Cravinho (Syzygium aromaticum)
Cravo-da-Índia | Cravo-de-Cabecinha
Entregas rápidas para todo mundo
Enviado por: MRW, CTT, DPD
Cravinho ou Cravo-da-Índia
Uma deliciosa opção para aromatizar diversas receitas culinárias. Melhor ainda, quando em infusão com canela, limão ou gengibre. Experimente-o!
Ingredientes: 100% Cravinho ou Cravo-da-Índia (Syzygium aromaticum L.).
Sabor: intenso e picante.
Curiosidades:
O Cravo-da-Índia ou Cravinho, corresponde ao botão floral do Craveiro-da-Índia, uma árvore originária das Ilhas Molucas (Indonésia). Por norma, a colheita destes botões é feito manualmente. A origem do nome “cravo” virá da palavra francófona “clou” que traduzida corresponde à palavra “prego”. Esta designação estará diretamente relacionada com o facto desta especiaria ter a aparência de um prego. Frequentemente associado à saúde dentária, o cravinho poderá ser utilizado pelos chineses desde há 400 anos a.C. Segundo registos culturais, a mastigação desta especiaria era bastante habitual por parte dos súbitos quando solicitados pelo Imperador. Isto porque, contribuía para a diminuição do mau hálito.
Conhecido pelo seu cheiro intenso e sabor caraterístico, o Cravo-da-Índia terá sido ainda usado pelos chineses no combate às dores de dentes. Esta especiaria é rica em propriedades antissépticas e afrodisíacas que poderão promover o tratamento da indigestão, do desconforto corporal e da diarreia. Atualmente, o cravinho é bastante cultivado em países tropicais e subtropicais tais como: Madagáscar, Moçambique e Índia. No entanto, é na Tanzânia que se regista a maior produção mundial desta especiaria.
Propriedades terapêuticas: contribui para o aumento do apetite sexual, reduz os gases gastrointestinais e relaxa o corpo.
Temperatura da água: 100º
Tempo de infusão: 15 minutos
Quantidade recomendada: 1 colher de sobremesa, aproximadamente 10gr. Beber, pelo menos, 3 vezes ao dia.
Modo de preparação: coloque numa panela a ferver um litro de água (1 L) com uma colher sobremesa de cravinho. Após fervida, retire do lume e deixe repousar cerca de 15 minutos. Por fim, coe e o seu Chá de Cravinho estará pronto a consumir.
Sugestões culinárias: O Cravo-da-Índia pode ser consumido em bolos, pães, sobremesas, caldos. É uma excelente opção aromática para adicionar a pratos de carne, peixe, bem como, em doces e salgados. No entanto, é através da infusão que as suas propriedades são melhor aproveitadas e intensificadas quando intercaladas com canela, limão e gengibre. Poderá ainda, utilizá-lo para aromatizar o seu gin.
Ótimo sabor
0 de 0 as pessoas acharam a seguinte avaliação útilÓtimo sabor e entrega rápida!