Quina Vermelha, Casca (Cinchona officinalis L.)
Quinina | Quinquina | Kina-kina

Entregas rápidas para todo mundo
Enviado por: MRW, CTT, DPD
Chá de Quina Vermelha
Ingredientes: 100% Quinina, casca (Cinchona officinalis L.).
Curiosidades
Conhecida como Quina Vermelha ou Quinquina, esta árvore de origem sul americana foi explorada excessivamente para obtenção de uma substância presente na sua casca, denominada “quinina”. Devido esta exploração excessiva, a Quina Vermelha transformou-se numa espécie protegida e de relevante raridade no Brasil. Grande parte das árvores existentes de Quina Vermelha localizam-se na Floresta Tropical da Amazónia. Segundo registos científicos, a Quina Vermelha terá tido origem na Cordilheira dos Andes e na Bacia do Rio Amazonas. As folhas e cascas da raiz são as partes mais consumidas desta árvore exótica.
O Chá de Quina Vermelha contém propriedades estimulante, digestiva, anti-inflamatória, cicatrizante, diurética e antibacteriana. A toma deste chá natural poderá ser indicado para o tratamento auxiliar de doenças reumáticas, ácido úrico (gota), anemia, osteoporose, diabetes, ciática, taquicardia e malária (paludismo). Poderá auxiliar na melhoria da digestão, desinchaço abdominal, diminuição da febre e relaxamento muscular. Em alguns casos, o chá de quina poderá ser usado como analgésico natural e como solução purificadora do couro cabeludo. A nível externo, o chá de quina vermelha poderá contribuir para a cicatrização de feridas e na eliminação da caspa.
O género Cinchona possuir 40 espécies da família Rubiaceae.
Outras denominações: Quinina, Quinquina, Kina-Kina, Casca Peruana, Casca dos Jesuítas, Cinchona Vermelha e Murta-do-Mato.
Temperatura da água: 100º
Tempo de infusão: 5 a 10 minutos.
Quantidade recomendada: 1 colher de sobremesa por chávena (250ml). É recomendado o consumo diário de 2 a 3 chávenas de chá por dia.
Preparação: coloque 3 colheres de sopa de cascas de quina vermelha num recipiente com um litro (1L) de água acabada de ferver. A seguir, tape-o e deixe em infusão cerca de 5 a 10 minutos. Por fim, é só coar, deixar arrefecer um pouco e poderá consumir de imediato.
Conservar num local seco (máx. 20º) e fresco (máx. 60% de humidade).
NOTA: As imagens apresentadas foram realizadas na nossa empresa, contudo, a tipologia de corte e dimensões da planta podem variar de fornecimento para fornecimento ou época do ano.
Quina Vermelha, Casca (Cinchona officinalis L.)
Sabor predominante: Amargo e terroso
Receita 1
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de Quina Vermelha, Casca (3g)
- 1 colher de chá de Gengibre, Raiz (1g)
- 1 colher de chá de Erva-Doce, Sementes (1g)
Modo de preparo:
- Coloque a Quina Vermelha e o Gengibre em 300 ml de água fria.
- Leve ao fogo, deixe ferver e cozinhe por 10 minutos.
- Retire do fogo e adicione a Erva-Doce.
- Deixe em infusão por 5 minutos, coe e sirva.
Equilíbrio de sabores: O amargor intenso da Quina Vermelha é suavizado pelo toque picante do Gengibre e pela doçura natural da Erva-Doce.
⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯
Receita 2
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de Quina Vermelha, Casca (3g)
- 1 colher de chá de Hortelã-Pimenta, Folhas (1g)
- 1 colher de chá de Funcho, Sementes (1g)
Modo de preparo:
- Coloque a Quina Vermelha em 300 ml de água fria.
- Leve ao fogo, deixe ferver e cozinhe por 10 minutos.
- Retire do fogo e adicione a Hortelã-Pimenta e o Funcho.
- Deixe repousar por 5 minutos, coe e sirva.
Equilíbrio de sabores: O amargor da Quina Vermelha é suavizado pelo frescor da Hortelã-Pimenta e pelo leve dulçor do Funcho, tornando a infusão mais agradável.