Os benefícios do Chá de Urtiga: rico em vitaminas e não dá comichão
A Urtiga, também conhecida como Ortica, Urtigão, Urtiga-Comum e Urtiga-Maior, é uma planta medicinal com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias benéficas para o bem-estar cardiovascular e articular. Popularmente conhecida pela comichão que provoca na pele, a Urtiga é uma das nossas melhores aliadas da circulação sanguínea. Como um dos vários benefícios do chá de urtiga, atua como estimulante do apetite, o Chá de Urtiga é reconhecido por contribuir para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata.
Cientificamente denominada “Urtica dioica”, a Urtiga é bem popular em Espanha onde adquiriu a designação de “hierba de los ciegos” (que se traduz na expressão “Erva dos Cegos”). Mais uma prova, deste amor-ódio que temos pela Urtiga que não deixa ninguém indiferente.
Descubra mais sobre os benefícios do Chá de Urtiga, um poderoso chá natural rico em vitaminas e que não dá comichão. Tenha uma boa leitura!
Os benefícios do Chá de Urtiga e suas propriedades
O Chá de Urtiga é um dos chás mais recomendados para o tratamento de pedra nos rins, dores de garganta e de infeções articulares. A Urtiga é um ingrediente natural rico em vitaminas A, C, E e K, bem como, de cálcio e ferro que contribuem para o equilíbrio do sistema imunitário e para o bem-estar ósseo. Além disso, o Chá de Urtiga possui ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, que promove o bom funcionamento geral do organismo. Alguns dos benefícios do chá de urtiga é atuar na melhoria da circulação, melhorar o desempenho cognitivo e previne o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Destes, destacamos a diabetes e a tensão arterial. Ideal para quem procura por uma solução natural para aumentar a produtividade no seu dia-a-dia.
Este chá medicinal é indicado para suavizar os sintomas de artrite, reumatismo, osteoartrite, dermatite e ácido úrico. Graças ao seu potencial diurético, o Chá de Urtiga poderá assumir uma função detox que irá prevenir o inchaço abdominal e assim, dificultar o acumulo excessivo de líquidos no organismo. Possibilitando, a eliminação de sódio e ureia através da urina. Mas, será que o Chá de Urtiga emagrece? Embora existam referências de tal efeito, possivelmente, é resultado do seu poder desintoxicante que dá a ilusão de emagrecimento.
Relativamente à componente vitamínica, a Urtiga possui vitamina C seis vezes superior ao encontrado na laranja e o dobro da quantidade de ferro (nutriente) encontrada na carne. Daí que seja uma das infusões mais recomendadas para vegetarianos e vegans, bem como, para pessoas com anemia. As folhas frescas de Urtiga poderão ainda diminuir o fadiga física e mental.
A infusão à base da planta “Urtica dioica” poderá atuar ainda como estimulante do apetite, fortificante das unhas e purificante da pele. Sendo um excelente aliado no equilíbrio do pH da pele, combatendo o agravamento de borbulhas ou manchas causadas pela acne, eczema ou até mesmo da psoríase. Impedindo assim, a produção excessiva de sebo que origina a oleosidade na pele e a caspa no couro cabeludo.
Outras fontes falam dos benefícios do Chá de Urtiga como auxiliar no tratamento da febre, rinite alérgica, diarreia, prisão de ventre e infeções urinárias. Recentemente, o Chá de Urtiga tornou-se popular pelo facto de ser um dos chás gelados prediletos da celebridade Kourtney Kardashian.
Origem da Urtiga
A Urtiga é uma planta medicinal e selvagem da família das Urticaceae, muito comum em Portugal. Originária da Europa, a Urtiga gosta de climas temperados e de terrenos férteis com muita vegetação. Apesar de se encontrar facilmente na Europa, a Urtiga também se desenvolve bem em países da América do Norte, África e Ásia. No século I d. C., esta planta terá sido usada pelos gregos no famoso método de “urticação” que permitia a melhoria da potência sexual masculina.
Nas batalhas romanas, a Urtiga chegou a ser usada para suportar o frio. Imagine que os romanos usavam-na para causar ardor na pele e assim, combater a sensação de frio. Esta estratégia passava por esfregar algumas folhas de urtigas no corpo para causar, propositadamente, urticária. Esta situação iria originar uma sensação de ardor que permitia resistir às baixas temperaturas. Daí a origem do termo em latim “urtica” que se traduz na palavra “queimar”. No Egipto, a Urtiga terá sido usada para aliviar diversos tipos de dores.
Atualmente, o Chá de Urtiga ainda é muito recomendado para aquecer o corpo nos dias frios.
Como Incluir o Chá de Urtiga na Sua Rotina Diária
Incorporar o chá de urtiga na sua rotina diária pode ser uma maneira eficaz de aproveitar todos os seus benefícios. Este chá pode ser facilmente preparado em casa, utilizando folhas frescas ou secas da planta. Para potencializar os benefícios do chá de urtiga, recomenda-se o consumo regular, podendo ser combinado com outros chás que complementem suas propriedades terapêuticas. Seja para melhorar a saúde do cabelo, fortalecer as unhas ou simplesmente aumentar a energia e o bem-estar, o chá de urtiga é uma bebida versátil e poderosa.
Como fazer o Chá de Urtiga
Para preparar uma chávena de Chá de Urtiga, necessita dos seguintes ingredientes:
- 1 Colher de sobremesa de Raiz de Urtiga seca;
- 250ml de água fervida.
- 1 Bule de ferro fundido ou de vidro duplo com capacidade igual, ou superior a 300ml. Se optar por uma panela, lembre-se de ter um coador ou infusor de chá para filtrar a infusão.
Preparação: coloque num recipiente uma colher de sobremesa de Raiz de Urtiga em 250ml de água previamente fervida. Tape-o e deixe em infusão cerca de 5 a 10 minutos. Por fim, coe e deixe arrefecer um pouco antes de beber. Poderá colocá-lo no frigorífico e consumi-lo como chá gelado.
Sugestão de Chá com Urtiga
Chá Preto com Bagas Goji e Urtiga em 5 minutos
Ingredientes (para 6 pessoas):
- 1 Colher de sopa de Chá Preto;
- 2 Saquetas de Chá de Urtiga ou 2 Colheres de sopa de Raiz de Urtiga;
- 2 Colheres de sopa de Bagas Goji;
- 1 Raspa de limão;
- 2 Paus de Canela;
- 2 Colheres de sopa de Leite de Coco;
- 1.5L (1500ml) de água;
- 1 Panela com capacidade superior a 1.5L de água;
- 1 Coador ou infusor de chá;
- 6 Chávenas de chá.
Como preparar:
Pegue numa panela, verta a água previamente fervida e adicione os seguintes ingredientes: o chá preto, as saquetas de chá ou as colheres de Urtiga, a canela e a raspa de limão. A seguir, tape e deixe em infusão uns 5 minutos. Por fim, coe e adicione as bagas goji e o leite de coco. Mexa bem antes de servir o chá.
Continue na nossa companhia com Chá de Urtiga e seja feliz!
Sorry, the comment form is closed at this time.