Sementes de Chia
Proteína | Receitas | Digestão
Entregas rápidas para todo mundo
Enviado por: MRW, CTT, DPD
Sementes de Chia
Conheça as nossas Sementes de Chia com propriedades antioxidante e anti-inflamatória. Estas sementes de reduzida dimensão contêm vitaminas, fibras e sais minerais essenciais para o bom funcionamento cardiovascular, digestivo e intestinal. Faça receitas deliciosas com sementes de chia e partilhe a sua experiência!
Ingredientes: 100% Sementes de Chia (Salvia hispanica L.).
Sabor: Neutro
Declaração nutricional (por 100g):
Energia: 1863,13kJ/ 445 kcal
Lípidos: 31.1 gr
dos quais saturados: 3.8 gr
Hidratos de Carbono: 4.5 gr
dos quais açúcares: <1 gr
Fibras: 31.4 gr
Proteínas: 21.2 gr
Sal: <1 gr
*Pode conter vestígios de frutas de casca rija, amendoim, sésamo, glúten e sulfitos. S.A
Curiosidades:
Chia — Cientificamente denominada “Salvia hispanica”, a chia é uma planta que produz sementes comestíveis e versáteis com elevado potencial nutritivo. Este superalimento é um dos alimentos prediletos da alimentação saudável. A chia é um planta associada à “força”, usada na alimentação humana e animal. Segundo especialistas em nutrição corporal, as sementes de chia têm teor de cálcio 5 vezes superior ao encontrado no leite e possuem 27 vezes maior capacidade de absorção da água. Além disso, são mais ricas em fibras do que as sementes de linhaça e de aveia. Por representarem uma fonte de origem vegetal, as sementes de chia são indicadas para intolerantes aos laticínios, vegetarianos e vegans. Poderão ainda ser recomendadas para pessoas com anemia.
As sementes de chia terão sido descobertas pela civilização Maia e pertencem à mesma família da hortelã, as Lamiaceae. No século XVI, terão sido usadas para nutrição diária dos guerrilheiros guatemalenses devido à sua influência na resistência corporal face às consequências dos conflitos. Devido à sua influência no bem-estar digestivo e intestinal, é recomendado o consumo de sementes de chia dissolvidas em água, iogurte ou pudim. Atualmente, as sementes de chia são conhecidas pelo seu potencial nutritivo favorável à manutenção da massa muscular e dos ossos. Além do uso específico das sementes, é habitual o consumo dos brotos germinados das sementes em saladas, sopas e sanduíches.
Quando dissolvida em ingredientes líquidos, as sementes de chia assumem uma forma gelatinosa que irá favorecer o aumento do volume desta mistura. A produção atual de Chia para fins comerciais centra-se em países pertencente à América do Sul tais como: México, Argentina e Colômbia.
Indicações terapêuticas: ansiedade, má digestão, gases, prisão de ventre, diarreia, diabetes, saciedade, imunidade, azia, excesso e controlo de peso.
Quantidade recomendada: 1 a 2 colheres de sopa de sementes de chia por dia.
Conservar num local seco (máx. 20º) e fresco (máx. 60% de humidade).
Sugestões de utilização: geleia, pudim de fruta, batidos, sumos, doces, salgados e molhos.
Advertências: Não é recomendado o consumo de sementes de chia em estado seco devido à sua forte influência no desequilíbrio gástrico e intestinal. Lembre-se ainda, que o consumo de sementes de chia em estado natural é mais saudável em comparação com o óleo e a farinha de chia.