Cardo Mariano, Planta (Silybum Marianum)
Fígado Gordo | Cirrose | Hepatite
Entregas rápidas para todo mundo
Enviado por: MRW, CTT, DPD
Chá de Cardo Mariano
O Chá de Cardo Mariano é um chá medicinal com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras indicado para tratamento de problemas no fígado como o fígado gordo. Além de favorecer o bem-estar hepático, melhora a digestão e regula a microbiota intestinal.
Ingredientes: 100% Cardo Mariano, planta (Silybum Marianum).
Chá de Cardo Mariano: benefícios desta planta regeneradora do fígado
O Chá de Cardo Mariano é recomendado para o tratamento icterícia, hepatite, cálculos biliares, cirrose, enjoo, vómito, perda de apetite, indigestão, diabetes (do tipo dois) e colesterol. O Cardo Mariano é uma planta rica em substâncias hepatoprotetoras como a silimarina e silibina com potencial antioxidante e anti-inflamatório. Destas substâncias destaca-se a silimarina que é considerada a principal responsável pela regeneração das células no fígado e pelo estímulo da bile. Além de atuar como chá desintoxicante do organismo, o Chá de Cardo Mariano poderá auxiliar no reforço do sistema imunitário, no controlo da acne e na melhoria da memória.
Curiosidades:
A Cardo Mariano também conhecida como Cardo-Leiteiro ou Cardo de Nossa Senhora é originária da Europa Mediterrânea e do Norte de África. Em Portugal, esta planta é conhecida como erva daninha pelo facto de se desenvolver facilmente em terrenos baldios. Além disso, é bastante familiar da Cultura Portuguesa. Atualmente, a Cardo Mariano ainda é utilizada na confeção de queijos artesanais tais como o Queijo da Serra da Estrela e o Queijo de Azeitão. De acordo com dados científicos, a Cardo Mariano é usada há mais de 2000 anos na Medicina Tradicional para tratamento de doenças no fígado e na vesícula.
Existem várias lendas em redor da origem do termo “Mariano” atribuído a esta planta comestível. No entanto, todas elas envolvem a Virgem Maria. A lenda mais conhecida menciona que durante a perseguição de Herodes, na tentativa de salvaguardar o seu filho Jesus, a Virgem Maria terá se escondido num bosque repleto de cardos. Esta relação entre o cardo e Maria advém do facto de esta ter deixado cair algumas gotas do seu leite nas folhas de um cardo enquanto amamentava o seu filho. Daí as caraterísticas veias brancas no Cardo Mariano.
Outras denominações: Alcachofra Selvagem, Cardo do Leite, Cardo-Branco e Cardo de Santa Maria.
Temperatura da água: 100º
Tempo de infusão: 5 minutos
Quantidade recomendada: Aprox. 1 colher de chá de Cardo Mariano por chávena (240ml).
Posologia: Beber 2 a 3 chávenas por dia, 30 minutos antes das refeições.
Como preparar o Chá de Cardo Mariano: coloque numa panela 1 colher de chá de Cardo Mariano em 240 ml de água previamente fervida. A seguir, tape-a e deixe em infusão cerca de 5 minutos. Por fim, coe e deixe arrefecer um pouco antes de beber. Para melhores resultados, pratique um estilo de vida saudável.
Conservar num local seco, fresco e ao abrigo da luz.
Advertências: O consumo desta planta deverá ser evitado por grávidas ou lactentes, bem como, por qualquer pessoa com hipersensibilidade aos princípios ativos da planta.
NOTA: A imagem apresentada é apenas uma sugestão de apresentação, sendo que a tipologia de corte e dimensões da planta podem variar no fornecimento ou época do ano, mantendo toda a qualidade, funcionalidades e propriedades do chá inalteradas.
Recomendo vivamente
0 de 0 as pessoas acharam a seguinte avaliação útilRecomendo vivamente. Ótimo sabor, preço bastante acessível!
Excelente
0 de 0 as pessoas acharam a seguinte avaliação útilExcelente qualidade!!!
Cardo Mariano
0 de 0 as pessoas acharam a seguinte avaliação útilRegra geral os chás para o fígado têm mau gosto. Este é suave e com sabor agradável. Recomendo
Cardo Mariano
0 de 0 as pessoas acharam a seguinte avaliação útilExcelente chá. Recomendo vivamente a quem sofre de problemas com o fígado.