WhatsApp

O Chá de Camomila relaxa os músculos e aumenta a imunidade

Conhecida como “Camomila dos Alemães”, a Matricária Recutita é uma espécie de planta herbácea, anual, aromática e medicinal da família das Asteraceae. A Camomila que vulgarmente conhecemos contém propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas, anti-alérgicas, anti-espasmódicas, antissépticas, cicatrizantes, analgésicas, ansiolíticas e digestivas. O seu uso é muito frequente para o tratamento de inflamações gastrointestinais, cólicas, indigestão, enjoos matinais e febre.

O Chá de Camomila é uma excelente opção para as crianças com idade inferior a 6 anos que sofram de hiperatividade ou de nervosismo excessivo. Esta fácil adesão por parte dos mais novos estará diretamente relacionada com o agradável aroma adocicado e intenso das flores de Camomila aplicadas em infusão. Originária do Norte de África e do Sul da Europa, esta planta versátil poderá ser usada como aromatizante natural para produtos cosméticos e alimentares.

São vários os benefícios associados ao Chá de Camomila. Desde a regulação do sono ao tratamento de eczemas quando aplicada a nível externo com compressas. O Chá de Camomila relaxa os músculos e aumenta a imunidade. No entanto, há muito mais a dizer desta poderosa planta. Continue a ler este artigo e descubra mais regalias do Chá de Camomila. Boa leitura!

Chá de Camomila

Benefícios do Chá de Camomila

Segundo registos históricos, a Camomila poderá existir desde a Antiguidade Grega, há mais de dois milénios de anos. Sendo uma das plantas medicinais mais antigas usadas pelo Homem como tratamento natural no alívio dos sintomas de diversas doenças. Os benefícios da Matricária Recutita são de tal ordem inúmeros que é alvo frequente de variadas investigações científicas focadas na análise do potencial do princípio ativo presente nas suas flores.

O Chá de Camomila é conhecido pelo seu potencial tónico-digestivo e intestinal. Isto porque a Camomila possui propriedades que poderão promover o bom funcionamento da digestão através da sua ação na redução da acidez estomacal. Ao contribuir para o bem-estar gástrico influencia de forma positiva a flora intestinal. Assim sendo, o consumo de Chá de Camomila poderá ser uma excelente opção para o tratamento de doenças estomacais e intestinais. Além de auxiliar na estimulação do apetite.

Poderá consumir o Chá de Camomila para as seguintes situações: diarreia, gases gastrointestinais, cólicas menstruais, reações alérgicas, úlcera gástrica, dores musculares, hipertensão, colesterol, diabetes, falta de concentração, insónia, baixa imunidade, constipação e gripe. Este poderoso chá poderá promover o relaxamento muscular através da sua ação anti-inflamatória e calmante potenciados, em simultâneo, pela estabilidade do sistema nervoso. Este duplo efeito poderá influenciar na melhoria da qualidade do sono e do humor.

Calmante

A Matricária Recutita poderá contribuir ainda, para a produção de enzimas protetoras benéficas para o normal funcionamento das funções pancreáticas e cerebrais. Além de promover a regulação hormonal, o Chá de Camomila poderá promover o aumento e o reforço das defesas graças à elevada quantidade de ferro e vitaminas presentes na sua composição nutricional.

No caso dos diabéticos, o Chá de Camomila poderá influenciar na redução e controlo dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, poderá prevenir o desenvolvimento de complicações adversas que poderão destabilizar a glicemia e contribuir para a produção de insulina. Possivelmente, é na época do outono que o Chá de Camomila é mais mencionado devido ao seu potencial anti-inflamatório e analgésico. Interligada estará a sua ação no aumento da temperatura corporal, aquecendo-o nos dias mais frios.

Esta poderosa fórmula natural é frequentemente associada à longevidade devido às múltiplas ações em prol do seu bem-estar físico e mental. 

Flores de Camomila

Como preparar o Chá de Camomila?

Para preparar este chá deverá começar pela aplicação de 1 colher de sopa de flores de Camomila num litro de água (1L) previamente fervida. Depois, tape o recipiente e deixe repousar cerca de 4 a 5 minutos. Por fim, é só coar e deixar arrefecer um pouco. É recomendado a toma 2 a 3 chávenas por dia, após as refeições e antes de deitar.

O consumo de Chá de Camomila não é recomendado para grávidas ou mulheres que amamentem devido à sua ação anti-coagulante. Esta indicação também se adequa às pessoas que procedem à toma diária de medicação anti-coagulante (que têm como objetivo a melhoria da circulação sanguínea ou venosa).

Por cá, desejamos-lhe um ótimo dia na companhia dos melhores chás e até ao próximo artigo!

Chás do Mundo 

"A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo."

Deixe um comentário