Aroeira, Folhas (Pistacia lentiscus L.)
Lentisco | Anti-inflamatório

Entregas rápidas para todo mundo
Enviado por: MRW, CTT, DPD
Chá de Aroeira
Ingredientes: 100% Folhas de Aroeira ou “Lentisco” (Pistacia lentiscus L.).
O chá resulta da casca e folhas que são recolhidas da planta medicinal denominada “Aroeira”. Tal como a Erva Baleeira, a aroeira também pode ser aplicada através de compressas previamente molhadas para alívio das inflamações musculares e para cicatrizar hematomas na pele. A sua eficácia poderá ser notória quando usada no combate a infeções urinárias e vaginais femininas, bem como, no tratamento da Febre. No caso das infeções anteriormente mencionadas, recomenda-se a prática do banho de assento. As folhas de Aroeira são muito eficazes para interromper a diarreia graças ao seu alto teor de taninos. Outra versão da Aroeira é em óleo essencial.
Na história da medicina popular, as folhas da Aroeira são conhecidas pelas suas propriedades medicinais que são adstringentes, anti-hemorrágicas e anti-inflamatórias. O chá de aroeira pode ser consumido como uma bebida mas também pode ser aplicado por gargarejo para tratamento de infeções nas gengivas. Este maravilhoso chá poderá ter a capacidade de fortalecer o sistema imunitário, auxiliando na saúde da sua pele diminuindo, gradualmente, as suas rugas. Além disso, é ótimo para as pessoas que sofrem de Ansiedade e Stress, promovendo assim a descontração, bem como o relaxamento corporal. Assim, a probabilidade de ter insónias é muito reduzida.
Dosagem: 15grs por litro de água fervida
Temperatura da água: 100º
Tempo de infusão: 10 minutos
Curiosidades: Durante a Idade Média e ainda durante o século XVII, a resina do lentisco chegou a ser usada em Portugal na confeção de mezinhas para ajudar com a dor de dentes, estômago nervoso, refluxo gástrico, inflamação da garganta, vómitos, gota, catarro e lúpias. As suas folhas e ramas são ricas em taninos e, graças ao seu cariz adstringente, foram muito utilizadas em tratamentos bucais e estomacais. Foi ainda usado no âmbito da medicina tradicional como descongestionante.
Advertências: O consumo desta planta deve ser evitado por grávidas, lactentes ou qualquer outra pessoa com hipersensibilidade aos seus componentes químicos sem prévio aconselhamento médico.
Nota: A imagem apresentada foi realizada na nossa empresa, contudo, a tipologia de corte e dimensões da planta podem variar de fornecimento para fornecimento ou época do ano.
Infusão com Aroeira, Folhas (Pistacia lentiscus L.)
Sabor predominante: Herbal intenso e levemente resinoso
Receita 1
Ingredientes:
- 1 colher de chá de Folhas de Aroeira (1,5g)
- 1 colher de chá de Alecrim (1g)
- 1 rodela de Limão (opcional)
Modo de preparo:
- Ferva 250 ml de água, desligue o fogo e adicione a Aroeira e o Alecrim.
- Tape e deixe em infusão por 7 a 10 minutos.
- Coe e sirva.
Equilíbrio de sabores: O Alecrim complementa a nota resinoso-herbal da Aroeira, enquanto o Limão suaviza o sabor intenso, trazendo um toque fresco.
⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯
Receita 2
Ingredientes:
- 1 colher de chá de Folhas de Aroeira (1,5g)
- 1 fatia fina de Gengibre (0,5g)
- 1 colher de chá de Mel (opcional)
Modo de preparo:
- Ferva 250 ml de água, desligue o fogo e adicione os ingredientes.
- Tape e deixe em infusão por 7 a 10 minutos.
- Coe e sirva.
Equilíbrio de sabores: O Gengibre adiciona um toque quente e picante que contrasta com o sabor resinoso da Aroeira, tornando a infusão mais envolvente.