Menta vs Hortelã-pimenta: as diferenças, os chás e os usos

A menta e a hortelã-pimenta são duas plantas herbáceas muito populares, conhecidas pelo seu aroma e sabor refrescantes. Ao olho comum, não há muita diferença entre elas, sendo frequente as pessoas refiram-se às duas como uma só. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre as duas espécies. Neste artigo, mergulharemos nessas diferenças e descobrir o que cada uma dessas plantas tem para oferecer, assim como os respetivos chás.

 

A hortelã e a hortelã-pimenta são duas plantas versáteis que podem ser utilizadas para fins culinários, medicinais e cosméticos.

 

A diferença entre a menta e a hortelã-pimenta

A menta e a hortelã-pimenta são ambas plantas da mesma família, mas as suas diferenças são maiores do que aparentam. Das mais de 25 espécies do género Mentha, a hortelã-pimenta (Mentha piperita) é uma das mais conhecidas.

 

Aparência: A menta tem folhas arredondadas e lisas, com um tom verde-claro. A hortelã-pimenta, por sua vez, tem folhas mais compridas e pontiagudas, com um tom verde mais escuro.

Nome: O nome científico da menta é Mentha spicata, enquanto o nome científico da hortelã-pimenta é Mentha x piperita. O termo “x” indica que a hortelã-pimenta é um híbrido, resultado do cruzamento entre a menta spicata e outra espécie de menta, a Mentha aquatica.

Cultivo: A menta e a hortelã-pimenta são plantas de clima temperado, que se adaptam bem a uma variedade de condições climáticas. Ambas as plantas podem ser cultivadas em vasos ou no solo.

Usos: Na cozinha, as folhas de menta são utilizadas para aromatizar pratos doces e salgados, como saladas, sopas, sobremesas e bebidas. As folhas de hortelã-pimenta também podem ser usadas na culinária, mas o seu sabor é mais intenso e picante; em contrapartida, a hortelã-pimenta é mais usada em bebidas e para fins medicinais.

 

Menta

A menta é uma planta herbácea perene, originária da Europa e Ásia. Possui folhas ovais ou lanceoladas, de cor verde-escura, e flores pequenas, de cor branca ou roxa.

Existem várias espécies de menta, cada uma com as suas características próprias. Algumas das mais comuns são a menta-crispa a menta-hortelã e a menta-aquática.

 

Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é um híbrido de menta, obtido do cruzamento entre a Mentha aquatica e mentha a spicata. Possui folhas mais compridas e lisas, de cor verde-escura, e um aroma mais forte e picante.

É a espécie de menta mais utilizada para fins medicinais.

 

Menta vs Hortelã-pimenta: as diferenças, os chás e os usos

Hortelã (esquerda) e menta (direita) | Fonte.

 

Benefícios para a saúde

Tanto a menta como a hortelã-pimenta possuem uma série de benefícios para a saúde, incluindo:

 

Digestão: As duas plantas são estimulantes do sistema digestivo, ajudando a aliviar problemas como náuseas, vómitos, gases e prisão de ventre, especialmente a menta.

Respiração: Ambas têm propriedades descongestionantes, podendo ajudar a aliviar a congestão nasal, tosse e a dor de garganta.

Dores: Ambas têm propriedades analgésicas, podendo ajudar a aliviar dores de cabeça, musculares e de estômago. A hortelã-pimenta é particularmente boa para este fim.

Redução do stress: As duas plantas possuem propriedades relaxantes, podendo ajudar a reduzir o stress e a ansiedade.

 

Produtos à base de menta e de hortelã-pimenta

Além do chá, podem ser utilizadas para fazer outros produtos, como:

 

Doces: São ingredientes comuns em doces, como chocolates, gelados, biscoitos e bolachas;

Guloseimas: Pode ser usada para fazer guloseimas, como pastilhas e bombons;

Bebidas: Podem ser usadas para fazer bebidas, como refrigerantes, sumos, refrescos e cocktails; É comum adicioná-las a refrescos de limão.

Condimentos: São um condimento popular em pratos salgados, como saladas, carnes e peixes, nomeadamente como tempero ou em molhos;

Cosméticos: A menta e a hortelã são ingredientes comuns em cosméticos, como sabonetes, cremes e loções, assim como em pastas de dentes;

Descongestionantes: Produtos para descongestionar são, muitas vezes, à base de menta e/ou hortelã;

 

A hortelã e a hortelã-pimenta são duas plantas versáteis que podem ser utilizadas para fins culinários, medicinais e cosméticos.

 

Chá de menta e de hortelã-pimenta

Os chás de menta e de hortelã-pimenta são bebidas refrescantes e saborosas, que oferecem vários benefícios para a saúde.

O chá de menta é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo contra danos causados pelos radicais livres. Também é fonte de vitaminas A, C e E, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O chá de hortelã-pimenta é um excelente descongestionante nasal, que pode ajudar a aliviar os sintomas de gripes e constipações,

Ambos também podem ajudar a melhorar a digestão, aliviar a náusea e o vómito, e reduzir a dor de cabeça.

 

Como preparar

Para preparar chá de menta ou de hortelã-pimenta, basta:

  1. ferver água e adicionar 1 colher de chá de folhas secas de menta ou hortelã-pimenta;
  2. deixar em infusão por 5 a 10 minutos;
  3. coar e servir!

Para um chá mais saboroso, adicione uma colher de chá de mel ou açúcar.

 

Outro chás à base de mentha, prontos a consumir:

A menta e a hortelã-pimenta são duas plantas versáteis que podem ser utilizadas para fins culinários, medicinais e cosméticos. São plantas fáceis de cultivar e encontrar, que oferecem vários benefícios. Os seus chás são fáceis de fazer e deliciosos. Experimente!

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.