WhatsApp

Salgueiro Branco: Um Poderoso Analgésico Natural

O Salgueiro Branco, Salix Alba ou Vimeiro Branco é uma planta antiga popularmente reconhecida pelas suas propriedades analgésica e anti-inflamatória. Desde há milhares de anos que a casca de salgueiro branco é usada em infusão como método natural no alívio da dor e febre. Segundo registos históricos, esta planta analgésica poderá existir desde há 500 anos A.C. Originária da Ásia, Europa e América do Norte, o género Salix contém 400 espécies incluindo o salgueiro branco tais como: salgueiro negro, salgueiro frágil ou vimeiro francês e salgueiro de casca roxa.

Além de ser usada na antiguidade greco-romana como analgésico natural, a casca de salgueiro branco assumiu uma elevada importância na cultura indígena. Estes usavam-na para combater os sintomas do reumatismo e diminuir os calafrios. Na botânica, a casca de salgueiro branco é conhecida pelo facto de conter ácido salicílico, um composto químico também encontrado na aspirina. Além disso, é uma planta vive pouco tempo e que dependente de solos húmidos. Daí o seu fácil desenvolvimento perto de lagos ou rios.

Descubra mais curiosidades do salgueiro branco, um poderoso analgésico natural, repleto de benefícios para o seu bem-estar físico e mental. Boa leitura!

salix-alba-salgueiro-branco-white-willow

Benefícios do Salgueiro Branco

O salgueiro branco não só é benéfica para os seres humanos, bem como, para os animais. Sabia que esta árvore é importantíssima para a sobrevivência das borboletas e das abelhas? Embora seja uma função pouco abordada, o facto é que a Salix alba contém forte potencial nutritivo, bastante relevante para a sobrevivência de mais de 200 espécies de insetos. Interessante, não é?

A nível terapêutico, o salgueiro branco poderá ser um excelente aliado na melhoria dos sintomas provocados por inflamações respiratórias, intestinais, articulares e musculares. Ao atuar como analgésico natural, a Salix alba poderá promover o alívio das cólicas e dores menstruais, além da possibilidade de melhorar o humor. Além das propriedades mencionadas, o salgueiro branco poderá conter propriedades relaxantes que poderão auxiliar no combate à insónia e no alívio dos sintomas provocados pela ansiedade

Embora seja associado à aspirina, o chá de salgueiro branco demora mais tempo atuar. No entanto, revela-se mais eficaz no prolongamento do alívio das dores. Esta associação terapêutica à aspirina poderá indicar que a casca de salgueiro branco contribui para a melhoria da circulação sanguínea. Além de influenciar na prevenção de doenças cardiovasculares. Este chá natural poderá ser usado como método auxiliar na diminuição do mal-estar provocado pela quimioterapia.

cha-de-salgueiro-bark-willow
A toma de chá de salgueiro branco poderá contribuir para o tratamento auxiliar das seguintes situações: diarreia, infeções orais, ácido úrico (gota), artrite reumatoide, transpiração noturna, febre, osteoartrite, tendinites, cólicas, dor de cabeça, varizes, dores nos pés, gripe e constipação. 

Chá de Salgueiro Branco: como preparar

Para preparar este chá analgésico, necessita de ter uma colher de sopa de pedaços de cascas de salgueiro branco e um litro (1 L) de água fria. Comece por colocar a água num recipiente e adicione as cascas. De seguida, tape o recipiente com uma tampa e leve ao lume até levantar fervura. Após fervida, retire do lume e deixe em infusão cerca de 5 a 10 minutos. Por fim, é só coar e deixar arrefecer um pouco. 

É recomendado a toma de 1 a 2 chávenas por dia, depois de cada refeição principal. Saiba que para cada chávena de chá de salgueiro branco, necessita de colocar uma colher de sobremesa de cascas de salgueiro branco. Isto, se pretender preparar o chá de salgueiro branco, individualmente.

Antes de proceder à toma de qualquer chá natural, deverá recorrer ao aconselhamento médico. Esta recomendação deve-se  ao facto deste chá possuir algumas contraindicações para determinadas condições médicas. A toma de chá de salgueiro branco poderá de certa forma, agravar o seu estado de saúde.

Seja feliz na companhia dos melhores chás do mundo e até ao próximo artigo!

Chás do Mundo 

“A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo.”

Deixe um comentário