de alcachofra como indicadas em digestões difíceis e acumulação de gases, podendo atuar assim como um tónico digestivo e ou melhorando o funcionamento da vesícula biliar, aumentando o fluxo e fluidificando da bílis. Existem ainda relatos de que as suas propriedades ajudam também diminui os níveis de colesterol (LDL).

O presente estudo teve como objetivos investigar a composição química e os efeitos biológicos da Cynara scolymus Linné, cultivada no Brasil. Esta planta é conhecida popularmente como alcachofra, pertencente à família Compositae, que compreende cerca de 920 gêneros com aproximadamente 19 mil espécies, espécies comuns são muito variados. A C. scolymus é oriunda do Mediterrâneo, sendo que seu cultivo se dá por sementes e está difundido mundialmente, já que é usado para fins medicinais e alimentícios.

Os principais componentes químicos presentes nas folhas da alcachofra são os ácidos fenólicos, flavonóides e sesquiterpenos. A cinarina (ácido monocafeioilquínico) é relatada como princípio ativo da planta. Vários estudos biológicos com extratos brutos e purificados de alcachofra, realizados tanto em animais quanto em humanos, demonstraram atividades hipolipidêmica, hepatoprotetora, colerética, colagoga, antioxidante e outras.

Cabe ressaltar, porém, que os estudos encontrados na literatura são locais com plantas cultivadas na Europa. Identificar a variabilidade da composição química devido a vários fatores (ambientais, sazonais, etc), optou-se em investigar a composição química da alcachofra cultivada no Brasil e que está presente em várias preparações fitoterápicas.

Palavras-chave: Cynara scolymus; flavonóides; diurético.

Modo de preparação: 2 colheres de sobremesa para 1 chávena de água. Deixe ferver por 5 minutos. Deixe arrefecer tapada e coe.  Não deve deixar a planta em infusão por mais de 10 minutos para não amargar. Se não gostar do sabor puro, pode adicionar umas gotas de limão e adoçar com mel ou folhas de stévia.

Dose recomendada: 3 chávenas por dia, antes das principais refeições.

Advertências: O consumo desta planta deve ser evitado por grávidas ou lactantes sem o devido aconselhamento médico.

NOTA: A imagem apresentada é apenas uma sugestão de apresentação, sendo que a tipologia de corte e dimensões da planta podem variar no fornecimento ou época do ano, mantendo toda a qualidade, funcionalidades e propriedades do chá inalteradas.

Fonte de Informação: Química Nova

  • Composição química e atividades biológicas das folhas de Cynara scolymus L.
  • Print version ISSN 0100-4042
  • On-line version ISSN 1678-7064
  • Quím. Nova vol.26 no.3 São Paulo May/June 2003
Classificação Total:
0 1 2 3 4
5,00/5
Com base em 1 revisão
Filtro:
0 1 2 3 0 (0)
0 1 2 0 1 (0)
0 1 0 1 2 (0)
0 0 1 2 3 (0)
0 1 2 3 4
(5/5

Alcachofra

Grande qualidade, recomendo!

Página: 1

Produtos similares

Clientes que compraram este produto também compraram:

Newsletter

Subscribe to the Paradis mailing list to receive updates on new arrivals, special offers and other.