Chás para crianças: os que podem ser oferecidos e os que devem ser evitados
Várias são as dúvidas quanto ao consumo de chás para crianças e bebés e . O certo é que a Organização Mundial de Saúde (OMS), não recomenda o consumo de chás ou infusões antes dos seis meses. Sendo que até este limite etário, apenas deverão consumir leite materno. Mesmo havendo abertura para o consumo de outros alimentos. Daí a importância no conhecimento das plantas e ervas naturais que poderão ser usadas de acordo com os seus princípios ativos e respetivos constituintes.
E será que os chás poderão ser adoçados para melhor conforto da criança? A resposta é bastante controversa para muitos pais. No entanto, como o chá se trata de uma bebida à base de ingredientes naturais, a adição de um elemento adoçante irá, possivelmente, desfavorecer o seu potencial medicinal. Esta habituação ao sabor doce do chá poderá potencializar o gradual aumento preferencial por alimentos com açúcar. Algo que poderá não ser benéfico para a saúde das crianças.
Mas, afinal, quais os chás que podem ser dados às crianças? Comecemos por remover todos os tipos de chá com presença de cafeína, tais como, chá preto e erva-mate. Confira a listagem de chás que podem ser oferecidos aos mais pequenos. Boa leitura!
A importância dos chás para as crianças
Antes de iniciar a prática do consumo de chá, é fundamental compreender a importância desta opção saudável no crescimento das crianças. O primeiro passo inicia-se pela noção de dosagem e período de tempo recomendados para cada tipo de chá. Isto porque o consumo consciente desta bebida só poderá favorecer o bem-estar da criança quando praticado de acordo com as suas recomendações.
Deverá também ter em atenção a escolha do tipo de chá e o estado em que este se apresenta. Geralmente, é preferível a seleção de ingredientes frescos para melhor captação dos seus princípios ativos. No entanto, nem sempre é fácil ter acesso a plantas ou ervas no seu estado natural. Para contrariar este difícil acesso para alguns pais, é possível preparar esta bebida com ingredientes desidratados. Também eles, repletos de propriedades e benefícios.
Na maioria dos casos, os bebés e as crianças reagem bem ao consumo de chá. No entanto, é importante estar atento. Temos organismos diferentes e uma criança estará sempre mais exposta a possíveis reações adversas na toma de algum tipo de chá. Caso a criança desenvolva uma reação negativa em relação ao chá devido ao seu sabor, é importante que realce a importância do seu consumo sem adição de açúcar. Se insistir, poderá adicionar uma quantidade reduzida de mel. Lembre-se que só o poderá fazer em crianças com idade superior a 1 ano.
Em relação à preparação dos chás para criança, é recomendada especial atenção à temperatura da água. Como se trata de uma solução natural para bebés e crianças é importante que proceda ao aquecimento da água até surgirem as primeiras bolhas. Não será necessário a fervura da água. Poderá começar pela aplicação de metade desta água numa chávena, proceder à aplicação dos ingredientes do chá e aguardar o tempo necessário de infusão. Após esta ação, poderá equilibrar a temperatura da água com adição de água fria. Teste a temperatura antes de dar ao bebé ou à criança.
As melhores opções desta bebida saudável para as crianças serão os chás de frutas e de ervas, preparadas à base de água mineral. É recomendado a toma do chá após as refeições principais. Não será recomendado antes devido à influência do chá na saciedade. Provavelmente, o melhor será antes de dormir.
O afastamento de chás ou infusões com cafeína estará relacionado com a sua influência negativa no sono, energia e imunidade dos bebés e das crianças.
Chás para crianças e bebés
- Camomila – recomendado para os bebés com idade superior a 6 meses;
- Rosa Canina;
- Erva-Cidreira;
- Tília;
- Valeriana;
- Hortelã-Pimenta;
- Funcho – recomendado para bebés com idade superior a 6 meses;
- Anis;
- Erva-Doce;
- Malva;
- Erva Príncipe.
Os chás para crianças são uma excelente opção para complementar a rotina dos meninos, proporcionando benefícios como relaxamento e alívio de desconfortos digestivos. Ao escolher chás naturais e seguros, como camomila e erva-doce, oferece-se uma alternativa saudável e agradável, especialmente para momentos de calma antes de dormir. Estes chás para crianças são também uma alternativa saborosa às bebidas açucaradas.
Ao optar por chás para crianças, é fundamental selecionar opções sem cafeína e sem aditivos artificiais. Integrar chás na rotina diária das crianças pode ajudar a promover hábitos saudáveis e um bem-estar geral, tornando-se aliados valiosos na saúde infantil.
Até ao próximo artigo!
Sorry, the comment form is closed at this time.