Manuel explica as diferenças entre Chás e Tisanas

Descubra as Diferenças entre Chás e Tisanas

Manuel Tiago está há 18 anos à frente da Chás do Mundo, um espaço em Leiria que oferece mais de 2000 variedades de chás. “Antes de me dedicar exclusivamente ao chá, tinha um estabelecimento de restauração onde já vendia chás avulsos. Decidi-me especializar por ser um setor diferenciador,” explica Manuel.

Chá ou Tisana?

Uma dúvida comum é a diferença entre chá e tisana. Segundo Manuel Tiago, “um chá, para merecer esse título, deve conter folhas de ‘Camellia sinensis‘. Exemplos são o chá verde, chá preto e chá branco.” Todas as outras infusões feitas a partir de frutas, ervas ou cascas, que não contêm ‘Camellia sinensis’, são chamadas de tisanas ou infusões. Assim, “chá” de camomila, “chá” de tília e “chá” de cidreira são, na verdade, tisanas.

Todos os Chás Provenientes da Mesma Planta

Todos os chás, como o verde, preto e branco, provêm da mesma planta, a ‘Camellia sinensis‘. As diferenças entre eles resultam do tempo de secagem das folhas e dos processos adicionais, como fermentação. Os chás Oolong e Pu Erh, por exemplo, passam por um processo de secagem e fermentação que os diferencia.

Teína nos Chás

Os chás (Camellia sinensis) contêm teína, a menos que sejam descritos como “desteínados” ou “descafeinados”. De forma geral, chás mais escuros tendem a ter mais teína. Se preferir uma bebida sem teína, opte por tisanas de frutas ou ervas, evitando plantas estimulantes como a erva-mate. Infusões de Rooibos são uma excelente alternativa, pois são naturalmente sem teína e conhecidas por suas propriedades antioxidantes.

Rooibos vs. Chá

Rooibos, apesar de muitas vezes chamado de “chá vermelho”, é na verdade uma tisana proveniente da planta sul-africana ‘Aspalathus linearis‘ e não está relacionado com a ‘Camellia sinensis‘. Não contém teína e é popular em regimes de emagrecimento.

O chá Matcha, por outro lado, é um superalimento obtido a partir das folhas mais jovens do chá verde. Essas folhas são protegidas da luz solar e, após a colheita, são moídas em pó fino. O matcha é mais concentrado que outros chás e oferece benefícios rápidos, como a redução de colesterol e a prevenção de câncer.

Métodos de Preparação

Os chás e tisanas não são preparados da mesma forma. Cada tipo deve seguir dois critérios: temperatura da água e tempo de infusão. Existem três métodos principais:

  1. Infusão: Colocar água quente sobre a planta e deixar em infusão. O tempo varia conforme o tipo de planta ou fruto.
  2. Decocção: Usado para raízes, cascas e talos. Consiste em ferver o ingrediente em água fria por 3 a 10 minutos, mantendo o recipiente tapado enquanto esfria.
  3. Maceração: Utilizado para licores e xaropes. As plantas picadas são misturadas com uma solução líquida (água, álcool, azeite, etc.) e o processo pode durar de 12 horas a vários dias.

Conservação de Chás

Para preservar as plantas usadas em infusões, mantenha-as longe de calor, variações de temperatura e cheiros fortes. Armazene em latas herméticas em locais frescos, secos e sem luz solar direta.

Venha conhecer-nos e descubra mais sobre o fascinante mundo dos chás e tisanas!

 

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.