WhatsApp

Conheça aqui todas as Propriedades e Benefícios da Espinheira Santa

Espinheira-santa, também conhecida por Maytenus ilicifolia, é uma planta que nasce geralmente em países e regiões de clima ameno, como o sul do Brasil.

A parte da planta utilizada para preparação de infusões são as suas folhas, que são ricas em taninos, polifenóis e triterpenos, com várias propriedades terapêuticas, sendo muito eficaz no combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação, devido às propriedades medicinais que possui.

Nutrientes da espinheira santa

A espinheira santa contém uma grande quantidade de taninos, especialmente a epigalocatequina, que tem um poder cicatrizante de lesões ulcerosas no estômago, pois controla a produção de ácido clorídrico neste órgão. Os seus taninos ainda tem ainda um poder antisséptico por conseguirem paralisar as fermentações gastrintestinais.

Os seus óleos essenciais, especialmente o fridenelol, também estão presentes na Espinheira-Santa, sendo que este óleo destaca-se pelo seu efeito gastroprotetor. A espinheira santa também possui na sua composição os ácidos tónico e silícico, que contém uma ação antisséptica e cicatrizante.

Os benefícios da Espinheira-Santa

Contra as úlceras

A espinheira santa conta com taninos que têm poder cicatrizante de lesões ulcerosas no estômago por controlar a produção de ácido clorídrico no órgãos.

Combate a gastrite

A espinheira santa é boa em casos de gastrite. Este benefício ocorre devido aos taninos presentes na planta que estão relacionados à diminuição da secreção do ácido clorídrico pelas células do estômago e assim atenuam a gastrite.

Alivio dos gases

A espinheira santa tem uma ação antisséptica, devido à expressiva quantidade de taninos, atuando rapidamente na paralisação das fermentações gastrintestinais e é carminativa, por isso ela é indicada em casos de gases.

Ação diurética

A espinheira santa tem uma ação levemente diurética devido à presença de triterpenos, um composto bioativo na sua composição.

Melhoria do trânsito intestinal

A espinheira santa melhora o trânsito intestinal devido à mucilagem presente nesta planta.

Alivio das dores de estômago

Por evitar a secreção de ácido gástrico, a espinheira santa ajuda a aliviar as dores no estômago.

Ação cicatrizante

A espinheira santa possui na composição os ácidos tônico e silícico, que possuem a ação antisséptica e cicatrizante.

Quantidade recomendada

A quantidade recomendada de espinheira santa é de pelo menos 2 a 3 chávenas de chá ao dia.

Como consumir

Ao consumir a espinheira santa as partes utilizadas são as folhas, sendo estas ingeridas em forma de chá.

O chá de espinheira santa pode ser consumido após as refeições para ajudar na digestão.

Para prepará-lo, ferva 3 colheres de sopa em 500ml de água, abafe, coe e beba ainda morno.

Deixe um comentário