WhatsApp

Chá de Alfazema: para que serve e principais benefícios

O Chá de Alfazema ou Chá de Lavanda é uma fórmula natural repleta de propriedades calmantes, relaxantes, ansiolíticas, analgésicas, antioxidantes, desintoxicantes, diuréticas, anti-inflamatórias, antissépticas, anticoagulantes e cicatrizantes. Antes de abordar os benefícios no consumo deste poderoso chá é importante clarificar a posição desta planta a nível botânico. Denominada “Lavandula augustifolia”, a Alfazema é uma planta perene pertencente à família das Lamiaceae do género Lavandula, a conhecida família das lavandas. 

Embora o Chá de Alfazema seja também conhecido como Chá de Lavanda, o facto é que a Alfazema corresponde a uma das mais de 30 espécies existentes de Lavanda. No entanto, em comparação com as restantes espécies, a Alfazema é a que apresenta maior intensidade aromática. Daí que o seu cultivo seja predominante em diversos países para produção de produtos à base de extrato de óleo essencial de Alfazema. Atualmente, a maior produtora mundial da espécie verdadeira de Lavanda é a França.

Com um ciclo de vida de 10 anos, a Alfazema é uma das plantas mais apreciadas para produção de mel de elevada qualidade. Além disso, promove o afastamento de pragas e ajuda outras plantas no seu crescimento. Curioso(a) por saber mais? Saiba para que serve e os principais benefícios do Chá de Alfazema. Boa leitura!

Flores de Alfazema

Para que serve o Chá de Alfazema

A Alfazema é uma planta nativa da Europa composta por mais de 150 compostos que promovem o seu bem-estar físico e mental a vários níveis. A utilização desta planta medicinal terá começado há várias centenas de anos na Antiguidade Grego-Romana. Em pleno século I, a infusão de Lavanda terá sido consumida para tratamento de dores musculares e para a cura de algumas doenças em específico. O seu potencial aromático terá sido explorado pelos gregos para perfumar os seus banhos de água de modo afastar os odores corporais.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alfazema terá sido usada como método natural para cicatrização de feridas nos soldados. Segundos relatos históricos, a Imperatriz Josefina terá usado Almíscar (solução intensa de origem animal) nas paredes do Palácio de Versalhes como método afrodisíaco para excitar Napoleão Bonaparte. No entanto, Napoleão foi mais longe e terá escapado dos efeitos deste afrodisíaco com ajuda da Água de Colónia de Lavanda. 

O chá de Alfazema é um dos chás medicinais mais potentes que podemos consumir. A sua utilização tem crescido gradualmente devido à sua forte influência no bom funcionamento do sistema cardiorrespiratório, nervoso, intestinal e endócrino (hormonal). Quanto aos seus principais benefícios, o chá de Alfazema poderá promover o alívio das dores de cabeça, gastrointestinais, menstruais, reumáticas e musculares. Poderá ainda, contribuir para a melhoria do aspeto da pele, redução da pressão arterial, bem como, a diminuição da febre e dos sintomas de conjuntivite.

Alfazema

Este fórmula natural tem se revelado fundamental no tratamento da anemia, ansiedade, prisão de ventre, tensão nervosa, enxaqueca, hipertensão, depressão, cistite, constipações, hiperatividade e distúrbios de sono. O seu contributo no tratamento da anemia deve-se à forte presença de nutrientes essenciais na Alfazema, benéficos para o fortalecimento do sistema imunitário tais como: vitamina A, cálcio e ferro. O chá de Alfazema poderá contribuir para o alívio do cansaço extremo provocado pela prática de exercício físico intensivo.

Além dos benefícios mencionados, o Chá de Alfazema poderá promover o aumento do apetite, melhoria da circulação sanguínea, estabilização dos batimentos cardíacos e perda de gordura abdominal. É conhecido ainda por auxiliar no bom humor, na eliminação da caspa, no tratamento de queimaduras e na atração de boas energias (espiritualidade).

Antes de consumir chá de Alfazema, é importante que faça um teste simples para detetar se é ou alérgico a esta planta. Para tal, só necessita de esfregar um pouco de Alfazema no seu braço e aguardar um curto período para detetar se a pele desenvolve ou não uma cor avermelhada. Caso aconteça, não é recomendado que faça o consumo deste chá.

Gravidez

Chá de Alfazema na gravidez

O chá de Alfazema é um dos chás indicados para consumo durante a gestação. As propriedades calmantes e relaxantes da Alfazema promovem o equilíbrio do sistema nervoso, combatendo a ansiedade e o stress. No entanto, o seu consumo deve ser acautelado. Para tal, é recomendado que aborde a possibilidade do consumo de chá de Alfazema durante a gravidez com o médico que a acompanha. 

Como preparar Chá de Alfazema

Para preparar este chá deverá começar pela aplicação de 1 colher de sopa de flores de Alfazema num litro de água (1L) previamente fervida. Depois, tape o recipiente e deixe repousar cerca de 5 a 10 minutos. Por fim, é só coar e deixar arrefecer um pouco. É recomendado a toma 3 chávenas durante o dia e 1 chávenas antes de deitar, sem adição de qualquer tipo de açúcar ou adoçante.

O consumo de chá de Alfazema não é recomendado para pessoas que sofram de úlceras gástricas devido à sua forte influência no agravamento do seu estado. Além disso, é recomendado o consumo regulado isto porque o chá de Alfazema influencia com bastante intensidade no relaxamento corporal.

Desfrute e conte-nos a sua experiência!

Chás do Mundo 

"A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo."

Deixe um comentário