WhatsApp

Chá Verde: Benefícios, Dicas e Tipologias

O chá verde é um chá produzido através das folhas da planta “Camellia sinensis”. Conhecido como um dos melhores substitutos do café, o chá verde contém elevada quantidade de cafeína que poderá auxiliar na renovação energética. Graças à sua propriedade anti-inflamatória poderá ainda, contribuir para a prevenção de tratamento de inflamações internas e externas.

A famosa “Camellia sinensis” contém alto teor de aminoácidos, vitaminas dos complexos B e E, bem como, sais minerais tais como: cálcio, magnésio e ferro. Por conter 0% de teor calórico, o Chá Verde é um excelente aliado do seu bem-estar físico e mental devido às suas propriedades diuréticas, estimulantes, antioxidantes e hipoglicémicas.

Descubra mais nesta viagem pelo mundo dos chás e confira os benefícios, dicas e tipologias de chá verde.

Benefícios, Dicas e Tipologias de Chá Verde

Chá Verde: Propriedades e Benefícios

O chá verde é uma poderosa fórmula natural de sabor bastante forte e amargo com diversos benefícios para a saúde. Atualmente, é a segunda bebida mais consumida no mundo à frente da água. Embora seja um produto bastante apreciado, a verdade é que nem todo o chá verde comercializado tem a qualidade adequada. As melhores folhas de Chá Verde são colhidas na China, no Japão e na Índia. Esta qualidade é adquirida através do processo minucioso a que são submetidas desde o plantio ao produto final.

Repleto de propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, o consumo de chá verde poderá contribuir para a melhoria da atividade cerebral e, em simultâneo, no afastamento de doenças degenerativas. Este duplo efeito neuro protetor poderá promover o bom humor, aumentar a concentração e diminuir os efeitos de nervosismo. Além disso, poderá influenciar na redução do risco de AVC. Todos estes efeitos do Chá Verde são promovidos pela cafeína que auxiliam no melhor desempenho cognitivo, possibilitando um aumento da esperança de vida.

Em relação à sua propriedade diurética, este chá poderá auxiliar na diminuição e eliminação de líquidos acumulados no organismo e por si, no desinchaço corporal. Daí que o chá verde seja um dos chás prediletos para as pessoas que pretendem perder peso ou emagrecer. Mas será que o chá verde emagrece? A realidade é que o seu consumo poderá promover, indiretamente, a saciedade. Logo, é um excelente aliado no processo de emagrecimento. 

Além do contributo do seu para a perda de peso, o chá verde poderá promover a neutralização e eliminação das radicais livres que prejudicam a saúde da sua pele. Este combate irá possibilitar a diminuição da flacidez da pele, bem como, o retardar do seu envelhecimento. Parte desta ação antioxidante poderá ser conciliada com a diminuição do stress.

Benefícios e Malefícios do Chá Verde

Graças ao seu efeito antioxidante, o consumo de chá verde poderá contribuir para o relaxamento dos vasos sanguíneos e, em simultâneo, para a melhoria da circulação sanguínea. Quanto à sua propriedade antimicrobiana, o chá verde poderá promover a eliminação de bactérias que prejudicam a flora intestinal. Reduzindo assim, as chances em desenvolver infeções e/ou inflamações intestinais.

Todas estas propriedades em conjunto, poderão contribuir para o bom funcionamento da função cardiovascular e no fortalecimento do sistema imunitário. Além disso, poderão promover o aumento do desempenho físico e da energia corporal. E ainda, poderão auxiliar na boa digestão.

Para que o consumo de chá verde responda às suas necessidades é fundamental que pratique um estilo de vida saudável, à base de uma alimentação equilibrada e exercício físico diário. Durante o processo de emagrecimento, o consumo de três chávenas de chá verde diárias poderá contribuir para a queima extra de 100 calorias (valor aproximado).

No entanto, o chá verde quando consumido em excesso poderá prejudicar a função renal. Além disso, o consumo de chá verde é contraindicado para pessoas que sofrem de hipertensão, ansiedade crónica e arritmia cardíaca. É recomendado o consumo máximo de 3 a 4 chávenas de chá verde, antes ou depois das refeições principais, de modo a permitir a correta absorção dos nutrientes. Não é recomendado o consumo de chá verde antes de dormir devido à sua influência no aumento da energia corporal. Faça por consumir uma chávena logo pela manhã, pouco depois de acordar.

Tipos de Chá Verde

Mundialmente, são produzidos os seguintes tipos de chás verdes:

✔️ Chá Verde Sencha

✔️ Chá Verde Matcha

✔️ Chá Verde Genmaicha

✔️ Chá Verde Houjicha

✔️ Chá Verde Bancha

✔️ Chá Verde Gyokuro

Experimente e conte-nos a sua experiência!

Chás do Mundo

"A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo."

Deixe um comentário

Categorias