WhatsApp

Chá de Chapéu de Couro: Propriedades e Contraindicações

A “Chapéu de Couro” é uma famosa planta da cultura tradicional brasileira com propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, depurativas, anti-hipertensoras, adstringentes, energéticas, laxantes, antioxidantes e desintoxicantes. Além de ser denominada de “Echinodorus macrophyllus”, esta planta medicinal contém as seguintes denominações: chá-da-campanha, erva-do-brejo, erva-do-pântano e erva-de-mineiro.

Existem duas variedades de plantas “Chapéu de Couro” repletas de sais minerais: “Echinodorus macrophyllus” e “Echinodorus grandiflorus”. Ambas contêm propriedades diuréticas e depurativas benéficas para o bem-estar gástrico, intestinal, renal e urinário.

Venha connosco nesta aventura pelo mundo dos chás e conheça os benefícios do chá de Chapéu de Couro!

Propriedades e Contraindicações do Chá de Chapéu de Couro

Benefícios do Chá de Chapéu de Couro

O chá de Chapéu de Couro ou Chá Mineiro corresponde a um chá medicinal, habitualmente usado para o tratamento de inflamações na garganta, estômago, rins, intestinos, bexiga, articulações, bem como, para combater os efeitos do excesso de ácido úrico. Poderá ser ainda consumido para promover, de forma indireta, o emagrecimento e a perda de peso graças às suas propriedades diuréticas e depurativas.

Embora seja um ligeiro laxante, o Chá Mineiro poderá auxiliar no alívio dos sintomas provocados pela prisão de ventre, infecções urinárias, artrite, hipertensão, gota, pedra nos rins, gripe e retenção de líquidos. Uma parte dos benefícios do chapéu de couro poderá dever-se à sua ação protetora que poderá contribuir para a regeneração renal e hepática, após a ingestão prolongada de medicamentos. 

Este poderoso chá medicinal é feito à base das folhas ou das raízes da planta “Chapéu de Couro” conhecida pelas suas folhas largas e rígidas, de aparência idêntica à pele de couro. No Brasil, é habitual o uso da denominação “erva-do-pântano” por esta planta se encontrar em espaços naturais com frequentes fluxos de água. Pelo que poderá ser classificada de planta semi-aquática. Em estado natural, poderá ser usada como alimento (PANC) em refrescos.

O consumo de chá de Chapéu de Couro poderá contribuir para o processo de emagrecimento através da sua ação benéfica na eliminação de toxinas no organismo promovendo em simultâneo, o desinchaço corporal. Em conciliação com a sua propriedade anti-inflamatória, o Chá Mineiro poderá ajudá-lo a emagrecer e a perder peso. Poderá ainda, contribuir para a redução do colesterol alto e promover o desaceleramento do envelhecimento da pele.

A utilização de compressas frias mergulhadas em Chá Mineiro poderá auxiliar na cicatrização de feridas na pele.

Onde comprar o chá de Chapéu de Couro? Poderá encontrar a planta “Chapéu de Couro” em lojas de ervanária e parafarmácias, seja em chá, tintura ou em suplemento alimentar.

Chá de Chapéu de Couro

Contraindicações do chá de Chapéu de Couro

O chá de Chapéu de Couro é contraindicado para pessoas que sofrem de hipotensão arterial (pressão arterial baixa), bem como, de distúrbios no coração (por exemplo, insuficiência cardíaca) e nos rins. Esta contraindicação deve-se à ação do Chá de Mineiro no relaxamento dos vasos sanguíneos que poderão promover a redução da pressão arterial.

O consumo deste chá é ainda desaconselhado para grávidas, mulheres que amamentam e lactentes. A toma deverá ser feita durante o período recomendado e nunca, de forma prolongada.

Curiosidade: Refrigerante brasileiro “Mineirinho"

O “Mineirinho” é um conhecido refrigerante produzido no Brasil à base de extrato de guaraná e de chapéu de couro. Criado há mais de 80 anos, o “Mineirinho” é popularmente conhecido pelos brasileiros como um refrigerante único, sem concorrência direta, com extrato de “Chapéu de Couro”. Além de ser conhecido pelas propriedades medicinais da planta “Chapéu de Couro”, o “Mineirinho” é produzido ainda de acordo com a fórmula original.

Como preparar o Chá de Chapéu de Couro?

Para preparar este chá deverá começar pela aplicação de 2 colheres de sopa de Chapéu de Couro em folhas num recipiente com um litro de água (1L) previamente fervida. Depois, tape o recipiente e deixe repousar por 10 minutos. Por fim, é só coar e deixar arrefecer um pouco. É recomendado o consumo de Chá Mineiro em estado quente (sem queimar), logo a seguir ao preparo ou durante as primeiras 24h após a sua preparação, de modo a usufruir dos seus nutrientes.

É recomendado ainda, a toma de 2 a 3 chávenas por dia, sem adição de qualquer tipo de açúcar ou adoçante.

Experimente e conte-nos a sua experiência!

Chás do Mundo 

"A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo."

Deixe um comentário