WhatsApp

Descubra os 15 melhores chás para aliviar cólicas menstruais

Todos os meses, milhares de mulheres sofrem com a chegada da menstruação. A dismenorreia ou cólica menstrual manifesta-se por sintomas de leve, média e severa intensidade que afetam, principalmente, o bem-estar de adolescentes e de mulheres jovens. Esta condição feminina primária ou secundária define-se por uma dor pélvica temporária ou recorrente que ocorre durante o ciclo menstrual. Segundo uma pesquisa, “50% das mulheres sentem cólicas menstruais em alguma fase da vida.”

Existem casos que o período menstrual é de tal forma doloroso que impossibilita a prática de tarefas comuns, como estudar ou trabalhar. Felizmente, para algumas mulheres, a licença menstrual é um direito natural no meio laboral em países tais como: Japão, Zâmbia, Coreia do Sul e Taiwan. Na Zâmbia (África do Sul), as mulheres durante a menstruação podem tirar um dia de folga ao mês quando assim o desejarem, sem necessidade de um atestado médico. Embora a Indonésia permita a folga de 2 dias ao mês, esta condição tem de ser confirmada por especialistas.

Conheça mais curiosidades da menstruação e descubra os 15 melhores chás para aliviar cólicas menstruais. Boa leitura!

Dores-colicas-menstruais-pain-menstrual-cramps

Dismenorreia ou Cólica Menstrual: Curiosidades

Segundo estudos recentes, “uma em cada 10 mulheres sofre de dismenorreia, dor menstrual tão grave que chega a interferir com a sua atividade diária.” A Espanha poderá ser o único país da Europa aplicar a licença menstrual remunerada de 3 dias de folga em cada mês para as mulheres que sofram de dismenorreia grave. Para esta condição serão considerados outros sintomas além da cólica menstrual. Embora aplicável, ainda existem algumas divergências relativamente aos transgéneros e às pessoas não-binárias.

Trabalhar com dor reduz a produtividade e foco de maneira significativa (...) muitas pessoas ficam mais sonolentas ou com mudanças na alimentação, factos que interferem diretamente no trabalho”. No combate às dores menstruais, a maioria das mulheres recorre à toma de medicamentos com efeito anti-inflamatório, analgésico, antiespasmódico ou a tratamentos hormonais. Esta prática comum poderá ser o reflexo da desvalorização social face à dismenorreia.

cha-de-hibisco-tea-hibiscus

A dismenorreia pode ser classificada como primária ou secundária. A dismenorreia primária define-se pelo desenvolvimento de sintomas ligeiros após a menarca (primeira menstruação), que podem prolongar-se até à menopausa, sem qualquer causa patológica. Este tipo de dismenorreia reproduz dor ligeira a severa, dias ou horas antes do início, ou durante a menstruação. Geralmente, esta dor é mais intensa nos três primeiros dias do ciclo menstrual. Estas dores surgem das “prostaglandinas produzidas no endométrio que provocam a contração dos músculos e dos vasos sanguíneos do útero.

Em contrapartida, a dismenorreia secundária resulta de alguma doença ou infeção que perturbam o normal funcionamento do sistema reprodutor em mulheres acima dos 30 anos. Carateriza-se pelo conjunto de dores menstruais que persistem com elevada intensidade durante todo o ciclo menstrual.

15 Melhores chás para aliviar cólica menstrual

  • Barbas de Milho;
  • Camomila;
  • Canela;
  • Gengibre;
  • Calêndula;
  • Orégão;
  • Valeriana;
  • Hibisco;
  • Alecrim;
  • Cravo;
  • Manjerona;
  • Vitex (Agnus-castus);
  • Lavanda;
  • Hortelã;
  • Artemísia.

botija-de-agua-quente-relief

Sintomas de Dismenorreia

Os principais sintomas de dismenorreia são os seguintes: cansaço, dor pélvica, inchaço abdominal, fraqueza, náuseas, cãibras nas pernas, transpiração excessiva, mau humor, enxaqueca, irritação e nervosismo.

A intensidade das cólicas menstruais poderá ser agravada pela desnutrição do organismo.

Dicas para diminuir cólicas menstruais

Além da toma de chás, existem outras formas naturais que poderão auxiliar no alívio das cólicas menstruais. Confira algumas dicas para dores menstruais:

1) Pratique exercícios que fortaleçam o assoalho pélvico. Invista em caminhadas ao ar livre e em passeios de bicicleta;

2) Use uma bolsa térmica com água quente, pousando-a de forma intercalada na zona abdominal e lombar. Poderá optar pelo uso de uma toalha húmida quente;

3) Faça automassagem deitada num local confortável;

4) Evite o consumo de alimentos pró-inflamatórios;

5) Descanse o máximo que puder;

6) Tome banho de imersão com água morna;

7) Consuma refeições leves;

8) Experimente técnicas de reflexologia;

9) Recorra á acupuntura;

10) Beba mais água;

11) Evite situações de stress.

Experimente as nossas sugestões de chás para cólicas menstruais e melhore a sua relação com a menstruação. Até ao próximo artigo!

Chás do Mundo 

“A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo.”

Fontes:

  • Artigo “Já ouviu falar em licença menstrual? Ao menos cinco países já adotaram a medida”, Saúde da Mulher em “O Tempo”;
  • Artigo “Tudo sobre a dismenorreia”, Blogue “IVI Doa”;
  • Artigo “Dismenorreia: o que é e como se pode tratar”, Dor, Saúde Mulher, CUF.

Deixe um comentário