Tamarindos, frutos (Tamarindus indica L.)
Chá laxante | Prisão de Ventre
Entregas rápidas para todo mundo
Enviado por: MRW, CTT, DPD
Tamarindos frutos
O Tamarindo ou Tâmara da Índia é um fruto em forma de vagem da “Tamarindeiro”, uma árvore de grande porte originária da África Tropical e de Madagáscar. Quando usado em infusão, o Tamarindo atua como laxante, diurético e anti-inflamatório natural. Este fruto é parecido com o amendoim, mas em ponto maior, com uma casca mais fina e uma polpa macia e levemente adocicada.
Ingredientes: 100% Tamarindos em frutos (Tamarindus indica L.).
Chá de Tamarindo: para que serve
O Chá de Tamarindo é recomendado para tratar a prisão de ventre, diminuir os níveis de colesterol, prevenir a insónia e proteger o fígado. Atua também como protetor natural do estômago, auxiliando no tratamento, por exemplo, da úlcera gástrica. O Chá de Tamarindo é rico em antioxidantes, fibras, ácido tartárico, vitamina B, magnésio, ferro e ácido málico que promovem o bem estar cognitivo, nervoso e imunitário. Alguns estudos indicam que esta infusão promove a perda de peso pelo facto de influenciar diretamente na libertação das fezes duras acumuladas no intestino.
Ao atuar como chá detox, auxilia na prevenção do envelhecimento da pele, diminuindo a aparência das borbulhas de acne e dos pontos negros. Poderá ainda usá-lo para limpar os olhos em caso de inflamação.
Outras indicações: baixa imunidade, diabetes, inflamações na pele, cabelo quebradiço e lesão muscular.
Curiosidades:
O Tamarindo é um dos alimentos prediletos da culinária asiática e indiana. Além das suas folhas serem usadas para infusão, pode aparecer em doces, licores, sumos e até mesmo como tempero em pratos de carne e de peixe.
Quantidade recomendada: 3 chávenas por dia.
Como preparar Sumo de Tamarindos:
- Numa panela, coloque 1,5 L de água a ferver;
- Coloque 250g de tamarindo e deixe cozer por 5 minutos;
- Deixe repousar e depois com um garfo ou a própria mão, aperte as frutas de modo a que se liberte o máximo da polpa e separando as sementes;
- Coe com uma peneira;
- Coloque 750ml da polpa numa liquidificadora e junte 500ml de àgua e açúcar a gosto;
- Bater por 2 minutos.
Desfrute deste sumo saboroso e cheio de benefícios com umas pedras de gelo.
Advertências: O consumo desta planta deverá ser evitado por grávidas ou lactentes, bem como, por qualquer pessoa com hipersensibilidade aos princípios ativos da planta.
Aviso legal
- As informações fornecidas nesta página têm um caráter exclusivamente informativo, pois baseiam-se na recolha de diversas fontes de informação, como estudos e usos tradicionais de plantas medicinais.
- Note ainda que, estas informações não substituem o diagnóstico, tratamento ou orientação de um profissional de saúde.
- Antes de iniciar o uso de qualquer planta medicinal, consulte preferencialmente um médico, fitoterapeuta, naturopata, farmacêutico ou qualquer outro especialista qualificado para garantir a sua segurança e eficácia.
NOTA: A imagem apresentada é apenas uma sugestão de apresentação, sendo que a tipologia de corte e dimensões da planta podem variar no fornecimento ou época do ano, mantendo toda a qualidade, funcionalidades e propriedades do chá inalteradas.