WhatsApp

Os 3 Chás Mais Caros e Raros do Mundo: Curiosidades

O chá é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Cada cultura vive o momento do chá de forma distinta e usufrui das suas propriedades para diferentes fins. No mundo, existem diversos chás, infusões e tisanas que contém características e propriedades específicas. É nesta noção que encontramos os chás mais caros e raros do mundo que representam os chás mais valiosos de sempre.

Em 2017, concluiu-se num estudo global que, em média, cada pessoa ingere 236 chávenas de chá por ano. Originária da China, esta bebida saudável terá entrado na Europa através dos japoneses e ganho de imediato, adeptos na Holanda. No entanto, foi no Reino Unido que ganhou maior relevância com a chegada da Princesa Catarina de Bragança, difundindo-se, rapidamente, nos restantes países europeus. Devido ao elevado volume de produção, a China é responsável por 41% do mercado do chá.

O chá pode fazer parte das nossas casas desde há milhares de anos, mas será que consegue identificar os três chás mais caros e raros do mundo? Se não, este artigo irá ajudá-lo (a). Descubra tudo! Boa leitura.

camellia-sinensis-china-tea-cha

Chás mais caros e raros do mundo

Da Hong Pao

Atualmente, o Da Hong Pao é considerado o chá mais caro e raro do mundo. Este produto tradicional chinês é obtido através das seis únicas árvores mães de chá Da Hong Pao com mais de 350 anos localizados num penhasco no Monte Muyi, na China. O termo “Da Hong Pao” traduz-se na expressão “Grande Manto Vermelho” e é um dos chás mais valiosos da China, com valor comercial superior ao do ouro. O preço e a raridade deste chá real deve-se à diminuída e crítica produção das folhas devido à idade prolongada das árvores. 

Existem várias lendas em redor da origem do chá Da Hong Pao. Destas, a mais conhecida pela população em geral envolve a mãe de um dos imperadores da Dinastia Ming. Segundo a lenda, o chá Da Hong Pao foi oferecido à mãe do imperador quando estava doente. Após a toma prolongada deste chá, o seu estado de saúde melhorou de tal forma que acabou por ficar curada. Em jeito de agradecimento, o imperador doou mantos avermelhados ao produtor camponês de chá Da Hong Pao para serem colocados junto das árvores. Existem relatos que afirmam que estes mantos cobriram quatro arbustos.  

Na antiguidade chinesa, a colheita dos botões vermelhos deste chá era feita por macacos domesticados. Isto porque a cor avermelhada dos botões atraia a sua atenção ao contrário da cor verde das folhas. Favorecendo assim, a fácil colheita sem danificar as árvores.

chas-raros-chas-caros

O chá Da Hong Pao pertence à família dos chás Oolong também conhecido como “Yancha” ou “Chá da Falésia”. Caracteriza-se pelo seu sabor prolongado, doce e mineral, bem como, pelo seu aroma a orquídea. Relativamente ao seu potencial terapêutico, o Da Hong Pao poderá contribuir para o alívio do stress, equilíbrio do organismo e retardar o envelhecimento. A última colheita deste chá raro e valioso foi em 2005. No entanto, devido à idade avançada das árvores restantes julga-se que o fim da sua produção terá sido definitivo.

Com o passar do tempo, o Da Hong Pao tornou-se num dos chás mais lendários da China. A cada ano, é praticado um ritual em louvor aos arbustos produtores deste chá através de uma oração a Lu Yu, o deus do chá.

Chá PG Tips com Diamantes

Produzido no Reino Unido, o PG Tips com Diamantes é composto por chá imperial de prata revestido à mão por uma saqueta com 280 diamantes. Normalmente, a sua produção demora três meses. Criado pela PG Tips, este chá de elevado valor monetário surgiu da celebração do 75º aniversário da marca. O montante obtido nas vendas foi revertido em doações para o Hospital Infantil Real em Manchester conhecido por acolher mais de 200 mil jovens por ano. Embora seja um chá valioso, esta caracterização deve-se aos diamantes e não, propriamente, ao fator de raridade das folhas.

Este produto esteticamente interessante, foi alvo de várias críticas pelos admiradores de chá devido à inutilidade dos diamantes no consumo de chá. Além do seu valor monetário elevado.

panda-esterco-de-panda-an-yanshi

Chá de Esterco de Panda

Embora seja denominado “Chá de Esterco de Panda”, este chá específico não é composto por fezes de panda. Esta denominação deve-se ao uso das fezes de panda como fertilizante nos arbustos de chá. Este reaproveitamento sustentável deve-se à riqueza nutricional deste composto natural de origem animal. As fezes de panda contém 70% dos resíduos oriundos da sua alimentação à base de folhas de chá e bambu. Segundo especialistas, o Chá de Esterco de Panda contém um sabor característico, próximo das nozes.

Este chá foi criado pelo ex-professor e empresário chinês An Yanshi e é cultivado em Chengdu, na província de Sichuan.

Outros chás valiosos e raros do mundo

1) Narciso Vintage ou “Narcissus Vintage”;

2) Tieguanyin;

3) Botões de Chá de Ouro Amarelo;

4) Poo Poo Pu-Erh ou Poo Poo Puerh;

5) Gyokuro;

6) Flor de Tienchi.

Continue na companhia dos melhores chás do mundo e até ao próximo artigo!

Chás do Mundo 

“A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca “Chás do Mundo ®” que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo.”

Deixe um comentário