WhatsApp

Chá de Curcuma: benefícios, para que serve e como fazer

A Curcuma ou Açafrão-da-Terra é a especiaria mais utilizada na culinária indiana. Mas, será que a pode usar em infusão? Frequentemente, confundida com o Açafrão (Crocus sativus), a Curcuma longa poderá assumir as seguintes designações: Turmérico, Açafrão-da-Índia e Raiz-de-Sol. A distinção entre estas duas especiarias poderá passar pela sua coloração. A Curcuma tem coloração alaranjada enquanto o Açafrão é amarelado. Em estado natural, a Curcuma apresenta uma forma similar à do gengibre.

Na medicina, a fama do Açafrão-da-Terra dá-se pela presença de Curcumina (composto bioativo), um tipo de pigmento responsável pela sua coloração e propriedades terapêuticas. Este poderoso super alimento possui elevada capacidade antioxidante, anti-inflamatória, anti-microbiana, diurética e dermatológica. De modo geral, o consumo de Chá de Curcuma é indicado para a diminuição do colesterol, melhoria da digestão e alívio das dores articulares.

Descubra os benefícios, para que serve e como fazer o Chá de Curcuma! Boa leitura.

Curcuma em Pó

Benefícios e Propriedades do Chá de Curcuma

A Curcuma, mais conhecida no mundo como “Turmeric corresponde a um tipo de raiz bastante usada na Medicina Ayurvédica e Medicina Tradicional Chinesa. Além de ser um ícone da cultura indiana, a Curcuma é muito consumida no Paquistão e em Taiwan. Atualmente, a Índia é o maior produtor mundial de Curcuma com produção acima dos 80%. Terá sido através do seu potencial nutritivo que a Curcuma atingiu mercados diferenciadores como o caso da Alemanha, onde é conhecida como “gelbwurzel”.

Relativamente aos seus benefícios para a saúde mental, o Chá de Curcuma poderá contribuir para a melhoria das funções cognitivas e estimular o bom humor. Devido ao seu forte potencial antioxidante e diurético, este chá natural é recomendado para pessoas que pretendam perder peso. Esta atuação no processo de emagrecimento estará relacionada com a queima de gordura corporal. Poderá ainda, contribuir para o equilíbrio da flora intestinal. Logo, será uma das melhores alternativas para obesos(as) e para quem pretenda fazer uma dieta detox.

De acordo com estudos científicos, a Curcuma é originária da Ásia onde poderá existir desde há seis mil anos. O uso da Curcuma é um elemento habitual na gastronomia indiana e chinesa. Nos últimos anos, verificou-se um crescente aumento do consumo de Curcuma em países europeus, possivelmente, associado ao seu contributo para o bem-estar mental. Nesta perspetiva, a Curcuma revelou-se essencial na melhoria determinados estados depressivos. Daí que represente uma das especiarias mais estudadas pela ciência.

Curcuma

O Chá de Curcuma poderá promover a diminuição do desconforto intestinal provocado pela acumulação excessiva de gases. Além disso, poderá estimular a secreção da bílis, proteger o fígado, auxiliar no tratamento da acne e equilibrar os níveis de glicemia (diabetes).

Como fazer Chá de Raiz de Curcuma

Para preparar o seu Chá de Curcuma necessita de ter os seguintes ingredientes: 5 pedaços de Raiz de Curcuma e 1L de água fervida. Está Preparado(a)? Pegue num recipiente com tampa e adicione estes 2 ingredientes. A seguir, tape-o e deixe em infusão cerca de 10 a 15 minutos. Por fim, basta coar, deixar arrefecer um pouco e poderá consumir de imediato. 

Caso tenha Curcuma em Pó, poderá usá-la para dar cor aos seus pratos culinários com algumas pitadas tais como: caldos, sopas, maçã assada ou pães. É habitual o seu uso em simultâneo com limão e gengibre. Explore as melhores especiarias no universo dos chás e seja feliz!

Chás do Mundo

"A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo."

Deixe um comentário