WhatsApp

Quais os chás que podem ser oferecidos às crianças?

Várias são as dúvidas quanto ao consumo de chás para os bebés e crianças. O certo é que a Organização Mundial de Saúde (OMS), não recomenda o consumo de chás ou infusões antes dos seis meses. Sendo que até este limite etário, apenas deverão consumir leite materno. Mesmo havendo abertura para o consumo de outros alimentos. Daí a importância no conhecimento das plantas e ervas naturais que poderão ser usadas de acordo com os seus princípios ativos e respetivos constituintes.

E será que os chás poderão ser adoçados para melhor conforto da criança? A resposta é bastante controversa para muitos pais. No entanto, como o chá se trata de uma bebida à base de ingredientes naturais, a adição de um elemento adoçante irá, possivelmente, desfavorecer o seu potencial medicinal. Esta habituação ao sabor doce do chá poderá potencializar o gradual aumento preferencial por alimentos com açúcar. Algo que poderá não ser benéfico para a saúde das crianças.

Mas, afinal, quais os chás que podem ser dados às crianças? Comecemos por remover todos os tipos de chá com presença de cafeína, tais como, chá preto e erva-mate. Confira a listagem de chás que podem ser oferecidos aos mais pequenos. Boa leitura!

Chás para crianças

A importância do chá na infância

Antes de iniciar a prática do consumo de chá, é fundamental compreender a importância desta opção saudável no crescimento das crianças. O primeiro passo inicia-se pela noção de dosagem e período de tempo recomendados para cada tipo de chá. Isto porque o consumo consciente desta bebida só poderá favorecer o bem-estar da criança quando praticado de acordo com as suas recomendações.

Deverá também ter em atenção a escolha do tipo de chá e o estado em que este se apresenta. Geralmente, é preferível a seleção de ingredientes frescos para melhor captação dos seus princípios ativos. No entanto, nem sempre é fácil ter acesso a plantas ou ervas no seu estado natural. Para contrariar este difícil acesso para alguns pais, é possível preparar esta bebida com ingredientes desidratados. Também eles, repletos de propriedades e benefícios. 

Na maioria dos casos, os bebés e as crianças reagem bem ao consumo de chá. No entanto, é importante estar atento. Temos organismos diferentes e uma criança estará sempre mais exposta a possíveis reações adversas na toma de algum tipo de chá. Caso a criança desenvolva uma reação negativa em relação ao chá devido ao seu sabor, é importante que realce a importância do seu consumo sem adição de açúcar. Se insistir, poderá adicionar uma quantidade reduzida de mel. Lembre-se que só o poderá fazer em crianças com idade superior a 1 ano. 

A importância dos chás

Em relação à preparação do chá, é recomendada especial atenção à temperatura da água. Como se trata de uma solução natural para bebés e crianças é importante que proceda ao aquecimento da água até surgirem as primeiras bolhas. Não será necessário a fervura da água. Poderá começar pela aplicação de metade desta água numa chávena, proceder à aplicação dos ingredientes do chá e aguardar o tempo necessário de infusão. Após esta ação, poderá equilibrar a temperatura da água com adição de água fria. Teste a temperatura antes de dar ao bebé ou à criança. 

As melhores opções desta bebida saudável para as crianças serão os chás de frutas e de ervas, preparadas à base de água mineral. É recomendado a toma do chá após as refeições principais. Não será recomendado antes devido à influência do chá na saciedade. Provavelmente, o melhor será antes de dormir. 

O afastamento de chás ou infusões com cafeína estará relacionado com a sua influência negativa no sono, energia e imunidade dos bebés e das crianças. 

Chás para bebés e crianças

  • Camomila - recomendado para os bebés com idade superior a 6 meses;
  • Rosa Canina;
  • Erva-Cidreira;
  • Tília;
  • Valeriana;
  • Hortelã-Pimenta;
  • Funcho - recomendado para bebés com idade superior a 6 meses;
  • Anis;
  • Erva-Doce;
  • Malva;
  • Erva Príncipe.

Até ao próximo artigo!

Chás do Mundo 

"A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo."

Deixe um comentário