WhatsApp

Chá de Amoreira: conheça os benefícios para as mulheres

A Amoreira preta é uma planta medicinal conhecida como “Morus nigra L.” (termo científico) habitualmente usada para tratamento da diabetes, pedra nos rins, dor de dentes, hemorragias, inflamações orais, erupções cutâneas e para limpar a bexiga. Denominada de amoreira-do-bicho-da-seda e amoreira-preta, esta planta contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, adstringentes, emolientes, antissépticas, calmantes, cicatrizantes, depurativas, diuréticas, expetorantes, laxantes e revigorantes.

O consumo de chá de folha de amoreira é recomendado com muita frequência para o tratamento da diarreia aguda. Esta ação na regulação do trânsito intestinal combate o agravamento dos sintomas e promove a resolução da diarreia. Poderá ser usada ainda, no caso de gastrite. Este poderoso chá medicinal possui 22 vezes mais cálcio que o leite e é ainda, repleto de nutrientes essenciais tais como: ferro, vitamina B, manganês, fibras, magnésio, proteínas e zinco.

Uma parte dos benefícios da Amora Miura está associada ao seu contributo na melhoria dos sintomas provocados pela menstruação e menopausa. Interessante, não é? Descubra curiosidades acerca do Chá de Amoreira e conheça mais benefícios para a saúde das mulheres!

Benefícios da Amora Miura

São vários os benefícios apontados no consumo do Chá de Folha de Amoreira. Um dos primeiros benefícios e mais abordados pela população em geral, é a sua ação no alívio dos sintomas pré-menstruais e da Menopausa. O seu forte contributo tem-se revelado essencial na diminuição das cólicas menstruais, dores de cabeça, secura vaginal, fluxo sanguíneo, calafrios, dores articulares, irritação, nervosismo, insónia, entre outros.

Quando consumido fora do período menstrual, o consumo de Chá de Folha de Amoreira poderá contribuir para a melhoria do humor, qualidade de sono, aumento do libido e lubrificação da região genital. Mas, será que o Chá de Folha de Amora emagrece? Diretamente, não. Este chá medicinal poderá contribuir de forma indireta para o desinchaço corporal através da sua ação antioxidante que poderá promover a eliminação da retenção de líquidos. E ainda, no prolongamento da saciedade.

Quanto à propriedade anti-inflamatória da Amoreira Negra, poderá contribuir para a diminuição do colesterol e gordura acumulada no Fígado e vesícula, bem como, o tratamento de inflamações orais e gástricas. No caso de inflamação na garganta, é recomendado o consumo deste chá em estado frio para não agravar a situação. Assim sendo, o Chá de Amora Miura poderá contribuir para a melhoria do funcionamento renal, hepático, intestinal e  gástrico.

O Chá de Amora Miura poderá estimular a libertação da insulina e melhoria dos índices de taxa glicémica do organismo, sendo útil, inclusive, na prevenção da diabetes. O seu forte contributo no equilíbrio dos níveis de gordura e açúcar no sangue poderão auxiliar no bom funcionamento cardiovascular. Além da sua ação purificadora, este chá medicinal poderá auxiliar no reforço das defesas devido ao facto de conter elevada quantidade de vitamina B, C, E e K aliadas ao ferro (sal mineral essencial). Poderá ainda, influenciar na melhoria da qualidade de sono, visão e resistência óssea.


Há mais de três mil anos que o cultivo de Amoreira Preta é produzido pelos chineses para criação do bicho da seda. Esta produção contribui para a fabricação de papel e de produtos alimentares. A folha de amoreira é altamente nutritiva, daí o seu uso como fonte de alimento no início do ciclo de vida do bicho da seda. 

Curiosidades da Amora

O consumo de amora tem vindo a crescer a cada dia. Parte deste crescimento é fundamentado pelo aumento de partilha de informações que abordam a composição nutricional deste fruto bastante benéfica para o nosso bem-estar físico e mental. Por conter elevada quantidade de nutrientes e micronutrientes, o consumo de amora representa uma excelente fonte de compostos bioativos. Estes compostos são os constituintes extra nutricionais, naturalmente, presentes nos alimentos em quantidades reduzidas que exibem uma potente atividade biológica. 

Em seis estudos, foram encontrados dados que afirmam que as amoras contêm elevado teor de flavonoides e dentro deles, a rutina ou a conhecida vitamina P. Relatam ainda que, os flavonoides exibem várias atividades biológicas entre elas: antialérgica, antiviral, anticancerígeno, anti-inflamatória e antioxidante. 

Sendo que em dez estudos analisados, poderá existir a hipótese do seu consumo ser desaconselhado para o tratamento de úlcera gastrointestinal.

Como fazer Chá de Folha de Amoreira

Para preparar este chá deverá começar pela aplicação de 1 a 2 colheres de sopa de folhas de Amoreira num recipiente com um litro de água (1L) previamente fervida. De seguida, tape-o e deixe-o repousar cerca de 5 a 10 minutos. Por fim, é só coar e poderá consumir de imediato, frio ou quente.

É recomendado o consumo máximo de 3 chávenas por dia.

Desfrute e conte-nos a sua experiência!

Chás do Mundo 

"A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo."

Deixe um comentário