Erva Mate, Chimarrão e Tereré: a bebida natural com cafeína
A erva mate é uma planta originária da América do Sul, conhecida cientificamente como Ilex paraguariensis. É amplamente consumida na forma de chá ou infusão, especialmente na Argentina, Paraguai e sul do Brasil. Originária da Mata Atlântica, pode ser consumida em diversos tipos de bebidas, quentes ou frias. Normalmente, é utilizada na preparação de duas bebidas tradicionais: o chimarrão e o tereré.
Há duas variedades de Ilex paraguariensisf: Ilex paraguariensis St. Hil variedade paraguariensis e Ilex paraguariensis variedade vestita. Das 68 espécies pertencentes ao género Ilex, apenas 5 são utilizadas para a fabricação de erva-mate.
O que é a Erva Mate
O nome da erva mate deriva do termo quéchua “mati”, que designava o recipiente onde se bebia a infusão desta erva. Esta erva é colhida por “yerbateros” — cultivadores — de pequenas fazendas e comunidades indígenas.
Após colhidas, as folhas são secas e moídas, colocadas num mate e regadas com água quente. Originalmente, os guaranis utilizavam as folhas secas para preparar uma bebida estimulante chamada “ka’a”, que significa “erva” na língua guarani.
A história da erva mate remonta aos povos indígenas guaranis, que habitam a região da América do Sul há milhares de anos. Para estes povos, a erva mate é uma planta sagrada e o seu consumo faz parte da sua cultura e tradição. Foram eles que descobriram as propriedades medicinais, energizantes e refrescantes da erva-mate.
A erva-mate é colhida manualmente, exigindo habilidade, conhecimento e cuidado. As folhas são colhidas quando atingem o ponto ideal de maturação e passam por um processo de secagem para preservar as suas propriedades.
Com as suas propriedades únicas e tradição ancestral, a erva mate e as bebidas dela derivadas são apreciadas, não apenas pela bebida em si, mas também pela ligação história com a região do sul do Brasil e países vizinhos.
O que é o Chimarrão e o Tereré
A Erva Mate pode ser consumida de diferentes formas, seja com água quente ou fria. No Brasil, costuma ser consumida sob a forma de Chimarrão ou de Tereré, as quais são bebidas distintas com raízes semelhantes.
O Chimarrão resulta da infusão de Erva Mate com água quente numa Cuia (Cabaça) através da ajuda da Bombilha (bomba para chimarrão). A seguir, a Bombilha serve como uma “palhinha” para se beber. Este método preserva melhor os nutrientes da Erva Mate. O chimarrão é rico em propriedades medicinais e antioxidantes. No Brasil, tem uma cor verde mais brilhante e forte do que a erva mate argentina.
O Tereré resulta da infusão de Mate com água fria e cubos de gelo (ingrediente opcional) numa Cuia. É, na essência, a versão gelada do Chimarrão. Em vez de água, há quem use sumos de citrinos. É bastante popular no Paraguai durante o verão. As suas propriedades estimulantes e refrescantes tornam-na numa bebida excelente para combater o calor.
Dos dois, o Chimarrão é o mais comum, especialmente no sul do Brasil, por estar mais próximo da bebida tradicional. Há quem acrescente algumas gotas de limão nessas infusões, quando feitas com água.
Ambas as bebidas são símbolos da cultura gaúcha, rituais de integração social e convívio. O ritual de compartilhar o chimarrão ou o tereré em roda de amigos, ou familiares, é uma forma de fortalecer laços e promover a convivência.
A cerimónia e a tradição da Erva Mate
Segundo a lenda popular, o deus Tupã respondeu à invocação de um velho pajé, que procurava uma solução para a velhice e a tristeza. O deus Tupã presenteou-o com a erva-mate, que lhe deu forças para acompanhar a sua tribo. A nova bebida passou a ser um símbolo de amizade entre guerreiros e um aliado contra o cansaço e a solidão.
Consumida em grupo, partilhada entre amigos, que davam pequenos goles e passavam ao próximo, esta tradição foi passada por gerações. De umas comunidades para as outras, tornou-se numa identidade de vários povos latino-americanos.
Um dos primeiros registos históricos do consumo de erva mate data do século XVI, quando os espanhóis entraram em contacto com os guaranis, povo indígena que habitava o território onde hoje está localizado o Paraguai. Sabe-se que esta planta foi proibida para consumo no século XVII por padres e que, após a proibição, a produção diminui drasticamente. Mais tarde, quando os missionários compreenderam que não se tratava de uma erva alucinogénica, voltaram a permitir o seu consumo.
Os guaraní usavam uma cabaça oca, onde preparavam as ervas com a água. As ervas não eram coadas, sendo antes filtradas com os próprios dentes ou com uma “tacuapi” – a ascendente direta da bombarilla, que consistia numa cana de bambu. Os charrúa do uruguai e os tupí do Brasil tinham ainda o costume de mascar as folhas.
Em tempos, a erva mate foi utilizada como moeda de troca, de tão valiosa que era para as comunidades que a consumiam.
Atualmente, o ritual em redor da erva mate adotou traços mais contemporâneos. Requer uma cabaça — ou um recipiente de cerâmica, ou semelhante —, a bombilla — uma espécie de palhinha perfurada que filtra as folhas — e um termos para transportar a água quente. Os participantes sentam-se num círculo, e uma pessoa enche a cabaça com dois terços de ervas e um pouco de água morna. A bombilla é inserida num ângulo em que não fique entupida, e por fim enche-se o resto da cabeça com água quente. À medida que a cabaça é passada entre os participantes, vai sendo novamente cheia com água. Cada ronda torna-se gradualmente mais amarga.
