Malvas, Folhas (Malva Sylvestris)
Tosse | Sono | Dores de Cabeça

Entregas rápidas para todo mundo
Enviado por: MRW, CTT, DPD
Chá de Malvas em Folhas
Experimente o nosso Chá de Malvas e livre-se da congestão nasal! Uma fórmula natural rica em propriedades antioxidante e anti-inflamatória indicada para melhorar a respiração e aliviar a tosse seca. Atua ainda como regulador intestinal.
Ingredientes: 100% Folhas de Malvas (Malva Sylvestris).
Benefícios do Chá de Malvas
O Chá de Malvas é muito usado no tratamento de problemas respiratórios tais como bronquite, faringite e laringite. Além de tratar a tosse com catarro, alivia a dor de garganta e reforça as defesas. Use-o para melhorar a saúde da sua boca, garganta, pulmões, estômago e intestinos. Poderá tomar o Chá de Malvas para tratar a estomatite, prisão de ventre, gastrite e conjuntivite.
Outras indicações terapêuticas: colite ulcerosa, úlcera gástrica, insónia, dores de cabeça, acne, cistite e rouquidão.
Curiosidades
A Malva (Malva sylvestris) é uma planta da família das Malvaceae muito comum em Portugal Continental e Ilhas, fortemente, conhecida pelas suas flores de cor lilás. Esta espécie de planta desenvolve-se facilmente na Europa em terrenos com muita vegetação. Apesar de ser comum em estado selvagem, a Malva Azul pode ser cultivada como planta ornamental em jardins podendo alcançar cerca de 80 centímetros de altura. Poderá observar ao natural as flores da Malva Azul quase todo o ano, desde finais de dezembro a inícios de outubro.
Outras nomes populares: malva selvagem, malva-alta, malva-maior, malva-cheirosa, malva-das-boticas, malva-silvestre, malva-comum e rosa-chinesa.
Temperatura da água: 100º
Tempo de infusão: 10 a 15 minutos.
Quantidade recomendada: Aprox. 1 colher de chá de folhas de Malvas por chávena (240ml).
Posologia: 3 a 4 chávenas de chá por dia. É recomendado que tome a última chávena antes de deitar.
Como preparar o Chá de Malvas
Coloque numa panela 1 colher de chá de folhas de Malvas em 240 ml de água previamente fervida. A seguir, tape-a e deixe em infusão 10 a 15 minutos. Por fim, coe e deixe arrefecer um pouco antes de beber. Para melhores resultados, pratique um estilo de vida saudável.
Conservar num local seco, fresco e ao abrigo da luz.
Advertências: O consumo desta planta deverá ser evitado por grávidas ou lactentes, bem como, por qualquer pessoa com hipersensibilidade aos princípios ativos da planta.
NOTA: A imagem apresentada é apenas uma sugestão de apresentação, sendo que a tipologia de corte e dimensões da planta podem variar no fornecimento ou época do ano, mantendo toda a qualidade, funcionalidades e propriedades do chá inalteradas.
Infusão com Malvas, Folhas (Malva Sylvestris)
Sabor predominante: Suave e herbáceo
Receita 1
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de Malvas, Folhas (4g)
- 1 colher de chá de Camomila, Flores (2g)
- 1 colher de chá de Lúcia-lima, Folhas (2g)
- 1/2 colher de chá de Erva-Doce, Sementes (1g)
Modo de preparo:
- Coloque todos os ingredientes numa chávena ou bule.
- Ferva 300ml de água e despeje sobre as ervas.
- Tape e deixe em infusão por 7-8 minutos.
- Coe e sirva.
Equilíbrio de sabores: O sabor suave das Malvas é enriquecido pelas notas florais da Camomila, enquanto a Lúcia-lima adiciona um toque cítrico refrescante. A Erva-Doce proporciona uma doçura subtil que harmoniza todos os sabores, criando uma infusão equilibrada e reconfortante.
⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯
Receita 2
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de Malvas, Folhas (4g)
- 1 colher de chá de Tília, Folhas (2g)
- 1 colher de chá de Alfazema, Flores (1g)
- 1/2 colher de chá de Mel (opcional, para servir)
Modo de preparo:
- Coloque as Malvas, a Tília e a Alfazema num bule ou recipiente.
- Ferva 300ml de água e despeje sobre as ervas.
- Tape e deixe em infusão por 8-10 minutos.
- Coe, adicione mel a gosto e sirva.
Equilíbrio de sabores: A Tília complementa a suavidade das Malvas com as suas notas doces e meladas, enquanto a Alfazema adiciona um aroma floral que eleva a mistura. Esta combinação cria uma infusão harmoniosa com um perfil delicado e reconfortante, típico da tradição portuguesa de tisanas.