Chá Oolong: o que é e benefícios

O Chá Oolong, com as suas características peculiares e riqueza histórica, tem-se tornado exponencialmente mais popular pelo mundo. Este chá semi-oxidado oferece um grande leque de sabores e benefícios para a saúde.

Neste post, vamos transportá-lo até Taiwan e levá-lo a conhecer este chá fascinante, as suas origens, benefícios e vantagens.

Continue a ler para saber mais!

Chá Oolong ! blog Chás do Mundo

O que é o Chá Oolong

O Chá Oolong (wūlóng) é um dos chás chineses mais complexos, feito a partir da planta Camellia sinensis (a mesma usada para todos os outros chás verdadeiros, como o branco, amarelo, verde, preto ou pu’erh). O seu teor da teína é geralmente menor do que o do chá preto e semelhante ao do chá verde. No entanto, cada chá é diferente. De modo geral, pode-se contar com cerca de 20 a 30 mg de teína por cada chávena.

O nome “Oolong” significa “dragão negro” em chinês. Acredita-se que ele nome venha da aparência das folhas após serem processadas.

O Oolong situa-se entre o chá verde e o chá preto em termos de oxidação. Dependendo do método de processamento, estarão mais próximos dos chás verdes ou dos chás pretos. Na cultura chinesa, os chás oolong semi-oxidados são conhecidos como qīngchá (chá verde azulado). Várias das suas sub-variedades, incluindo as produzidas nas Montanhas Wuyi na parte norte da Província de Fujian e nas montanhas centrais de Taiwan, estão entre os mais famosos chás chineses.

Existem diversas variedades de Oolong, mas, sendo um chá nativo da China e de Taiwan, é de lá que chegam as principais variedades e estilos. Destes, podem-se destacar três estilos distintos de Oolong: estilo de “folha aberta”, estilo de “bola semi enrolada” e estilo em “tiras”.

A que sabe o Chá Oolong

Tem um sabor mais próximo ao do chá verde do que ao do chá preto, por não conter o aroma adocicado caraterístico do chá preto. Contudo, também não tem as notas vegetais típicas do chá verde. Para se obter essas notas adocicadas, é necessário que ele seja preparado forte, e será do amargo que se irá obter esse aroma.

Dependo da forma como foi processado, por ter sabores altamente variados: desde os florais e frutados, até aos tostados e amendoados. O Chá Oolong é, tipicamente, uma jornada de sabores e uma experiência sensorial por si só, mas cada variedade apresenta ainda características únicas, como as variedades Tie Guan Yin, Da Hong Pao e Beleza Oriental.

Chá Oolong ! blog Chás do Mundo

Como se produz o chá oolong

Este chá prioriza áreas montanhosas para crescer, com altitudes elevadas e solo rochoso ou arenoso. Estas condições permitem uma oxidação e desidratação controladas das folhas. Na cultura chinesa, os processos de seca e de remoção de humidade são distintos, apesar de, para nós, soarem semelhantes. Isto, porque elas nunca são completamente secas, havendo diferentes fases de produção com diferentes níveis de humidade.  A colheita das folhas foca-se nas folhas maiores, sendo mais ricas em óleos aromáticos.

O mestre de chás irá determinar o estado e a fase do processo através do cheiro, necessitante de terem olfato apurado e sensível.

As folhas do chá Oolong passam por um processo de osmose de dois dias, para libertarem as enzimas necessárias para a sua oxidação. O tempo de oxidação é relativamente curto, inferior ao do chá preto, e não se pretende que esta seja total. Para evitar demasiada oxidação, o chá Oolong é aquecido antes de ser seco. Após a oxidação, as folhas são enroladas e secas.

As suas folhas podem ser enroladas em longas folhas curvas — o método mais antigo de processamento deste chá — ou de forma esférica, e estes processos irão originar chás Oolong com diferentes sabores e características.

Propriedades e benefícios do chá oolong

O chá Oolong contém uma variedade pequena, mas poderosa, de propriedades medicinais.

A mais característica será a L-teanina, o aminoácido que torna este chá num calmante natural. Por norma, o chá oolong tem mais L-teanina do que o chá preto e menos do que o chá verde.

Também tem EGCG, uma catequina conhecida por axuliar na perda de peso, combate ao cancro, redução do colesterol, redução da tensão, e proteção do coração e do cérebro.

Foram as suas propriedades digestivas e purificadoras que o tornaram famoso no ocidente, devido às investigações feitas no âmbito na obesidade. Contudo, há séculos usado pelos chineses devido às suas propriedades medicinais.

Chá Oolong ! blog Chás do Mundo

O chá Oolong é isento de glúten, costuma ter um sabor forte, mas pouco amargo, com cafeína. Pelo seu significado cultural, o chá Oolong está associado a cerimónias do chá de diferentes culturas — como a cerimónia Gongfu Cha, na China, e as cerimónias tradicionais taiwanesas. Estas cerimónias são muito importantes para o bem estar estar mental desses povos, e o Oolong tem um papel muito rico nesse efeito benigno.

Como preparar Chá Oolong:

  • Temperatura da água: 80º
  • Tempo de infusão: 2-3 minutos
  • Quantidade recomendada: 1 colher de chá por pessoa. 14gr/litro
  1. Colocar uma colhe de chá num recipiente com 250ml de água fervida (aproximadamente nos 80º).
  2. Tape-o e deixe-o repousar por 2 a 3 minutos.
  3. Coar, e fica pronto a consumir.
  4. Pode ser bebido quente ou frio. Porém, essas duas formas podem ser melhor desfrutadas quando se seguem indicações mais específicas.

Preparação de Chá Oolong Quente:

Este tipo de chá é melhor apreciado quando as folhas são brevemente infundidas quando derramadas por água quente. As folhas poderão ser reinfundidas várias vezes, podendo resultar em infusões com caraterísticas diferentes. O chá Oolong é servido após 1 minuto.

Preparação do Chá Oolong Frio:

Coloque 6 colheres de chá numa jarra resistente ao calor. Despeje 1 chávena e 1/4 (250ml) de água fervida e deixe em infusão durante 5 minutos. Encha o jarro com água fria, verta a infusão preparada e adicione gelo. Caso prefira este chá adocicado, poderá adicionar folhas de stevia, paus de açúcar caramelizado ou o nosso açúcar de arenga biológico.

Tal como os outros chás puros de Camellia sinensis, o chá Oolong pode ser apreciado sozinho, ou em tisanas aromáticas a gosto. Se tem curiosidade quanto a este chá e gostaria de experimentar, deixamos abaixo a nossa seleção de chás Oolong.

Os nossos Oolong:

Se gosta de saber mais sobre chás e plantas medicinais, e acha que este artigo foi útil, partilhe-o com os seus amigos e volte sempre aqui!

Chás do Mundo

“A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca “Chás do Mundo ®” que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo.”

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.