WhatsApp

Chá do Sri Lanka: um dos melhores chás do mundo 2023

Sabia que o Chá é a 2ª bebida mais consumida no Mundo e fica apenas, atrás da água? O inigualável Chá do Sri Lanka também conhecido como Chá do Ceilão, é reconhecido como um dos melhores chás do mundo. Mas, quais os princípios que o tornam tão especial no universo dos chás? A Cultura do Chá no Sri Lanka é tão característica que a produção das folhas de chá é superior per capita. Segundo amantes deste universo, nenhum outro país no mundo produz esta quantidade de folhas de chá de elevada qualidade. Por ano, estima-se que sejam produzidos no Sri Lanka cerca de 328 mil quilos de folhas de chá.

A ilha do Sri Lanka, Ceilão ou Ceylon (denominação colonial) é caraterizada pelas montanhas e vales intermináveis preenchidos por arbustos de chá. A colheita das folhas de chá é, unicamente, executada por mulheres de várias idades. O Chá do Ceilão representa o principal produto de origem agrícola exportado do Sri Lanka. Daí que seja a atividade com maior incidência na ilha pelo facto de contribuir para o emprego de mais de 1 milhão de pessoas.

Viaje connosco pelo Oceano Índico e conheça o Chá do Sri Lanka, um dos melhores chá do mundo! Boa leitura.

coletora-de-cha-hojas-de-te-ceilao

Sri Lanka: Principais Caraterísticas do Chá do Ceilão

Mundialmente, o Sri Lanka é considerado “o quarto produtor de chá (...) atrás da China, Índia e Quénia” (1). O Chá do Ceilão é o chá preto mais popular do Sri Lanka de cor acastanhada, aroma agradável e sabor ousado, pouco adstringente. No entanto, todos os chás Ceilão produzidos no Sri Lanka têm características específicas. Embora, mantenham o “sabor clássico do Ceilão” (1). Estas características em termos de sabor são influenciadas pelos fatores “clima, solo, precipitação, sol e variedade de plantas.”

“O Sri Lanka é uma ilha que cresce em altitude em direção ao centro (...) que favorece a distinção de altitude” (2) entre os diversos chás produzidos na região. A produção principal do Chá do Ceilão é executada nas seguintes regiões: “Sabaragamuwa (...) Ruhuna (...) Kandy (...) Uda Pussellawa (...) Nuwara Eliya (...) Uva (...) Dimbula” (2). Em comparação com os chás de origem chinesa, o Chá do Ceilão poderá conter nível superior de cafeína. Nesta ilha do Oceano Índico, “os habitantes bebem o chá puro, sem nenhum ingrediente adicionado ou então, com leite” (2). De acordo com Victoria Bisogno, o universo do Chá Preto do Sri Lanka é composto pelos seguintes chás: “Ceylon OP1, Ceylon OP e Ceylon BOP” (2).

Chá do Ceilão

Cada Chá do Sri Lanka é representado por “um logótipo tradicional de um leão que garante a origem e a pureza do chá” (3). Este chá autêntico é caraterizado como sendo “um chá com notas madeiradas, a frutas doces/cristalizadas (ameixas secas e laranja cristalizada), a tabaco e a cítricos” (4).

“Das mulheres em idade reprodutiva, 16% sofrem desnutrição no Sri Lanka (...) essa proporção sobe para 33% entre trabalhadoras das plantações (...). O mau estado de saúde das trabalhadoras nas plantações é atribuído à pobreza que sofre a população (...) Muitas mulheres são praticamente analfabetas e não costumam cuidar da sua saúde nem da dos filhos (...) Têm trabalho extenuante e dedicam menos tempo para pensar em comida e nutrição” (5).

Origem do Chá do Sri Lanka

“O plantio comercial de chá começou no Sri Lanka com James Taylor, um escocês, em 1852 (...) tinha 17 anos e havia chegado para trabalhar como supervisor assistente em uma fazenda de café.” (6) Com o fim da produção de café no Sri Lanka, “Taylor foi para a Índia para aprender sobre a plantação de chá e um ano depois (...) começou o cultivo de chá em 19 acres de terra (...) em 1875, a primeira remessa de chá do Ceilão chegou ao leilão de Londres. As três décadas seguintes viram um grande progresso (...) grandes volumes de chá começaram a ser produzidos (...) e exportados” (6). “A indústria do chá do Sri Lanka foi herdada como um modelo de plantação da época colonial britânica.”

asia-oceano-indico-pekoe

Continue a explorar este universo dos chás e até ao próximo artigo!

Chás do Mundo 

“A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo.”

Fontes:

  • Artigo “Explore os chás do Ceilão do Sri Lanka” escrito por Lindsey Goodwin no blogue “Hiloved”;
  • Artigo “Chá do Ceilão: Benefícios e Propriedades do Chá do Sri Lanka” escrito por Victoria Bisogno em “El Club Del Té”;
  • Artigo “A cultura do chá no Sri Lanka e o chá do Ceilão” escrito por Teresa Bernal Hugo em Tétique Boutique de tés & chas;
  • Artigo “Chá Preto do Ceilão” disponível em Loja Online “Teapot”;
  • Artigo “O chá é bom para Sri Lanka, mas é ruim para as trabalhadoras” escrito por Ana Maria em “Agência Envolverde Jornalismo”;
  • Artigo “Sri Lanka - Apresentação” em Tea Friends;
  • Artigo “Chá Artesanal Comunitário do Sri Lanka” escrito por Aravinda Anantharaman em Tea Friends.

Deixe um comentário