WhatsApp

A importância de beber chá e os seus benefícios

O chá é uma bebida preparada com água fervente pelo método de infusão, com folhas de plantas, flores, raízes e frutos. Diz a lenda que há cinco mil anos o imperador chinês Shen Nung estava o tomar uma taça de água morna e uma folha trazida pelo vento caiu na chávena, transformando a cor da água. Ao provar, verificou que a água ficou muito saborosa e a partir dessa data, esse conhecimento foi adotado e divulgado como uma prática de muita utilidade. 

Podemos encontrar muitos chás, mas cada país e cada região, têm a sua especificidade, de acordo com os seus hábitos e costumes. É muito comum as pessoas utilizarem os chás com variadas finalidades, desde o acompanhamento a refeição como fazem os asiáticos, ou os ingleses que o tomam com um pouco de leite, o tão conhecido chá das 5. 

Mundialmente, os chás mais divulgados continuam a ser o chá preto, o chá verde e o chá mate pela sua forte utilização na América do Sul, particularmente no Brasil, no famoso “chimarron”. A maioria das pessoas conhece o poder medicinal das plantas e utilizam os chás como prevenção e tratamento das doenças. Saiba a importância de beber chá e os seus principais benefícios. Boa leitura!

A importância do chá

Tipos de chás úteis

Chá de Alecrim - Indicado para o cansaço, depressão, ansiedade, gota, reumatismo, digestão, retenção de líquidos, circulação sanguínea, oleosidade excessiva no cabelo e controlo da glicemia.

Chá de Alfazema - Indicado para insónias, excitação nervosa, ansiedade, febre, hipertensão, dores de cabeça, asma, tosse, bronquite, mau humor e reforço ou baixa imunidade.

Chá de Alcachofra - Indicado para doenças no fígado, diabetes, psoríase, eczemas, colesterol, anemia, mau colesterol, retenção de líquidos, perda de peso, flacidez da pele e prisão de ventre.

Chá de Alcaçuz - Indicado para tosse, doenças hepáticas, fungos, glicemia, malária, reforço ou baixa da imunidade, catarro, alergias, doenças inflamatórias e colesterol.

Chá de Boldo - Indicado para a digestão, bílis, gases gastrointestinais, doenças hepáticas, doenças do baço, gota, bronquite, prisão de ventre, gripes e constipações.

Chá de Camomila - Indicado para azia, indisposição, má digestão, gastrite, gases gastrointestinais, cólicas menstruais, circulação sanguínea, ansiedade, stress, glicemia e tensão muscular.

Chá de Cidreira - Indicado para ansiedade, stress, indisposição, má digestão, azia, dores de cabeça, tensão muscular, gases gastrointestinais, cólicas menstruais, retenção de líquidos, concentração e mau humor.

Chá de Eucalipto - Indicado para infeções respiratórias, imunidade, indisposição, imunidade, bafo, gengivite, gripe, constipação, diabetes, acne e febre.

Chá de Gengibre - Indicado para diabetes, perda de peso, emagrecimento, digestão, gases gastrointestinais, inflamações musculares, reumatismo, gripe, constipação, pressão arterial e problemas respiratórios.

Chás úteis

Curiosidades de 4 chás úteis

Chá de Alcachofra

Na medicina popular, o uso de folhas de Chá de Alcachofra é indicado para as digestões difíceis e gases gastrointestinais. Podendo assim, atuar como tónico digestivo que influenciará na melhoria do funcionamento da vesícula biliar e no aumento do fluxo da bílis. Existem estudos que apontam que este chá poderá promover a diminuição do mau colesterol (LDL). Bem como, na prevenção da diabetes e no processo de emagrecimento.

A Alcachofra pertencente à família Compositae que compreende cerca de 920 géneros com o valor aproximado de 19 mil espécies. Esta espécie é oriunda do Mediterrâneo onde o seu cultivo é feito por sementes e difundidas pelo mundo, para fins medicinais e alimentares.

