WhatsApp

Saiba tudo sobre chás, tisanas e infusões...

Descubra as diferenças:

Manuel Tiago está há 18 anos à frente da Chás do Mundo, um espaço em Leiria que vende mais de 2000 variedades de chás.

“Antes de me dedicar exclusivamente ao chá, tinha um estabelecimento de restauração onde já vendia Chás Avulso, contudo decidi enveredar por aqui por ser diferenciador.” Vem ao Agora Nós falar de curiosidades do mundo do chá: como se preparam, quais os mais procurados, e o que os diferencia das tisanas.

Chás ou Tisanas?

Esta é uma dúvida comum. Segundo Manuel Tiago “um chá, para merecer esse título, tem de ter nos seus ingredientes folhas de chá “camellia sinensis”. Exemplo são o chá verde, chá preto, chá branco, etc.

Todas as outras infusões obtidas a partir de frutas, ervas, cascas, que não contenham “camellia sinensis”, são tisanas (ou infusões). “chá” de camomila, “chá” de tília, “chá” de cidreira, são na verdade tisanas (ou infusões) e não, chá.

Todos os chás surgem da mesma planta

Todos os “chás” (camellia sinensis) surgem da mesma planta. O facto de ser um chá verde ou preto ou branco, apenas depende do tempo de secagem das folhas. Embora, as colheitas não sejam feitas na mesma altura para todos os tipos de chá. Os Chás Oolong e Pu Erh, são chás que passam por um período de secagem e fermentação

Os chás têm ou não teína?

Existem chás (camellia sinensis) Desteínados, assim como existe café descafeinado. No entanto, se a palavra “desteínado” ou “descafeinado” não fizer parte da descrição do chá, todos os chás têm um teor de teína. De forma geral, podemos dizer que quanto mais escuro for o chá, maior o seu nível de teína. Se pretende uma bebida quente ou fria, sem qualquer nível teína, apta para todas as pessoas, independente da idade, opte por preparar tisanas de frutos ou ervas (tendo cuidado para não escolher plantas estimulantes, como e erva-mate, por exemplo). Infusões de Rooibos são também uma excelente alternativa.

Rooibos por exemplo não é chá, é tisana

Rooibos é uma tisana proveniente de uma planta sul-africana (Aspalathus linearis) que nada tem a ver com a planta do chá (camellia sinensis). Esta infusão não tem teína e é um excelente antioxidante, muito usada em regimes de emagrecimento. Pela sua cor é também conhecido como chá vermelho, embora não deva ser confundido com o chá vermelho Pu Erh, proveniente da planta Camellia sinenis

Já o chá matcha é considerado um superalimento. O matcha é obtido a partir das folhas mais jovens do chá verde, originadas de plantações protegidas da exposição solar. Após recolha, as folhas são trituradas muito lentamente num moinho de pedra, até que estejam reduzidas a pó. O pó é mais concentrado que os outros chás provenientes da camellia sinensis, ou seja, possibilita resultados mais rápidos. Para além de ajudar no emagrecimento, o matcha tem outros efeitos positivos no organismo, como na redução dos níveis de colesterol, na prevenção do cancro, entre outros.

Os chás e Tisanas não são preparados da mesma forma. Cada tipo de chá ou tisana deve respeitar dois critérios: temperatura da água e tempo de infusão.

Existem 3 formas particulares de preparação:

Por INFUSÃO: colocar água quente em cima da planta e deixar em infusão. O tempo de infusão depende do tipo de planta ou fruto utilizado. Este é o método tradicional de preparação de chás e tisanas. Em vez de chá ou tisana, também se pode usar o nome geral “infusão”. Infusão de ervas (camomila, por exemplo), infusão de frutos (cascas de limão, por exemplo), infusão e chá verde.

Por DECOCÇÃO: Este método é usado em raízes, cascas e talos. Consiste em colocar o ingrediente em água fria , levar ao lume e deixar ferver entre 3 a 10 minutos. O recipiente deve manter-se tapado durante o período de arrefecimento.

Por MACERAÇÃO: Este método é normalmente usado para fazer licores e xaropes. Consiste em juntar as plantas picadas e amassadas com um pilão, a uma solução liquida. Água, álcool, azeite, etc. (dependendo do objetivo a alcançar). Este processo pode demorar entre 12h e alguns dias.

Como conservar chá

Todas as plantas utilizadas em infusões, devem ser preservadas do calor, de diferenças acentuadas de temperatura e cheiros intensos. Guardar as plantas em Latas Herméticas e em local freso, seco e sem luz solar direta, é o recomendado.

Deixe um comentário