WhatsApp

Chá Pu Erh: 13 benefícios e curiosidades

Proveniente da planta “Camellia sinensis”, este chá é processado de forma distinta em comparação com os restantes chás oriundos desta planta, como é o caso do Chá Verde e do Chá Branco. Esta distinção estará diretamente relacionada com a duração e o grau de fermentação do chá vermelho que o transforma num potente chá medicinal.

O chá vermelho Pu Erh contém propriedades antioxidantes, antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias, digestivas, diuréticas e depurativas. Além de fornecer energia e promover a melhoria das funções cognitivas e cardíacas.

Venha connosco nesta viagem pelo mundo dos chás e descubra os 13 benefícios e curiosidades do chá Pu Erh!

Benefícios e Curiosidades do Chá Vermelho

13 Benefícios do chá vermelho Pu Erh

Para que serve o chá vermelho Pu Erh? O chá vermelho Pu Erh é uma fórmula natural rica em vitaminas C, B, E e K que poderão contribuir para a melhoria da aparência da sua pele. Este fenómeno ocorre através da ação antioxidante que poderá promover a produção de colagénio e a proteção UV, conciliadas com o reforço das defesas. Além de contribuir para uma boa qualidade de sono que se revela fundamental para o bem-estar geral do seu organismo.

Por conter propriedades inigualáveis, é habitualmente consumido como auxiliar no processo de emagrecimento, perda de peso, redução do mau colesterol e tratamento de inflamações, lesões e infeções. A sua ação no combate ao excesso de peso está associada à sua influência no prolongamento da saciedade.

O consumo de chá vermelho poderá contribuir para a proteção do sistema nervoso e em simultâneo, o seu equilíbrio face a efeitos provocados por estados depressivos, ansiedade ou nervosismo. Atuando como antidepressivo natural. Poderá atuar também na eliminação de líquidos acumulados no organismo e por si, auxiliar na redução do inchaço da barriga. Bem como, na melhoria da digestão e no aquecimento corporalEmbora menos conhecido, o chá vermelho poderá contribuir para a eliminação de gases gastrointestinais.

Onde comprar chá vermelho Pu Erh? Poderá adquirir este chá medicinal numa parafarmácia ou ervanária.

Chá vermelho Pu Erh

O que é o chá vermelho Pu Erh

O Pu Erh, Pu-Erh ou Puerh é um chá natural e fermentado originário da região de Yunnan, na China. A sua produção é feita há mais de 1700 anos através da aplicação de um processo de fermentação específico, desempenhado por micro-organismos. Conforme os anos, a experiência sensorial oferecida pelo consumo de chá vermelho Pu Erh é cada vez mais enriquecedora, em comparação com os restantes chás existentes no mercado. Esta condição deve-se à elevação das suas caraterísticas e propriedades, potenciadas pelo prolongar dos anos. Ou seja, quanto mais envelhecido for o chá Pu Erh, melhores serão as suas qualidades. 

Será a partir deste processo único de fermentação que o chá Pu Erh transforma o seu sabor original carregado e amargo para levemente terroso.

Tal como o vinho, o Pu-Erh é consumido compactado alguns anos após a colheita das folhas com o intuito de provocar, de forma controlada, uma pós-fermentação. Além de poder ser consumido envelhecido, também o pode ser em estado mais jovem. O Pu Erh contém baixa percentagem de cafeína e é consumido com frequência como auxiliar no emagrecimento e na perda de peso.

O nome “Pu Erh” estará associado com a produção das folhas realizada no Condado de Pu’er na China. No entanto, o chá Pu Erh é produzido também nas províncias de Hunan, Hubei, Anhui, Sichuan e Guangxi.

chá vermelho Pu Erh poderá contribuir para a melhoria da digestão, redução do colesterol, bem como, para o aquecimento do corpo. Poderá ainda, atuar como depurativo e antidepressivo.

Como fazer chá vermelho

Para preparar este chá deverá começar pela aplicação de uma colher de sopa de chá vermelho num recipiente com 240ml a 300ml de água previamente fervida. De seguida, tape-o e deixe-o repousar cerca de 10 minutos.  Por fim, é só coar e estará pronto para consumir sem qualquer adição de açúcar ou adoçante para usufruir a 100% dos seus benefícios.

É recomendado que tome 1 a 2 chávenas por dia, frio ou quente. 

Em relação às contraindicações do chá vermelho, o seu consumo não é recomendado para pessoas que tenham sensibilidade aos efeitos provocados pela cafeína, bem como, por mulheres grávidas e lactentes.

Experimente o nosso Chá Vermelho Pu Erh Rota das Especiarias e sinta a irreverencia e sensualidade das nossas especiarias mergulhadas num maravilhoso Pu Erh de lote premium. 

Chás do Mundo 

"A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo."

Deixe um comentário

Categorias