chá azul, feijão borboleta, butterfly pea flower tea, Clitoria ternatea, Aparajita, Anchan, nam dok anchan, tailândia, indonésia, vietname, chá tailandês, hibisco, chá mágico, chá que muda de cor, chás do mundo, ásia, chá de flores, ayurveda

Chá Azul: para que serve e como fazer o chá que muda de cor

O Chá Azul, também conhecido como Butterfly Pea Flower ou feijão-borboleta, é uma infusão famosa pelas suas cores vibrantes e propriedades únicas. Feito a partir das flores da planta Clitoria ternatea, este chá exibe um tom azul intenso que pode transformar-se em roxo ou rosa quando misturado com outros ingredientes. Mas, afinal, o Chá azul para que serve? Este chá tem várias aplicações, desde o uso culinário até o bem-estar, sendo procurado pelos seus benefícios antioxidantes e por ajudar na melhoria da saúde cognitiva e na redução do stress. Neste artigo, iremos explorar em detalhe as utilidades do Chá de Azul e os seus efeitos fascinantes.

O que é o Chá Azul

A Clitoria ternatea é nativa da ilha indonésia de Ternate, mas é comum encontrá-la um pouco por todo o sul e sudeste asiático. É possível encontrá-la também em África, Oceania e nas Américas, tenso sido lá introduzida por mão humana. O chá azul é consumido nos seus países nativos há séculos, maioritariamente pelos povos indígenas, mas só recentemente se tornou conhecido a outros consumidores.

O tom azul das suas flores é causado por antocianinas, compostos antioxidantes também encontrados em uvas, mirtilos e amoras. Tipicamente, as flores são colhidas e depois secas, e são as pétalas secas que são utilizadas no chá. A infusão destas folhas liberta depois uma tintura azul vibrante que pode ser usada como corante natural em diversas aplicações.

Contudo, basta a adição de algum ingrediente ácido para que o seu tom se transforme. Bastam umas gotas de sumo de limão ou lima para que o azul se torne roxo. E bastam algumas pétalas de hibiscos para o roxo passar a vermelho. Esta mutação fascinante está associada às mudanças do ph do chá e é uma das razões para a sua popularidade internacional.

Na Índia, esta flor tem o nome da deusa hindu Aparajita, e na Tailândia a bebida é chamada de Anchan.

Utilizações do Chá Azul

O seu sabor térreo, semelhante ao do chá verde, faz desta infusão uma bebida simples e interessante para qualquer admirador de chás. Combinado com outros ingredientes, como ervas de frutos, podem-se conseguir tisanas peculiares a visualmente interessantes. Na Tailândia e Vietname, é comum beber este chá com mel e limão, consumido após o jantar, ou servido em hotéis e spas como refresco. Em tailandês, é conhecido como nam dok anchan, e na sua versão fria também é comum levar menta, canela, maracujá e gengibre, em adição ao mel e o limão.

Contudo, não apenas no chá esta flor é popular: o seu azul vibrante, tão fácil de obter, é altamente popular na culinária, produção de coquetéis e na cosmética. É um ingrediente popular na cozinha tailandesa e malaia, como corante de sobremesas e arroz, como o típico arroz pegajoso e várias outras iguarias tradicionais.

Na medicina tradicional ayurvédica, o chá azul é descrito como tendo qualidades anti-stress, ansiolíticas, antidepressivas e sedativas. Na medicina tradicional chinesa, é usado como potencializante da libido feminina, devido à semelhança da flor ao órgão reprodutivo feminino.

Também é frequentemente usada para tingir fibras e vestuário, especialmente em comunidades tradicionais asiáticas.

Propriedades medicinais e benefícios

Na medicina moderna, são reconhecidas as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias deste chá. Alguns estudos sugerem que este chá beneficia a saúde da pele e do cabelo, promove a perda de peso e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Mais ainda, estão a ser estudada a presença de antioxidantes, anti-inflamatórios, antivirais e propriedades anti cancerígenas. Também está a ser investigado o seu potencial de fortalecimento do sistema imunitário.

chá azul para que serve
imagem: caloriebee

Como fazer o Chá Azul

As pétalas de chá azul são fáceis de infundir e não desenvolvem sabores amargos tão fácil e rapidamente quanto o chá verde. Por isso, ainda que não esteja livre de ficar mais amargo se deixado demasiado tempo em infusão, é uma alternativa mais segura, e livre de cafeína, para os apreciadores do sabor do chá verde.

Chá simples de butterfly pea flower

Aqueça a água entre 80º e 90º e adicione as flores de chá. Deixe em infusão durante cerca de 5 minutos. Retire do lume, coe e pode servir.

Chá gelado butterfly pea flower

Adicione as flores a um jarro de água e deixe no frigorífico durante a noite. No dia seguinte, coa e sirva. pode adicionar mel para adoçar.

Chá butterfly pea flower com canela e gengibre

Aqueça a água entre 80º e 90º e adicione as flores de chá, com a canela e o gengibre. Deixe em infusão durante cerca de 5 minutos. Retire do lume, coe e pode servir.

Mudar a cor do chá azul butterfly pea flower

Chá butterfly pea flower roxo

Aqueça a água entre 80º e 90º e adicione as flores de chá. Deixe em infusão durante cerca de 5 minutos. Retire do lume. Adicione o sumo de limão e espere que a bebida fique roxa. Pode servir.

Chá butterfly pea flower vermelho

Aqueça a água entre 80º e 90º e adicione as flores de chá. Deixe em infusão durante cerca de 5 minutos. Retire do lume. Adicione o sumo de limão e espere que a bebida fique roxa. Depois adicione a flor de hibisco. Pode coar e servir quando estiver com a cor desejada.

Quer queira surpreender os seus convidados ou adicionar alguma cor natural às suas bebidas, o butterfly pea flower tea é um chá elegante e fácil de fazer. A sua beleza e sabor irão, sem dúvida, fascinar todos os que se cruzarem com esta bebida.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.