WhatsApp

Uxi Amarelo: conheça as propriedades desta planta medicinal

O Uxi Amarelo é uma reconhecida planta medicinal da Amazónia no Brasil e “amiga da mulher”. O Uxi Amarelo é repleto de propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, analgésicas, diuréticas, imuno-estimulantes e antioxidantes. Considerado um antibiótico natural, esta poderosa planta age na eliminação de bactérias intestinais e no tratamento de infeções urinárias. A propriedade analgésica do Uxi Amarelo resulta da presença de bergenina que promove a inibição da sensação de dor.

Mas, para que serve o Uxi Amarelo? Cientificamente denominado "Endopleura uchi", o Uxi Amarelo poderá ser ainda conhecido como axuá, pururu, uxi, uxi-liso ou uxi-pucu. Além de ser consumido em chá, o Uxi Amarelo em cápsulas é muito requisitado para fortalecimento do sistema imunitário e de prevenção contra o desenvolvimento de doenças degenerativas.

Desfrute e conheça as propriedades medicinais do Uxi Amarelo para a saúde!

Uxi Amarelo

Benefícios do Uxi Amarelo

Na Amazónia é habitual o uso do Uxi Amarelo, para limpar o útero das mulheres após o parto como método preventivo contra infeções uterinas e urinárias. Enquanto na Coreia, promove o afastamento do consumo de medicamentos narcóticos permitidos ou não por lei. Conhecido por promover a saúde íntima da mulher, o Uxi Amarelo emagrece graças à sua propriedade diurética quando consumido na dose adequada e com a prática de um estilo de vida saudável. Tal efeito é melhorado quando consumido em conjunto com a Unha de Gato.

O contributo do Uxi Amarelo para engravidar deve-se à sua influência indireta no combate contra o aparecimento de infeções nas zonas uterina e vaginal das mulheres. No entanto, o consumo de chá de Uxi Amarelo não é recomendado durante o período de gestação devido ao seu efeito abortivo. Grande parte dos benefícios desta planta medicinal, direciona-se para o alívio das dores menstruais e diminuição do stress acumulado que levam à frequente retenção de líquidos.

Outra das vantagens está no consumo de chá de Uxi Amarelo para a candidíase. Em relação ao seu efeito depurativo, o Uxi Amarelo poderá auxiliar na absorção da gordura e do açúcar presentes no sangue. Sendo fortemente recomendado para pessoas que sofrem de diabetes e colesterol alto. Conhecido por ser protetor hepático e cerebral, o Uxi Amarelo poderá contribuir para o controlo da malária.

Enriquecido com substâncias vegetais, o Uxi Amarelo é muito consumido pelo povo nativo da Amazónia devido à sua ação no combate à infertilidade feminina. O consumo de Uxi Amarelo para os homens estará direcionado para o tratamento da próstata. 

Poderá encontrar o Uxi Amarelo em lojas de ervanária e parafarmácias.

Como o Uxi Amarelo age no mioma?

O mioma representa um tumor benigno que se desenvolve na parte muscular do útero da mulher. Em geral, esta patologia atinge 50% das mulheres com idades compreendidas entre os 30 a 50 anos. O Uxi Amarelo auxilia no tratamento do mioma através da sua ação anti-inflamatória e analgésica. O seu efeito analgésico poderá promover a diminuição da sensação de dor e sangramento. 

No entanto, não é possível tratar o mioma sem uso complementar de medicação.

Contraindicações do Uxi Amarelo

Contraindicações do Uxi Amarelo

São desconhecidas contraindicações no consumo de Uxi Amarelo. No entanto, o consumo excessivo do chá de Uxi Amarelo poderá provocar o surgimento de problemas gastrointestinais.

O Uxi Amarelo e a Unha de Gato quanto tempo fazem efeito?

O Uxi Amarelo e a Unha de Gato quando tomados em conjunto são ótimos aliados da fertilidade feminina. Habitualmente, o consumo deste chá é recomendado para mulheres que sofram de algum tipo de problema uterino, vaginal ou urinário. Por norma, o consumo de chá de Uxi Amarelo e Unha de Gato é aplicado em patologias tais como: miomas, cistos uterinos, endometriose, candidíase, gastrite e desregulação menstrual pela síndrome dos ovários policísticos.

Com um consumo regular de 500 ml desta solução natural, conseguirá obter resultados eficazes após 3 a 4 meses da primeira toma. Este conjunto auxilia ainda no fortalecimento da estrutura óssea.

Durante o período de consumo do chá de Uxi Amarelo e de Unha de Gato (Uncaria tomentosa)é recomendado que seja acompanhada por um ginecologista. 

Como preparar chá de Uxi Amarelo?

Para preparar este chá deverá começar pela aplicação de uma colher de sopa de Uxi Amarelo em meio litro (500ml) de água fria num bule. A seguir, deverá ferver esta solução natural em lume brando durante 3 a 4 minutos. Após a fervura, retire do lume e deixe repousar cerca de 10 minutos. Por fim, é só coar e estará pronto para consumir sem qualquer adição de açúcar ou adoçante para usufruir a 100% dos seus benefícios.

É recomendado que tome 2 a 3 chávenas por dia. Deverá proceder ao consumo do chá de Uxi Amarelo durante o período da tarde e somente durante um mês.

Experimente e conte-nos a sua experiência!

Chás do Mundo

"A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo."

Deixe um comentário