Orégãos (Origanum Vulgare)
Digestivo | Tempero | Refrescante
Entregas rápidas para todo mundo
Enviado por: MRW, CTT, DPD
Orégãos em Planta
É frequentemente usada na preparação de infusões ou na culinária. Desfrute do sabor refrescante dos orégãos seja em saladas frescas, molhos, pratos de peixe e carne ou até mesmo em chá.
Ingredientes: 100% Orégãos em planta (Origanum vulgare L.).
Tipo: erva aromática de pequeno porte.
Cor: verde claro.
Aroma: fresco, terroso, apimentado, floral e energético.
Sabor: intenso, quente, cítrico e apimentado.
Curiosidades:
O orégão é uma erva aromática e herbácea da família das Lamiaceae, adaptável a solos húmidos e expostos a temperaturas elevadas. Na tradução grega, a palavra "orégão" deriva da expressão "alegria da montanha" feita através da junção das palavras "oros" (montanha) e "ganos" (alegria). Esta expressão estaria relacionada com a influência do orégão no pasto para as vacas que contribuía, fortemente, para a melhoria do sabor da carne destes animais. Esta planta poderá ter as seguintes denominações: orégão-vulgar-de-minho, manjerona-brava e orégão-comum. O orégão estará diretamente ligado à deusa Afrodite pelo facto de atrair a felicidade e o amor a quem o tenha por perto.
Originário do Médio Oriente e do Mediterrâneo, o orégão terá se difundido com grande facilidade por todo o mundo a partir do século XVI. O orégão terá entrado na continente americano através da Segunda Guerra Mundial com o regresso dos soldados. O orégão é bastante usado em pratos de culinária em Portugal Continental e Ilhas (Alentejo, Algarve e Madeira), Itália, França e Alemanha onde cresce de forma espontânea. A exposição solar no orégão é essencial para o desenvolvimento natural dos óleos essenciais presentes nos seus ramos e folhas.
Popularmente, o orégão é usado como solução natural contra a ansiedade, stress, indigestão, dores de cabeça, gases gastrointestinais, cólicas, dores menstruais, gripes, retenção de líquidos e problemas respiratórios. Contém elevada quantidade de fibras, vitaminas dos complexo A e K, bem como, de sais minerais. A sua utilização na culinária (natural ou seca) contribui para a diminuição da quantidade de sal aplicada no tempero.
Temperatura da água: 100º
Tempo de infusão: 10 minutos.
Quantidade recomendada: 2 a 3 chávenas por dia.
Preparação: coloque num recipiente uma colher de sopa de orégãos em 200ml de água previamente fervida. Tape-o e deixe-o repousar durante 10 minutos. Por fim, coe e estará pronto a consumir, quente ou frio. Se preferir o chá doce, poderá adicionar folhas de stévia ou mel.
Conservar num local seco (máx. 20º) e fresco (máx. 60% de humidade).
NOTA: A imagem apresentada é apenas uma sugestão de apresentação, sendo que a tipologia de corte e dimensões da planta variam no fornecimento ou na época do ano.
Excelente!
0 de 0 as pessoas acharam a seguinte avaliação útilAdorei os orégãos, cheiro delicioso, produtos de elevada qualidade!!!