Propriedades e benefícios do chá de Erva Mate
A erva-mate é uma das poucas plantas que contém naturalmente cafeína. A par com a Camellia Sinensis (chás puros), a erva-mate é conhecida pelo seu efeito energizante. De sabor amargo, pode ser comparada ao chá verde matcha.
Quando é bebido lentamente, o chá de erva mate tem um efeito energizante gradual. A erva mate é famosa por ser forte e energética como o café, saudável como o chá, e saborosa como o chocolate. Um copo de 150ml de erva mate contém cerca de 80 mg de cafeína — quase o mesmo que um copo de café.
É essa cafeína que torna o chá mate num aliado poderoso contra a fadiga, aceleração do metabolismo e alívio do cansaço. Também liberta adrenalina, dopamina, serotonina e vários outros neurotransmissores estimulantes que ajudam a melhorar o humor.
Além disso, o chá de erva mate está recheado de propriedades medicinais diversas e características benéficas para a saúde. Entre elas, compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajudam a manter a saúde do pâncreas e a nivelar a glicose no sangue, além de prevenir infeções bacterianas, parasitas e fungos.
Alguns estudos indicam ainda que a erva mate pode auxiliar no processo de perda e manutenção de peso, na diminuição do colesterol mau e na queima de gordura.
Como fazer Chá Mate, Chimarrão e Tereré
É recomendado que faça a toma destas bebidas a partir da manhã (após o despertar) e até ao meio dia. Esta recomendação deve-se ao facto deste chá interferir com a energia corporal quando tomada muito próxima da noite Pode-se beber até 1 litro de chá mate por dia.
Chá Mate:
O chá mate pode ser preparado tanto com as folhas ou os ramos secos da erva, em avulso ou em saquetas. No entanto, em avulso é considerado melhor. Pode ser consumido quente ou frio.
- Temperatura da água: 100 °C
- 1 colher de sopa de folhas (torradas ou secas) de erva-mate
Preparação com Cabaça:
- Ferver água à temperatura recomendada.
- Encher a Cabaça até dois terços ou até metade com Erva-Mate.
- Pousar a mão no cimo da Cuia e sacudir de lado o seu interior, suavemente.
- Retirar a mão e colocar a Bombilha num espaço livre na Cuia.
- Por fim, adicionar um pouco de água fria e encher a Cuia com água quente. Evitar mexer a mistura.
- Para consumir o Chá Mate, basta bebê-lo através da Bombilha. É importante evitar a preparação da infusão com água demasiado quente, para não ficar amargo.
Preparação com panela:
- Numa panela, colocar uma chávena de água a ferver.
- Após a água aquecer, adicionar as folhas de erva mate e tapar. Deixar repousar por 10 minutos.
- Coar (opcional) e beber a seguir.
Chimarrão
O chimarrão é semelhante ao chá mate, mas preparado com folhas desidratadas e moídas e a temperaturas mais baixas.
- Temperatura da água: 45-50 °C
- 1 litro de água
- 1/2 da cabaça de erva-mate
Preparação com Cabaça (ou outro recipiente):
- Aquecer a água até atingir entre 45 e 50 °C.
- Colocar a erva-mate até 2/3 da cabaça, tapar com a mão e incliná-la para que a erva se concentre num dos lados.
- Em seguida, colocar um pouco da água quente no espaço não ocupado pela erva-mate.
- Deixar a cuia inclinada durante cerca quatro minutos para fixar a erva na lateral da cabaça.
- Endireitar novamente a cabaça e encher com mais água.
- Com a parte de cima da bombilha coberta, inseri-la cuidadosamente no lado oposto ao da erva-mate.
- Beber e desfrutar; idealmente, partilhando com amigos.
Tereré
Semelhante ao Chimarrão, mas feita com água fria, o tereré pode levar ainda frutas e ervas aromáticas para enriquecer o seu sabor. É comum usar hortelã e erva cidreira.
- Temperatura da água: fria
- 1/2 do copo de tereré de erva-mate;
- 1 litro de água;
- Sumo de um citrino (limão ou laranja);
- Rodelas de limão ou laranja;
- Cubos de gelo;
Preparação com copo de tereré (ou outro recipiente):
- Colocar a erva-mate no copo.
- Numa garrafa térmica, misturar o sumo de citrino, os cubos de gelo, a água e as rodelas de limão ou laranja.
- Adicionar essa infusão aromatizada à erva-mate e deixar repousar durante alguns minutos.
- Beber e desfrutar.
Outras bebidas com erva mate
Além de ser consumida na forma de chá tradicional, a erva-mate pode ser utilizada para preparar diferentes tipos de bebidas, proporcionando sabores únicos e refrescantes. Aqui estão algumas opções:
- Mate Gelado: é a versão gelada do chá mate, que pode ser adoçada com mel ou adoçante e à qual se pode adicionar limão ou hortelã;
- Batido de Mate: misturando leite ou iogurte, frutas e erva-mate, obtém-se um batido refrescante, saudável e delicioso;
- Cappucino Mate: a combinação energética de café com erva-mate, não é mais do que um cappuccino com infusão de erva-mate;
- Matejito: um cocktail com base na erva-mate e o tradicional Mojito;
A erva-mate é extremamente versátil e pode ser facilmente combinada em vários tipos de bebidas e na própria culinária. Um pouco de imaginação é quanto basta para desfrutar desta erva. Com os seus diversos benefícios para a saúde e diferentes formas de preparo, esta planta tem conquistado cada vez mais admiradores pelo mundo. Ainda que ainda não tenha a tração do chá matcha japonês ou do masala chai indiano, começa a notar-se um crescimento em popularidade.
Experimente e aproveite os sabores únicos que a erva-mate pode oferecer!
Sorry, the comment form is closed at this time.