WhatsApp

Conheça as propriedades e benefícios do Chá de Canela de Velho

Cientificamente denominada “Miconia albicans”, a Canela de Velho é uma arbusto com propriedades medicinais originária do Nordeste do Brasil da família das Melastomataceae. É facilmente encontrada nos estados da Bahia e de Sergipe sendo popularmente usada para fins medicinais devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, analgésicas, antimicrobianas e tónico digestivas.

Apesar de existirem outras espécies de plantas dentro da mesma família, o facto é que só existe uma espécie de Canela de Velho (Miconia albicans). Esta é a única planta "Canela de Velho" em que as suas folhas contêm propriedades medicinais, benéficas para o bem-estar físico e mental. Além de se reproduzir com facilidade no Brasil, a Canela de Velho também se encontra com grande facilidade em países tais como: México, Argentina e Paraguaia.

Conhecido como Canela de Velho ou Maria Branca, esta planta medicinal é por vezes confundida com outras espécies com caraterísticas parecidas às da espécie verdadeira. Conheça as propriedades e benefícios do Chá de Canela de Velho. Boa leitura!

Chá de Canela de Velho

Propriedades do Chá de Canela de Velho

O consumo de Chá de Canela de Velho (Miconia albicans) é frequentemente aplicado para o tratamento de doenças inflamatórias devido ao seu forte potencial anti-inflamatório e analgésico. O seu possível contributo no alívio das dores e das inflamações promovem um efeito regenerador nas cartilagens dos ossos afetados, promovendo o desinchaço dessas regiões.

No entanto, este chá medicinal não terá o poder de retrocesso ao estado anterior saudável dos ossos. Por vezes, os benefícios da Canela de Velho são mal abordados e tendem para o lado milagroso no tratamento de diversas doenças. O facto é que o Chá de Canela de Velho poderá auxiliar no combate ao agravamento dos sintomas e não, na regeneração total da zona inflamada, curando-a. Uma vez tendo uma região inflamada, maiores são as probabilidades de a voltar a desenvolver. Logo, este tipo de chá irá ajudá-lo (a) no alívio das dores e na diminuição da inflamação.

Normalmente, o Chá de Canela de Velho é praticado como método auxiliar no tratamento da artrose. Esta doença é conhecida pela sua forte influência no desgaste prematuro das cartilagens que afetam as articulações e ossos. Este ataque provoca dores e inchaço em várias partes do corpo, favorecendo o mal-estar geral e em consequência, a difícil e dolorosa mobilidade da pessoa. Também é usado para torcicolos, tendinites, bursite, hérnias de disco e bicos de papagaio.

Artrose

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o Chá de Canela de Velho é usado com bastante frequência por praticantes de atividade física intensiva. Esta fórmula natural poderá contribuir para o alívio da tensão muscular e dos sintomas de esforço excessivo. Além da possibilidade do seu contributo no combate ao agravamento de lesões musculares e articulares. Esta função poderá favorecer o tratamento da fibromialgia, uma doença definida pela frequente dor nos tecidos musculares em diversas regiões do corpo.

O Chá de Canela de Velho poderá ser usado como tónico protetor do estômago e do fígado devido à sua forte composição nutritiva. Este contributo no bem-estar digestivo, hepático e intestinal poderá promover o tratamento da diarreia, gastrite, azia e refluxo. Esta ação poderá ser favorecida, em simultâneo, pela eliminação de gorduras no fígado. Além disso, o Chá de Canela de Velho poderá ser usado para alívio de sintomas provocados pelo desequilíbrio do sistema nervoso que provocam o mal-estar gástrico. 

Este poderoso chá é conhecido pelo seu contributo na nutrição corporal, desintoxicação do organismo, reforço das defesas e estimulação do prazer sexual através da ação purificadora no sangue. O consumo de Chá de Canela de Velho poderá ainda auxiliar no controlo da diabetes e no processo de emagrecimento.

Folhas de Canela de Velho

Como funciona o tratamento

O tratamento auxiliar à base de Chá de Canela de Velho deverá ser processado por um período mínimo de 30 dias. Somente desta forma conseguirá alcançar os resultados desejados. Poderá estender este período até 60 dias, no máximo. Poderão existir contraindicações no consumo de Chá de Canela de Velho devido à sua influência no bem-estar gástrico quando tomado de forma excessiva. 

O consumo deste chá medicinal poderá não ser recomendado para grávidas, mulheres que amamentem e lactentes.

Como fazer o Chá de Canela de Velho

Para preparar este chá deverá começar pela aplicação de uma colher de sobremesa com folhas de Canela de Velho por cada 200 ml de água fervida. De seguida, tape o recipiente onde colocou os ingredientes e deixe-o repousar cerca de 5 a 10 minutos. Após este repouso, o Chá de Canela de Velho estará pronto para consumo.  É recomendado a toma de 2 chávenas por dia, uma de manhã e outra à noite. 

Desfrute e conte-nos a sua experiência!

Chás do Mundo 

"A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo."

Deixe um comentário