Chás naturais e anti-inflamatórios para aliviar dores

São muitas as razões que nos causam dor física. É uma sensação desagradável, inconveniente, mas importante para a nossa sobrevivência. A dor é a forma do nosso corpo nos avisar que há algo de errado. Isso, claro, não a torna mais leve nem menos insuportável; mas um chá natural pode aliviá-la e, até mesmo, acelerar a cura.

 

Chás naturais e anti-inflamatórios para aliviar dores

 

Chás naturais para aliviar as dores

Os chás de que falaremos aqui hoje são infusões simples, recheadas de propriedades anti inflamatórias e analgésicas, à base de plantas e ervas.

Chá de gengibre:

O gengibre é uma raiz com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. É um dos chás mais eficazes para aliviar dores de cabeça, enxaquecas e dores musculares. É comum inserir o gengibre nas refeições pré e pós-treino para prevenir as dores musculares.

Para preparar o chá de gengibre, basta ferver 1 colher de chá de gengibre ralado em 250ml de água. Deixe ferver por 5 minutos e coe.

Saiba mais em: Chá de gengibre: benefícios.

Chá de camomila:

A camomila é uma erva com propriedades calmantes, relaxantes e anti-inflamatórias. É um excelente chá para aliviar dores de estômago, cólicas menstruais e insónia.

Para preparar o chá de camomila, basta ferver 1 colher de chá de camomila em 250ml de água. Deixe ferver por 5 minutos e coe.

Saiba mais em: Chá de Rooibos: benefícios.

Chá de hortelã:

A hortelã é uma erva com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e anti espasmódicas. É um excelente chá para aliviar dores de cabeça, enxaquecas, dores de estômago e cólicas menstruais.

Para preparar o chá de hortelã, basta ferver 1 colher de chá de hortelã em 250ml de água. Deixe ferver por 5 minutos e coe.

Saiba mais em: Chá de hortelã: benefícios.

Chá de rooibos:

O rooibos é um chá sem cafeína com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. É um excelente chá para aliviar dores musculares, articulares e inflamações.

Para preparar o chá de rooibos, basta ferver 1 colher de chá de rooibos em 250ml de água. Deixe ferver por 5 minutos e coe.

Saiba mais em: Chá de Rooibos: benefícios.

 

Chás naturais e anti-inflamatórios para aliviar dores

 

Chá de curcuma:

A cúrcuma é uma especiaria com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas. É um excelente chá para aliviar dores musculares, articulares e inflamações.

Para preparar o chá de cúrcuma, basta ferver 1 colher de chá de cúrcuma em pó em 250ml de água. Deixe ferver por 5 minutos e coe.

Saiba mais em: Chá de Curcuma: benefícios.

Chá de sálvia:

Além de um bom tempero, a sálvia é uma erva com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas. É um excelente chá para aliviar dores de garganta, dor de dente e inflamações na boca. É muito usada na medicina para tratamento de doenças.

Para preparar o chá de sálvia, basta ferver 1 colher de chá de sálvia em 250ml de água. Deixe ferver por 5 minutos e coe.

Chá de Lavanda:

A lavanda é uma erva com propriedades calmantes, relaxantes e anti-inflamatórias. É um excelente chá para aliviar dores musculares, articulares e inflamações. Também atua como um analgésico natural de dores de cabeça causadas por stress e ansiedade, ao atuar como relaxante da mente.

Para preparar o chá de lavanda, basta ferver 1 colher de chá de lavanda em 250ml de água. Deixe ferver por 5 minutos e coe.

Saiba mais em: Chá de alfazema: benefícios.

O melhor chá para cada tipo de dor

  • Dores nas articulações: Chá de gengibre, chá de cúrcuma, chá de açafrão-da-terra;
  • Dores de cabeça: Chá de gengibre, chá de hortelã, chá de camomila;
  • Dores musculares: Chá de casca de salgueiro, chá de cúrcuma, chá de arnica;
  • Dores de estômago: Chá de erva-doce, chá de camomila, chá de hortelã, chá de marcela;
  • Dores nas costas: Chá de gengibre, chá de cúrcuma, chá de urtiga;
  • Dores de dente: Chá de camomila, chá de hortelã;
  • Dores no período menstrual: Chá de erva-cidreira, chá de gengibre, chá de canela;

 

Lembre-se que é melhor prevenir do que remediar; se as dores forem muito intensas ou não desaparecerem ao fim de alguns dias, consulte um médico. Estes chás são soluções naturais, caseiras e acessíveis, mas não substituem tratamento profissional em situações mais complexas.

Conheça mais chás medicinais na nossa loja online.

 

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.