WhatsApp

Descubra os benefícios da Unha de Gato

Cientificamente denominada de Uncaria tomentosa, a Unha de Gato é uma planta medicinal muito popular no Peru devido às suas propriedades diuréticas, analgésicas, antioxidantes, antivirais e anti-inflamatórias. 

Esta poderosa planta rica em nutrientes essenciais assume a forma de uma trepadeira arbustiva que cresce apoiada, geralmente, numa árvore com folhas compostas, ovais e opostas. Quando consumida em chá, poderá auxiliar no tratamento de miomas, infertilidade, ovários policísticos, infeções urinárias, artrite, amigdalite, sinusite e rinite. Além disso, poderá atuar no reforço das defesas e como depuradora.

Desfrute e conheça as propriedades medicinais da Unha de Gato!

Benefícios da Unha de Gato

Segundo relatos históricos, os Incas foram os primeiros a ter conhecimento dos benefícios da Unha de Gato para a saúde observados através da ação dos seus princípios ativos. Terá sido a partir da partilha de conhecimentos com os Índios que a Unha de Gato terá se difundido como alternativa natural e medicinal no tratamento de doenças inflamatórias tais como: artrite, gastrite e reumatismo. 

Unha de Gato é reconhecida em especial pelas suas propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, eficazes no tratamento auxiliar contra inflamações intestinais, digestivas, articulares, ósseas e musculares. Promovendo assim, a cicatrização interna. O nome “Unha de Gato” deve-se à aparência dos talos das folhas às garras dos gatos, bem como, da sua agilidade a trepar árvores tal como se tratasse de um gato.

Esta planta nutricional da família das Rubiaceae contém baixo índice de toxicidade e desenvolve-se com grande facilidade em regiões da América do Norte e Sul. Idealmente, é recomendado o consumo do chá de Unha de Gato durante as primeiras 24h após a sua preparação, sendo preferencial a sua toma em estado quente. O seu consumo inicial poderá provocar uma ligeira alteração do normal funcionamento do organismo provocando alguns efeitos colaterais tal como: diarreia.

A sua propriedade antioxidante deriva da elevada quantidade de flavonoides que contribuem para a melhoria da circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunitário e na regulação da pressão arterial. Sendo uma excelente opção para pessoas que sofrem de SIDA. Além disso, previne o aparecimento de doenças degenerativas graças à sua ação na eliminação das radicais livres que prejudicam o bom funcionamento do organismo. 

O consumo de chá de Unha de Gato também é recomendado para tratamento de herpes simples e diabetes. Poderá ainda, atuar na absorção de líquidos acumulados promovendo o desinchaço corporal. Assim sendo, será recomendado para pessoas que sofrem de obesidade. Então, a Unha de Gato emagrece? Não. No entanto, é uma solução natural que poderá auxiliar no processo de emagrecimento devido à sua ação diurética. 

A Unha de Gato poderá ainda atuar como estimulante energético, antiviral e hidratante corporal devido à sua forte capacidade nutricional. Contribuindo, em simultâneo, para a melhoria das funções cerebrais e para o alívio das dores de cabeça. O consumo de unha de gato poderá auxiliar, indiretamente, a gravidez através da sua ação antifúngica e antimicrobiana que contribuem para o tratamento e prevenção de inflamações uterinas.

Poderá encontrar a Unha de Gato em lojas de ervanária e parafarmácias sob a forma de chá ou como suplemento alimentar em cápsulas.

Contraindicações da Unha de Gato

O consumo de Unha de Gato em chá ou cápsulas deverá ser praticado sob orientação médica de modo a impedir o desenvolvimento de efeitos que poderão agravar o tratamento de determinadas doenças. Como é o caso da úlcera gástrica. Quando consumido em elevadas quantidades e de forma constante, poderá ter efeito abortivo. Além disso, poderá originar o aparecimento de sintomas tais como: prisão de ventre, diarreia e enjoos. 

Segundo uma experiência desenvolvida em pacientes com Parkinson, a ação da Unha de Gato piorou o seu estado de saúde. Em determinados tratamentos cancerígenas, esta planta medicinal poderá contribuir para o alívio de sintomas provocados pela quimioterapia e radioterapia. É contraindicado para grávidas, lactentes e crianças.

O Uxi Amarelo e a Unha de Gato quanto tempo fazem efeito?

O Uxi Amarelo e a Unha de Gato quando tomados em conjunto são ótimos aliados da fertilidade feminina. Habitualmente, o consumo deste chá é recomendado para mulheres que sofram de algum tipo de problema uterino, vaginal ou urinário. Por norma, o consumo de chá de Uxi Amarelo e Unha de Gato é aplicado em patologias tais como: miomas, cistos uterinos, endometriose, candidíase, gastrite e  desregulação menstrual pela síndrome dos ovários policísticos.

Com um consumo regular de 500 ml desta solução natural, conseguirá obter resultados eficazes após 3 a 4 meses da primeira toma. Este conjunto auxilia ainda no fortalecimento da estrutura óssea.

Durante o período de consumo do chá de Uxi Amarelo e de Unha de Gato é recomendado que seja acompanhada por um ginecologista.

Como preparar o chá de Unha de Gato

Para preparar este chá deverá começar pela aplicação de uma colher de sopa de Unha de Gato em meio litro (500 ml) de água fria num bule. De seguida, deverá ferver esta solução natural em lume brando durante 15 minutos. Após a fervura, retire do lume e deixe repousar cerca de 10 minutos. Por fim, é só coar e estará pronto para consumir sem qualquer adição de açúcar ou adoçante para usufruir a 100% dos seus benefícios.

É recomendado que tome 2 a 3 chávenas por dia. Deverá proceder ao consumo do chá de Unha de Gato durante o período da manhã e somente durante um mês.

Experimente e conte-nos a sua experiência!

Chás do Mundo

"A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo."

Deixe um comentário