Erva Chapeu de Couro: para que serve, benefícios e contraindicações
A “ Erva Chapéu de Couro” é uma famosa planta da cultura tradicional brasileira com propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, depurativas, anti-hipertensoras, adstringentes, energéticas, laxantes, antioxidantes e desintoxicantes. Além de ser denominada de “Echinodorus macrophyllus”, esta planta medicinal contém as seguintes denominações: chá-da-campanha, erva-do-brejo, erva-do-pântano e erva-de-mineiro. Venha connosco nesta aventura pelo mundo dos chás e aprenda mais sobre a Erva Chapéu de Couro para que serve, seus benefícios e contradições.
Existem duas variedades de plantas “Chapéu de Couro” repletas de sais minerais: “Echinodorus macrophyllus” e “Echinodorus grandiflorus”. Ambas contêm propriedades diuréticas e depurativas benéficas para o bem-estar gástrico, intestinal, renal e urinário.
Chá de Chapéu de Couro para que serve e benefícios
O chá de Chapéu de Couro ou Chá Mineiro corresponde a um chá medicinal, habitualmente usado para o tratamento de inflamações na garganta, estômago, rins, intestinos, bexiga, articulações, bem como, para combater os efeitos do excesso de ácido úrico. Poderá ser ainda consumido para promover, de forma indireta, o emagrecimento e a perda de peso graças às suas propriedades diuréticas e depurativas.
Embora seja um ligeiro laxante, o Chá Mineiro poderá auxiliar no alívio dos sintomas provocados pela prisão de ventre, infecções urinárias, artrite, hipertensão, gota, pedra nos rins, gripe e retenção de líquidos. Uma parte dos benefícios do chapéu de couro poderá dever-se à sua ação protetora que poderá contribuir para a regeneração renal e hepática, após a ingestão prolongada de medicamentos.
Este poderoso chá medicinal é feito à base das folhas ou das raízes da planta “Chapéu de Couro” conhecida pelas suas folhas largas e rígidas, de aparência idêntica à pele de couro. No Brasil, é habitual o uso da denominação “erva-do-pântano” por esta planta se encontrar em espaços naturais com frequentes fluxos de água. Pelo que poderá ser classificada de planta semi-aquática. Em estado natural, poderá ser usada como alimento (PANC) em refrescos.
O consumo de chá de Chapéu de Couro poderá contribuir para o processo de emagrecimento através da sua ação benéfica na eliminação de toxinas no organismo promovendo em simultâneo, o desinchaço corporal. Em conciliação com a sua propriedade anti-inflamatória, o Chá Mineiro poderá ajudá-lo a emagrecer e a perder peso. Poderá ainda, contribuir para a redução do colesterol alto e promover o desaceleramento do envelhecimento da pele.
A utilização de compressas frias mergulhadas em Chá Mineiro poderá auxiliar na cicatrização de feridas na pele.
Onde comprar o chá de Chapéu de Couro? Poderá encontrar a planta “Chapéu de Couro” em lojas de ervanária e parafarmácias, seja em chá, tintura ou em suplemento alimentar.
Contraindicações do chá de Chapéu de Couro
O chá de Chapéu de Couro é contraindicado para pessoas que sofrem de hipotensão arterial (pressão arterial baixa), bem como, de distúrbios no coração (por exemplo, insuficiência cardíaca) e nos rins. Esta contraindicação deve-se à ação do Chá de Mineiro no relaxamento dos vasos sanguíneos que poderão promover a redução da pressão arterial.
O consumo deste chá é ainda desaconselhado para grávidas, mulheres que amamentam e lactentes. A toma deverá ser feita durante o período recomendado e nunca, de forma prolongada.
Curiosidade: Refrigerante brasileiro “Mineirinho”
O “Mineirinho” é um conhecido refrigerante produzido no Brasil à base de extrato de guaraná e de chapéu de couro. Criado há mais de 80 anos, o “Mineirinho” é popularmente conhecido pelos brasileiros como um refrigerante único, sem concorrência direta, com extrato de “Chapéu de Couro”. Além de ser conhecido pelas propriedades medicinais da planta “Chapéu de Couro”, o “Mineirinho” é produzido ainda de acordo com a fórmula original.
Como preparar o Chá de Chapéu de Couro?
Para preparar este chá deverá começar pela aplicação de 2 colheres de sopa de Chapéu de Couro em folhas num recipiente com um litro de água (1L) previamente fervida. Depois, tape o recipiente e deixe repousar por 10 minutos. Por fim, é só coar e deixar arrefecer um pouco. É recomendado o consumo de Chá Mineiro em estado quente (sem queimar), logo a seguir ao preparo ou durante as primeiras 24h após a sua preparação, de modo a usufruir dos seus nutrientes.
É recomendado ainda, a toma de 2 a 3 chávenas por dia, sem adição de qualquer tipo de açúcar ou adoçante.
Experimente e conte-nos a sua experiência!
Sorry, the comment form is closed at this time.