WhatsApp

Melão de São Caetano: benefícios e propriedades do chá

A espécie selvagem “Momordica charantia” (melão amargo, pepino amargo, melãozinho, cabaço amargo, gourd amargo, fruto de cobra ou karela) é uma videira tropical e subtropical que cresce nos trópicos e nos subtrópicos. Dentro da família Cucurbitaceae, com frutos comestíveis, é a mais amarga das verduras. Embora seja uma espécie nativa dos trópicos, ainda não está claro de qual país é a sua verdadeira origem.

Devido à desflorestação global das florestas, a Momordica está a ser amplamente plantada na Índia, Paquistão, África do Sul, Sudoeste Asiático, China, África e Caraíbas. Este interesse na plantação desta espécie também se deve à elevada quantidade de propriedades medicinais benéficas para o tratamento auxiliar de diversas doenças. Na medicina étnica, é usada como antibiótico. Enquanto na medicina turca, é aplicado no tratamento de úlceras estomacais.

O Chá de Melão de São Caetano contribui para a manutenção da glicemia e desintoxicação do organismo. Saiba quais os seus benefícios e propriedades deste poderoso chá antioxidante. Boa leitura!

Chá de Melão São Caetano

Benefícios do Chá de Melão de São Caetano

Conhecido como Nigagori na China e Ku Gua no Japão, o Melão de São Caetano é uma planta trepadeira, com propriedades medicinais, de cheiro bastante desagradável. Esta espécie definida por muitos como “daninha” desenvolve flores de cor amarelo-esbranquiçada. A parte mais consumida da Momordica charantia é o fruto que quando maduro apresenta uma cor vermelho-amarelada e sabor doce. No entanto, antes de amadurecer apresenta um sabor amargo.

Atualmente, esta planta asiática é uma das plantas mais apreciadas  e consumidas em África e nas Américas. O Melão de São de Caetano contém baixa quantidade de calorias, no entanto, é enriquecido em fibras. Graças à sua forte componente nutritiva, a Momordica favorece a melhoria dos sintomas de algumas doenças graves. Esta atuação medicinal deve-se às suas propriedades hipoglicemiante, cicatrizante, adstringente, anti-inflamatória, antiviral, antimicrobiana e afrodisíaca (encontrada nas raízes).

O Chá de Melão de São Caetano é popularmente consumido para o controlo dos níveis de açúcar no sangue (glicemia ou diabetes). Esta ação deve-se ao facto de o Melão de São Caetano conter princípios ativos e substâncias naturais que estimulam o pâncreas a produzir insulina e o fígado a armazená-la. Em simultâneo, à redução da absorção de glicose a nível intestinal através do seu efeito purificador.

Além de ser aplicado para o equilíbrio da glicemia, o Chá de Melão de São Caetano poderá contribuir para a melhoria da circulação sanguínea, eliminação de pedras nos rins, processo de emagrecimento e o aumento da imunidade. Poderá também ser aplicado como método auxiliar no tratamento da prisão de ventre, bem como, no combate às hemorroidas e à diarreia.

Melão de São Caetano

Nas Caraíbas, o Chá de Melão de São Caetano é usado para o alívio da febre. A nível global, este poderoso chá desintoxicante é usado para a regulação hormonal feminina, colesterol e pressão arterial. Este potencial medicinal poderá promover a eliminação de substâncias nocivas ao bom funcionamento do organismo, expulsando-as através das fezes, urina e suor. O Chá de Melão de São Caetano poderá ser um excelente aliado no alívio do desconforto estomacal provocado pelo consumo excessivo de alimentos.

Quanto aos seus benefícios para a saúde da pele, a Momordica charantia contribui para a redução de infeções dermatológicas. Segundo alguns estudos científicos recentes, as proteínas extraídas do Melão de São Caetano poderão contribuir para o bloqueio da evolução das células cancerígenas. No entanto, ainda estará em pesquisa. 

Poderá consumir Chá de Melão de São Caetano para o alívio dos gases gastrointestinais e da tosse com catarro. A toma deste chá é desaconselhado para grávidas, mulheres que amamentam e lactentes. Também deverá ser evitado por pessoas que sofram de hipoglicemia ou glicemia baixa. Para obter resultados eficazes, é recomendado a prática de um estilo de vida saudável.

Bitter Melon

Designações internacionais do Melão de São Caetano

O Melão de São Caetano poderá ter as seguintes designações internacionais: Bitter Melone, Bitterkomkommer, Sopropo, Karaila, Balsempeer (NL), Balsamka, Przepękla Ogórkowa (PL) Karvaskurkku (FI), Balsambirne, Bittergurke, Balsamapfel (DE), Karella-kibekurk (ET), Horka okurka (CZ), Momórdiga (ES), Balzsamkörte (HU), Amargo Agurk, Grenka kumara (SL), Bittergurka (SE), Beiskjugúrka (IS) e Melone Balsamfrukt.

Até ao próximo artigo!

Chás do Mundo 

"A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo.”

Deixe um comentário