Chá de Camomila

Sagrada nas culturas alemã e egípcia, a camomila é uma planta herbácea e anual da família das Asteraceae. A “Matricária Recutita” é rica em propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antissépticas, cicatrizantes e analgésicas. O nome mais comum é “Camomila dos Alemães” devido à admiração deste povo por esta planta. É fortemente usada para inflamações gastrointestinais, cólicas, indigestão, enjoos matinais, febre, dores de cabeça e de estômago. A nível externo, poderá contribuir para o alívio e tratamento de eczemas.

O chá de camomila é uma boa opção para crianças com idade inferior a 6 anos que sofram de hiperatividade e nervosismo excessivo. No consumo deste chá, são usadas as flores da camomila conhecidas pelo seu agradável aroma adocicado e intenso. A camomila poderá ainda regular o sono, atenuar os sintomas de diarreia ligeira e fortalecer o sistema imunitário. Na maioria dos casos, é usado como tónico intestinal.

Benefícios dos chás

Chá de Cidreira

A Cidreira é uma planta originária da Ásia Ocidental e do Mediterrâneo Oriental. Atualmente, é na Europa que o cultivo de Cidreira é predominante graças às múltiplas regiões com clima temperado. Foi descoberto que Cidreira era uma ótima aliada na produção de mel devido à sua forte influência na produtividade das colmeias. Para tal, os produtores de mel esfregavam as folhas da Cidreira no interior da colmeias com o intuito de promover o aumento de produção de mel. E ainda, cultivavam a Cidreira para aumentar a polinização e auxiliar na localização das colmeias.

O Chá de Cidreira ou Melissa é considerada uma solução natural calmante e antioxidante que poderá ser benéfica no tratamento das cólicas menstruais, insónias, bem como, dores de estômago e de cabeça. Além de poder atuar contra as bactérias, poderá promover a diminuição da ansiedade e stress deixando-o(a) mais bem disposta, calma e livre de tensões musculares. Poderá contribuir ainda para a diminuição dos gases gastrointestinais.

Por conter um número elevado de vitaminas e sais minerais, poderá auxiliar no reforço da imunidade corporal. Para casos de insónias e mal-estar noturno, aconselha-se a toma deste chá cerca de 30 minutos antes de dormir devido à sua influência na energia do corpo.

Chá de Eucalipto

Segundo previsões científicas, o eucalipto terá tido origem há cerca de 35 a 50 milhões de anos reproduzindo-se, em grande escala, no hemisfério sul. No entanto, o eucalipto poderá estar habitar na Terra há mais de 200 milhões de anos. Julga-se que a primeira produção de eucalipto terá começado na Oceânia, mais concretamente, na Austrália. Por volta de 1510 a 1520, o eucalipto foi descoberto numa das viagens dos Descobrimentos Portugueses.

Foi no ano de 1642, que Abel Tasman (navegador e explorador holandês) fez os primeiros registos do eucalipto no seu diário junto à costa da Tasmânia. Embora, a descrição científica tenha sido apenas atribuída pelos ingleses em 1788 numa das grandes expedições comandadas pelo Capitão James Cook (navegador e explorador inglês). Atualmente, será na Oceânia que se concentra cerca de 99% das 800 espécies existentes de eucalipto, reconhecidas na botânica.

Eucalyptus globulus

O eucalipto da espécie “Eucalyptus globulus” terá se reproduzido em Portugal a partir do ano de 1829, sendo fortemente usado como comestível e material de construção. As vantagens da produção de eucalipto vão desde o seu crescimento rápido até aos seus ramos direitos e longos.

Em relação às suas propriedades, as folhas de eucalipto podem atuar como antisséptico, anti-inflamatório, antioxidante, antimicrobiano e antiespasmódico. O consumo de chá de eucalipto poderá contribuir para o reforço das suas defesas, auxiliando assim, no alívio dos sintomas provocados por gripes e constipações. Poderá contribuir ainda para a diminuição da glicemia e na limpeza do couro cabeludo quando aplicado exteriormente no cabelo.

Apesar dos benefícios das plantas medicinais, a sua utilização deve ser cuidada e todas as precauções devem ser observadas devido à possibilidade de surgirem reações adversas. Até ao próximo artigo!

Desfrute e conte-nos a sua experiência!

Chás do Mundo 

“A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca “Chás do Mundo ®” que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo.”

Deixe um comentário