Erva-Baleeira (Cordia verbenacea)
Anti-inflamatório ✓ Cicatrizante ✓
Entregas rápidas para todo mundo
Enviado por: MRW, CTT, DPD
Chá de Erva-Baleeira
Ingredientes: 100% Erva-Baleeira, planta (Cordia verbenacea) da família Boraginaceae.
A Cordia verbenacea, conhecida como erva-baleeira ou maria-milagrosa, é uma planta originária da Mata Atlântica, utilizada pelas populações nativas do litoral e interior brasileiro. Tendo como principais funções possíveis: cicatrizante, laxativo, anti-inflamatório, diurético e Analgésico. Existem ainda outras denominações que são atribuídas a esta planta medicinal tais como: maria rezadeira, erva-preta e/ou catinga preta. Além de ser usada como tratamento caseiro no combate a inflamações e cicatrizes externas, as folhas da erva baleeira são usadas como tempero na confeção de várias refeições. Este uso alternativo ao tempero industrial é uma excelente opção para os amantes de um estilo de vida saudável, livre de alimentos processados.
Para usufruir das excelentes propriedades da erva-baleeira, recomenda-se que use apenas as folhas maduras, em estado natural ou seco. É importante que reserve as folhas secas em locais que não tenha a presença de humidade. No caso das inflamações musculares, recomenda-se aplicação de compressas previamente mergulhadas em chá de erva-baleeira como tratamento natural anti-inflamatório. O chá de erva-baleeira deve ser consumido, frio ou quente, o mais próximo possível do momento da confeção para usufruto das suas propriedades terapêuticas. Se é adepto de chá açucarado, opte por usar mel como adoçante natural.
Temperatura da água: 100º
Modo de Preparação: Colocar 2 colheres de sopa num litro de água fervida e manter o recipiente tapado durante 5 a 10 minutos.
Posologia: Tomar 3 a 4 chávenas por dia, fora das refeições.
Propriedades na medicina popular:
✓ Promove a diminuição dos efeitos provocados pelas alergias respiratórias;
✓ Reduz a intensidade das dores musculares (reumatismo);
✓ Cicatriza hematomas externos;
✓ Auxilia no processo de emagrecimento;
✓ Promove a renovação celular na pele.
Referências literárias:
✓ Gilbert, Benjamin; Rita Favoreto (2012). «Cordia verbenacea DC Boraginacea». Fitos. 7 (1). pp. 17–25
✓ Lorenzi, Harri; Francisco Matos (2008). Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa: Instituto Plantarum. p. 100. ISBN 85-86714-18-6