Chá Azul Butterfly Pea Flower: como fazer o chá que muda de cor

O chá azul, popularmente conhecido como Butterfly Pea Flower (Borboleta Flor de Ervilha), ou feijão borboleta, é uma infusão famosa pelas suas cores vibrantes. Feito com as flores de Clitoria ternatea, é tipicamente de um tom azul intenso, que pode ficar roxo ou cor de rosa quando acrescentados outros ingredientes.

O processo fascinante de preparação deste chá e as suas variadas utilidades, fazem dele um produto bastante procurado em diversas áreas e para curiosos efeitos. Neste artigo, iremos explorar um pouco este chá e algumas dessas aplicações.

 

imagem: caloriebee

 

O que é o Chá Azul

A Clitoria ternatea é nativa da ilha indonésia de Ternate, mas é comum encontrá-la um pouco por todo o sul e sudeste asiático. É possível encontrá-la também em África, Oceania e nas Américas, tenso sido lá introduzida por mão humana. O chá azul é consumido nos seus países nativos há séculos, maioritariamente pelos povos indígenas, mas só recentemente se tornou conhecido a outros consumidores.

O tom azul das suas flores é causado por antocianinas, compostos antioxidantes também encontrados em uvas, mirtilos e amoras. Tipicamente, as flores são colhidas e depois secas, e são as pétalas secas que são utilizadas no chá. A infusão destas folhas liberta depois uma tintura azul vibrante que pode ser usada como corante natural em diversas aplicações.

Contudo, basta a adição de algum ingrediente ácido para que o seu tom se transforme. Bastam umas gotas de sumo de limão ou lima para que o azul se torne roxo. E bastam algumas pétalas de hibiscos para o roxo passar a vermelho. Esta mutação fascinante está associada às mudanças do ph do chá e é uma das razões para a sua popularidade internacional.

Na Índia, esta flor tem o nome da deusa hindu Aparajita, e na Tailândia a bebida é chamada de Anchan.

Utilizações do Chá Azul

O seu sabor térreo, semelhante ao do chá verde, faz desta infusão uma bebida simples e interessante para qualquer admirador de chás. Combinado com outros ingredientes, como ervas de frutos, podem-se conseguir tisanas peculiares a visualmente interessantes. Na Tailândia e Vietname, é comum beber este chá com mel e limão, consumido após o jantar, ou servido em hotéis e spas como refresco. Em tailandês, é conhecido como nam dok anchan, e na sua versão fria também é comum levar menta, canela, maracujá e gengibre, em adição ao mel e o limão.

Contudo, não apenas no chá esta flor é popular: o seu azul vibrante, tão fácil de obter, é altamente popular na culinária, produção de coquetéis e na cosmética. É um ingrediente popular na cozinha tailandesa e malaia, como corante de sobremesas e arroz, como o típico arroz pegajoso e várias outras iguarias tradicionais.

Na medicina tradicional ayurvédica, o chá azul é descrito como tendo qualidades anti-stress, ansiolíticas, antidepressivas e sedativas. Na medicina tradicional chinesa, é usado como potencializante da libido feminina, devido à semelhança da flor ao órgão reprodutivo feminino.

Também é frequentemente usada para tingir fibras e vestuário, especialmente em comunidades tradicionais asiáticas.

Propriedades medicinais e benefícios

Na medicina moderna, são reconhecidas as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias deste chá. Alguns estudos sugerem que este chá beneficia a saúde da pele e do cabelo, promove a perda de peso e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Mais ainda, estão a ser estudada a presença de antioxidantes, anti-inflamatórios, antivirais e propriedades anti cancerígenas. Também está a ser investigado o seu potencial de fortalecimento do sistema imunitário.

imagem: The Guardian

Como fazer o Chá Azul

As pétalas de chá azul são fáceis de infundir e não desenvolvem sabores amargos tão fácil e rapidamente quanto o chá verde. Por isso, ainda que não esteja livre de ficar mais amargo se deixado demasiado tempo em infusão, é uma alternativa mais segura, e livre de cafeína, para os apreciadores do sabor do chá verde.

Chá simples de butterfly pea flower

Aqueça a água entre 80º e 90º e adicione as flores de chá. Deixe em infusão durante cerca de 5 minutos. Retire do lume, coe e pode servir.

Chá gelado butterfly pea flower

Adicione as flores a um jarro de água e deixe no frigorífico durante a noite. No dia seguinte, coa e sirva. pode adicionar mel para adoçar.

Chá butterfly pea flower com canela e gengibre

Aqueça a água entre 80º e 90º e adicione as flores de chá, com a canela e o gengibre. Deixe em infusão durante cerca de 5 minutos. Retire do lume, coe e pode servir.

Mudar a cor do chá azul butterfly pea flower

Chá butterfly pea flower roxo

Aqueça a água entre 80º e 90º e adicione as flores de chá. Deixe em infusão durante cerca de 5 minutos. Retire do lume. Adicione o sumo de limão e espere que a bebida fique roxa. Pode servir.

Chá butterfly pea flower vermelho

 

Aqueça a água entre 80º e 90º e adicione as flores de chá. Deixe em infusão durante cerca de 5 minutos. Retire do lume. Adicione o sumo de limão e espere que a bebida fique roxa. Depois adicione a flor de hibisco. Pode coar e servir quando estiver com a cor desejada.

Quer queira surpreender os seus convidados ou adicionar alguma cor natural às suas bebidas, o butterfly pea flower tea é um chá elegante e fácil de fazer. A sua beleza e sabor irão, sem dúvida, fascinar todos os que se cruzarem com esta bebida.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.