WhatsApp

O que torna o Chá de Folha de Abacate tão saudável?

O abacate é um dos alimentos que mais conhecemos quando nos referimos a alimentação saudável e da qual estamos familiarizados quanto ao seu potencial nutritivo. Mas, será que consumiríamos chá de folha de abacate com facilidade? Embora existam razões suficientes para incluirmos o consumo de abacate nas nossas refeições, a verdade é que o chá de folha de abacate ainda não adquiriu esse valor. Saiba que o chá de abacateiro é altamente rico em 7 dos 12 nutrientes essenciais para o seu bem-estar físico e mental. 

Os primeiros registos históricos surgiram há cerca de 10 000 anos na cidade mexicana de Puebla. As folhas de abacateiro são reconhecidas pelas suas propriedades diurética, anti-inflamatória, cicatrizante e digestiva. Sendo que dentro destas, a maior será a diurética. Na medicina popular, o chá de folha de abacate é aplicado para o tratamento de pedra nos rins e infeção urinária. Além de ser recomendado para a melhoria da circulação sanguínea.

O que torna o chá de folha de abacate tão saudável? Confira os seus benefícios para a saúde desde à sua atuação na eliminação de vermes intestinais ao seu contributo no processo de emagrecimento. Boa leitura!

folha-de-abacateiro-cha-de-abacate

Chá de Folha de Abacate: Benefícios

O abacateiro é uma planta de crescimento rápido que se desenvolve facilmente em países com climas tropicais e subtropicais. As folhas desta planta contêm a famosa molécula da felicidade denominada “serotonina” que promove, ativamente, a boa disposição, energia corporal e concentração. Além de serem usadas em chá, as folhas de abacateiro podem ser aplicadas em caldos culinários como tempero. Mas, o que torna o chá de folha de abacate tão saudável?

As folhas de abacate são uma excelente fonte de proteínas. Este nutriente essencial promove com elevada eficácia o tratamento de inflamações através do seu potencial anti-inflamatório que favorece a rápida cicatrização. Em cerca de 100 gramas de folhas de abacateiro irá obter o dobro da capacidade nutricional existente no abacate (fruto do abacateiro). Se sofre de anemia, o chá de folha de abacate é uma excelente opção para a sua recuperação pelo facto de conter alto teor de ferro (nutriente). 

Além de ser rico em ferro, o chá de folha de abacate contém potássio, um dos melhores nutrientes para o controlo da pressão arterial. As folhas de abacateiro contêm ainda elevada quantidade de cálcio e magnésio que contribuem para o fortalecimento da estrutura óssea e muscular. Reconhecidos por auxiliarem indiretamente na saúde capilar e das unhas.

aguacate-detox-estres-the-avocat

Um dos benefícios mais conhecidos do chá de folha de abacate é a sua eficácia na eliminação da pedra nos rins (cálculos biliares) e no tratamento de infeção urinária. Esta ação é promovida pelo seu efeito diurético que obriga o organismo a produzir mais urina e à sua constante eliminação. Possibilitando assim, a expulsão de substâncias prejudiciais ao bom funcionamento do sistema urinário. Além de ser um excelente analgésico natural para o alívio das cólicas intestinais e menstruais.

O chá de folha de abacate ao favorecer a eliminação da retenção de líquidos promove, em simultâneo, o desinchaço corporal. Embora seja associado ao emagrecimento, o chá de abacateiro apenas auxilia na diminuição do inchaço na barriga. Daí que tenha a falsa sensação de estar mais magro(a) quando consome chá de folha de abacate. Além disso, este chá medicinal contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a melhoria da circulação sanguínea e por si, o controlo da pressão arterial, bem como, da diabetes.

Em caso de diarreia, poderá interrompê-la de forma natural através do consumo de chá de folha de abacate. Poderá ainda consumi-lo como método auxiliar no tratamento das seguintes situações: colesterol, cistite, afta, febre, tosse, stress, gota, dores estomacais e de dentes. Embora alivie as dores no estômago, o chá de abacateiro não poderá tratar a úlcera nem a gastrite

O consumo diário de chás naturais favorece a constante hidratação do corpo, o mesmo acontece com o chá de folha de abacate. No entanto, é importante que o faça de forma consciente, sem exageros. 

persea-americana-stress-fegato

Como fazer chá de folha de abacate

Para preparar o chá de abacateiro deverá começar pela aplicação de 2 colheres de sopa de folhas secas de abacateiro num litro (1L) de água previamente fervida. Depois, tape o recipiente e deixe repousar cerca de 5 minutos. Por fim, é só coar e deixar arrefecer um pouco. É recomendado a toma 2 a 3 chávenas de chá de folha de abacate, sendo que, a última deverá ser tomada antes do jantar.

Experimente-o, sem receios. Até ao próximo artigo!

Chás do Mundo 

“A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo.”

Deixe um comentário