WhatsApp

Chá de Gengibre: a bebida saudável repleta de benefícios

O gengibre é uma espécie de planta herbácea de sabor picante pertencente à família das Zingiberaceae. Originária da Ilha de Java (Indonésia), bem como, da China e da Índia, o gengibre expandiu-se pelo continente europeu através das Cruzadas. E terá sido por volta de 1600 que alcançou o Brasil pelas mãos dos descobridores portugueses, adquirindo outra denominação de “mangarataia”.

Conhecido como “Gan Jiang” (raíz de gengibre em chinês), o gengibre é considerado pela medicina Ayurveda o “medicamento universal” para o tratamento e prevenção de diferentes doenças. Além do seu uso medicinal, esta raiz tuberosa é muito consumida na culinária asiática como especiaria em molhos, bem como, em infusões e óleos essenciais. É encontrada com grande facilidade no Japão, Tailândia, Indonésia e China.

chá de gengibre é um tónico digestivo e anti-inflamatório, por excelência. Possivelmente, é um dos chás naturais mais procurados para tratamento auxiliar de gripes e resfriados. Não perca mais tempo e invista na sua saúde. Saiba para que serve, os benefícios e como preparar o Chá de Gengibre!

Benefícios do Chá de Gengibre

Benefícios do Chá de Gengibre

O gengibre é a referência mundial quando o objetivo é travar o agravamento dos sintomas provocados por problemas estomacais. Para este tipo de situações, o consumo de chá de gengibre é conhecido pelos seus poderes anti-inflamatórios e digestivos que atuam no alívio dos enjoos, arrotos, gases, indisposição, dores abdominais e na perda de apetite. Esta ação irá estimular o esvaziamento gástrico através da eliminação de toxinas que poderão estar a prejudicar a saúde digestiva.

O chá de gengibre é um dos chás mais recomendados para uso diário devido ao facto de ser rico em propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas, analgésicas, diuréticas e hepatoprotetoras. Daí que uma das substâncias presentes na composição da raíz de gengibre seja usada, frequentemente, na fabricação de medicação com efeito laxante, antigases e antiácidos. 

Segundo os apreciadores de chás, a toma do chá de gengibre deverá ser executada o mais próximo possível do período de preparação, em estado frio ou quente, à mesma hora. No entanto, o consumo de chá de gengibre não é recomendado para todas as pessoas nem mesmo para todas as fases da vida. Em determinadas patologias, o consumo prolongado de chá de gengibre poderá ser desfavorável à melhoria do estado de saúde. Sendo que, é importante ter especial atenção ao tipo de doença que apresenta para melhor definição do consumo deste chá.

Além de ser usado como auxiliar na boa digestão, o chá de gengibre poderá combater o mau hálito, excesso de peso, inchaço abdominal, febre e dores articulares. Ao tomar este poderoso chá poderá sentir um ligeiro calor que o fará transpirar enquanto promove a eliminação de líquidos acumulados. Ao atuar como diurético, poderá ser um ótimo aliado no processo de emagrecimento. Bem como, no prolongamento da saciedade e na hidratação corporal. A estimulação na queima de gorduras será da responsabilidade do gingerol, um dos princípios ativos do gengibre.

Raiz de Gengibre

Rico em vitaminas B6 e C, o gengibre contém propriedades relaxantes que poderão contribuir para o equilíbrio do sistema nervoso. Este contributo é fortemente influenciado pela atuação dos constituintes do gengibre na purificação do sangue que irão promover o relaxamento dos vasos sanguíneos. Assim sendo, o chá de gengibre poderá ser um excelente aliado na regulação da pressão arterial. No entanto, é de salientar que parte dos benefícios deste chá estão interligados à prática regular de um estilo de vida saudável. 

Além dos benefícios mencionados, o chá de gengibre poderá auxiliar na produção de insulina contribuindo para a regulação dos níveis de açúcar no sangue (glicemia). De um modo geral, o consumo de chá de gengibre poderá contribuir para o alívio do desconforto corporal, cólicas menstruais, bem como, na redução do colesterol alto. Poderá ainda, auxiliar no tratamento de infeções e inflamações do trato respiratório. E por fim, na proteção hepática promovida pela digestão de gorduras.

Malefícios do Chá de Gengibre

O consumo de chá de gengibre não é recomendado para pessoas que sofrem de pedra nos rins e na vesícula. Além disso, deve ser evitado por pessoas que tomem medicação diária anticoagulante, bem como, para a pressão arterial. A atuação do gengibre na diminuição da hipertensão poderá influenciar na desregulação do efeito da medicação.

Curiosidades acerca do Gengibre

O gengibre contém uma substância denominada de gingerol, responsável pelo sabor picante desta raiz tuberosa, rica em propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. As propriedades terapêuticas do gengibre devem-se à ação conjunta de várias substâncias, principalmente, aquelas que estão presentes no óleo essencial do gengibre.

Quanto maior for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogénico. O gengibre pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%.

Tabela Nutricional

Note que a tabela de valores nutricionais abaixo considera 100g de gengibre, porém o uso numa receita pode não alcançar 2g:

Principais:

  • Água (g) 78,89
  • Valor energético (kcal) 80
  • Proteína (g) 1.82
  • Gorduras totais (g) 0.75
  • Carboidratos (g) 17.77
  • Fibra alimentar (g) 2
  • Monossacarídeos (g) 1.7

Minerais:

  • Cálcio (mg) 16
  • Ferro (mg) 0.6
  • Magnésio (mg) 43
  • Fósforo (mg) 34
  • Potássio (mg) 415
  • Sódio (mg) 13
  • Zinco (mg) 0.34

Vitaminas:

  • Vitamina C (mg) 5
  • Tiamina (mg) 0.025
  • Riboflavina (mg) 0.034
  • Niacina (mg) 0.75
  • Vitamina B6 (mg) 0.16
  • Ácido Fólico (µg) 11
  • Vitamina E (alfatocoferol) (mg) 0.26
  • Vitamina K (µg) 0.1

Lípidos:

  • Gorduras saturadas (g) 0.203
  • Gorduras monoinsaturadas (g) 0.154

Fica a dica para experimentar o delicioso chá de gengibre com limão e mel :)

Desfrute e conte-nos a sua experiência!

Chás do Mundo 

"A Somantis, Unip. Lda é uma empresa fundada em 2005 e que atua no ramo alimentar, com especial incidência na importação e exportação de chás, plantas medicinais, acessórios, especiarias e produtos biológicos diversos. A nossa empresa faz-se representar pela marca "Chás do Mundo ®" que apresenta uma vasta gama de chás de elevada qualidade, onde conta com mais de 2000 variedades disponíveis, entre chás ortodoxos ou blends de diversas tipologias como o chá verde, chá branco, chá preto, chá vermelho, chá oolong, rooibos, plantas medicinais, tisanas, misturas de frutas, chás em saquetas simples, biológicos e de comércio justo."

Deixe um comentário