Bagas Goji: quais os benefícios e como fazer o chá

As bagas goji são um tipo de fruto vermelho famosamente conhecido pelas suas propriedades antioxidantes, riqueza em vitaminas e qualidades nutritivas. Cultivadas há mais de 2.000 anos na China, Mongólia e Tibete, estão há muito incluídas da medicina e na farmacologia chinesas enquanto suplemento alimentar. São isentas de glúten logo estão aptas para celíacos.

Podem-se comer simples, frescas ou secas, demolhadas e re-hidratadas; adicionadas a batidos, infusões ou salada de frutas; ou com cereais de pequeno-almoço. O seu sabor adocicado e propriedades saudáveis podem tornar estas bagas bastante versáteis, tanto em bebidas, como em culinária. Um chá com goji, ou uma infusão simples deste fruto, são uma forma deliciosa e vitamínica de reforçar o sistema imunitário e desfrutar dos seus benefícios.

Saiba mais sobre este fruto especial, como fazer chá com ele, e quais os seus benefícios.

 

Bagas Goji | wolfberry | blog Chás do Mundo
As Goji são bagas de cor vermelha ricas em ferro, proteínas e vitamina C.

Bagas Goji: para que servem

As bagas Goji, também conhecidas como wolfberry (inglês) e cujo nome vem do chinês gǒuqǐ, são uma fruta colhida da planta Lycium barbarum e da Lycium chinense — ambas de espécies distintas, mas da mesma família. Apesar de similares, apresentam sabores e níveis de açúcar distintos. Além disso, o seu sabor pode diferir dependendo se estão frescas ou desidratadas.

As bagas de goji são um poderoso vitamínico e antioxidante natural. Tal como os citrinos, contêm uma grande percentagem de vitamina C, que poderá contribuir para o reforço do sistema imunitário.

O seu potencial diurético poderá ainda auxiliar na eliminação de toxinas. Além disso, as goji podem ser um excelente aliado no processo de emagrecimento devido à sua ação benéfica na eliminação de gorduras localizadas. Poderão, ainda, contribuir para a melhoria da visão e do sono.

 

Como consumir Goji

Na medicina tradicional chinesa, o seu uso mais comum é como um auxiliar do “yin” dos rins e fígado, em pequenas porções consumidas duas a três vezes por dia. Também podem ser reduzidas a um pó fino e combinadas com outras ervas, para criar “comprimidos de mel”. No ocidente, as goji tornaram-se mais populares no início dos anos 2000 e rapidamente se tornaram num ingrediente comum em receitas e infusões.

As bagas desidratadas são também um ingrediente muito usado em produtos comerciais, suplementos, e culinária, sendo adicionadas a sopas, chás de ervas e acrescentadas a vinhos. Nos chás, é frequentemente usada como auxiliar de perda de peso, anti-envelhecimento e proteção do fígado. De facto, na tradição chinesa, o chá é o método preferido de consumir estas bagas.

Bagas Goji ! blog Chás do Mundo
O Chá de Bagas Goji dá energia, desintoxica o organismo e trata problemas digestivos.

Como fazer Chá de Bagas Goji

O Chá de Bagas Goji é recomendado para aumentar a energia corporal e reforçar as defesas. Além disso, poderá atuar como chá detox que irá ajudá-lo a melhorar o trânsito intestinal e assim, a desinchar. Graças ao seu potencial antioxidante, as Bagas Goji podem ser excelente aliadas da dieta e no equilíbrio do sistema nervoso.

Infusão Pura de Goji

Uma infusão com Bagas Goji é tão simples como uma básica infusão de casca de limão. Se optar por bebê-la pura, tudo o que precisa é de adicionar as bagas em água a ferver e deixar em pouso durante alguns minutos antes de consumir.

Ingredientes (para 3 pessoas):

  • 700ml de água a ferver;
  • 30gr de bagas goji;
  • 10 a 15 minutos em repouso (ou até 1h para sabor máximo);
  • açúcar, mel ou adoçante a gosto (opcional).

 

Sugestão de Chá de Bagas Goji

Se, por outro lado, gostaria de as combinar num chá, os mais indicados são o chá verde ou o oolong.

Ingredientes (para 3 pessoas):

  • 700ml de água a ferver;
  • 30gr de bagas goji;
  • 2gr de chá verde ou chá oolong por chávena;
  • 10 a 15 minutos em repouso (ou até 1h para sabor máximo);
  • açúcar, mel ou adoçante a gosto (opcional).

 

Infusão Goji e Gengibre

Na medicina tradicional chinesa, é comum combinar a infusão de goji com gengibre fresco e jujubas (também conhecidas como tâmaras chinesas ou ameixas vermelhas).

Ingredientes (para 3 pessoas):

  • 700ml de água a ferver (para 3 pessoas);
  • 30gr de bagas goji;
  • 2-3 rodelas de gengibre fresco;
  • 1-2 jujubas (sem caroço);
  • 10 a 15 minutos em repouso (ou até 1h para sabor máximo);
  • açúcar, mel ou adoçante a gosto (opcional).

Também pode experimentar o nosso chá verde com bagas goji e açaí, cuja combinação inclui hibisco, maçã, roseira brava e bagas de aronia.

 

Bagas Goji ! blog Chás do Mundo
Adicione as Goji a iogurtes, cereais, batidos e saladas.

Infusão de Bagas Goji com Canela e Cavalinha

Damos-lhe ainda a conhecer outra infusão com Bagas Goji com Pau de Canela e Cavalinha.

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 1 L (1000ml) de água a ferver;
  • 1 Colher de sopa de Goji desidratadas;
  • 3 Colheres de sopa de Cavalinha (planta);
  • 1 Pau de Canela;
  • 15 minutos em repouso;
  • açúcar, mel ou adoçante a gosto (opcional).

Pegue num recipiente, verta 1L de água previamente fervida e adicione todos os ingredientes (goji, cavalinha e canela). A seguir, tape-o e deixe em infusão 15 minutos. Por fim, coe e deixe arrefecer um pouco antes de beber.

Goji: Quantidade recomendada

É recomendado o consumo diário até 2 colheres de sopa ou 30 unidades de Bagas Goji, num período de 3 a 4 semanas.

Delicie-se com as várias opções de chás de bagas goji e mime o seu sistema imunitário!

Chás do Mundo

“A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca “Chás do Mundo ®” que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo.”

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.