Chapéu de Couro, Folhas (Echinodorus macrophyllus)
Tosse | Inflamações | Hipertensão
Entregas rápidas para todo mundo
Enviado por: MRW, CTT, DPD
Chá de Chapéu de Couro — Chá Mineiro
Ingredientes: 100% Chapéu de Couro em folhas (Echinodorus macrophyllus).
Chá Chapéu de Couro onde comprar Portugal?
O chapéu-de-couro possui propriedades anti-inflamatórias, antirreumática, adstringente, depurativa, diurética, antiartrítica e hipotensora, sendo normalmente indicado para:
- Artrite
- Artrose
- Gota
- Infeção urinária
- Pedra nos rins
- Inflamação na bexiga
- Prostatite
- Doenças do fígado
Chá de Chapéu de Couro — Corresponde a um chá medicinal, habitualmente usado para o tratamento de inflamações na garganta, estômago, rins, intestinos, bexiga, articulações, bem como, para combater os efeitos do excesso de ácido úrico. Poderá ser ainda consumido para promover, de forma indireta, o emagrecimento e a perda de peso graças às suas propriedades diuréticas e depurativas. Embora seja um ligeiro laxante, o Chá Mineiro poderá auxiliar no alívio dos sintomas provocados pela prisão de ventre, infeções urinárias, artrite, hipertensão, gota, pedra nos rins, gripe e retenção de líquidos.
Uma parte dos benefícios do Chapéu de Couro poderá dever-se à sua ação protetora, que poderá contribuir para a regeneração renal e hepática, após a ingestão prolongada de medicamentos. É feito à base das folhas ou das raízes da planta “Chapéu de Couro” conhecida pelas suas folhas largas e rígidas, de aparência idêntica à pele de couro. Em estado natural, poderá ser usada como alimento (PANC) em refrescos. No Brasil, é habitual o uso da denominação “erva-do-pântano” por esta planta se encontrar em espaços naturais com frequentes fluxos de água.
Além de ser denominada “Echinodorus macrophyllus”, esta planta medicinal contém as seguintes denominações: chá-da-campanha, erva-do-brejo, erva-do-pântano e erva-de-mineiro. Existem duas variedades de plantas “Chapéu de Couro” repletas de sais minerais: “Echinodorus macrophyllus” e “Echinodorus grandiflorus”. Ambas contêm propriedades diuréticas e depurativas benéficas para o bem-estar gástrico, intestinal, renal e urinário.
Temperatura da água: 100º
Tempo de infusão: 10 minutos
Quantidade recomendada: 2 colheres de sopa por litro (1L) de água. É recomendado que faça o consumo diário de 2 a 3 chávenas, sem adição de qualquer tipo de açúcar ou adoçante.
Preparação: coloque 2 colheres de sopa num recipiente com um litro (1L) de água previamente fervida. A seguir, tape o recipiente e deixe repousar por 10 minutos. Por fim, é só coar e deixar arrefecer um pouco, antes de consumir. É recomendado o consumo de Chá de Chapéu de Couro em estado quente após o preparo ou durante as primeiras 24h. Esta necessidade deve-se ao usufruto máximo dos seus nutrientes.
Conservar num local seco (máx. 20º) e fresco (máx. 60% de humidade).
NOTA: A imagem apresentada é apenas uma sugestão de apresentação, sendo que a tipologia de corte e dimensões da planta podem variar no fornecimento ou época do ano, mantendo toda a qualidade, funcionalidades e propriedades do chá inalteradas.