Hortelã-Pimenta, Folhas (Mentha x piperita L.)
Hortelã-Pimenta | Menta Piperina
Entregas rápidas para todo mundo
Enviado por: MRW, CTT, DPD
Chá de Hortelã-Pimenta
O chá de hortelã-pimenta é um excelente purificador natural do organismo.
Ingredientes: 100% Hortelã-Pimenta em folhas (Mentha x piperita).
Aroma: Intenso, refrescante e puro.
Sabor: Forte
Propriedades terapêuticas: Digestivo, calmante, estimulante, antimicrobiana, antioxidante e descongestionante. Segundo um estudo na Universidade de Newcastle (Inglaterra), a hortelã-pimenta contém propriedades analgésicas idênticas às dos remédios sintéticos. Será neste contexto que se determina o seu potencial anticancerígeno, antifúngico e analgésico.
Curiosidades:
Hortelã-Pimenta — A Hortelã-Pimenta ou Menta é uma planta aromática da família da Lamiaceae resultante da união de duas espécies das 25 Menthas: Mentha aquatica com a Mentha spicata. Segundo dados científicos, a origem da hortelã-pimenta ainda é uma incógnita. No entanto, julga-se que será, possivelmente, de Inglaterra e do Norte de África. Terá sido em 1696 que surgiu o primeiro registo botânico desta planta em território britânico onde terá sido aplicada para diversos fins devido ao elevado teor de mentol. Na culinária árabe, é bastante comum a mistura de hortelã-pimenta com tomilho como especiaria. Esta erva aromática versátil é frequentemente aplicada em pratos de carne, saladas e em doces.
Além de ser conhecida como Hortelã-Pimenta, esta planta poderá assumir as seguintes denominações: hortelã-roxa, menta picante e menta inglesa. Em relação às suas propriedades medicinais, o chá de hortelã-pimenta poderá contribuir para o alívio da indigestão, vómitos, dores de cabeça, tensão muscular, febre e das cólicas menstruais. Poderá favorecer a diminuição dos gases gastrointestinais, tratar a insónia e fortalecer a imunidade corporal. É conhecido pela sua forte atuação na eliminação dos parasitas intestinais em crianças. Graças ao seu efeito mentolado, a hortelã-pimenta poderá auxiliar na redução da irritação na garganta através do gargarejo.
Chá Verde com Menta & Chá Frio — Associado ao chá verde, a menta é o ingrediente essencial para preparar um autêntico chá verde de menta oriental. Também fica perfeito em chás frios, combinados com flores de hibisco ou com uma rodela de limão e um pedaço de gengibre.
Temperatura da água: 100º
Tempo de infusão: 3 a 5 minutos.
Quantidade recomendada: 3 a 4 chávenas por dia. Recomenda-se a toma de 1 chávena após cada refeição principal.
Modo de preparação: coloque 1 colher de sopa num recipiente com um litro (1L) de água previamente fervida. De seguida, tape-o e deixe em infusão cerca de 3 a 4 minutos. Por fim, coe e poderá consumir de imediato, quente ou frio.
Conservar num local fresco (máx. 20º) e seco (máx. 60% de humidade).
NOTA: A imagem apresentada foi realizada na nossa empresa, contudo, a tipologia de corte e dimensões da planta podem variar de fornecimento para fornecimento ou época do ano.